Acidentes de trânsito
um perfil dos envolvidos na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n04_06Keywords:
São Paulo, Acidentes, Óbitos, TrânsitoAbstract
With the title of most populous city in Brazil and being considered one of the most populous cities in the world, São Paulo leads rankings of traffic accidents. Therefore, it is necessary, in addition to an infrastructure that supports the controlled life of its inhabitants, the inclusion of new strategies and actions of awareness, legislation and traffic control so that it has the objective of having a positive impact on the reduction of traffic accidents on the roads. . In order to outline the profile of these accidents in the city of São Paulo and raise possible causes, an analysis of the data released by the program “respect for life” was carried out. Excessive speed, drunk driving, distracted driving and road infrastructure are some highlighted causes when it comes to traffic accidents. It was possible to identify that adult men aged between 30 and 59 years who drive motorcycles at night are the main victims of traffic accidents. The government has developed programs to encourage safe and protective driving, making it possible to monitor and control the number of accidents in cities as alternatives to reducing deaths in addition to financial losses.
Downloads
References
ALTO, P. DE M. Monte Alto e Detran promovem “Respeito à Vida” – Prefeitura Municipal de Monte Alto Prefeitura de Monte Alto. Monte Alto, 2022. Disponível em: <http://montealto.sp.gov.br/site/monte-alto-e-detran- promovem-respeito-a-vida/>. Acesso em: 11 ago. 2022
ABNT. Pesquisa de sinistros de trânsito-Terminologia NORMA BRASILEIRA. 2020. Disponível em:
<https://www.abramet.com.br/repo/public/commons/ABNT NBR10697 2020 Acidentes de Transito Terminologia.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2022.
CHAVES, ANDRÉA BITTENCOURT PIRES. Metodologia da pesquisa Andréa Bittencourt Pires Chaves Revisão pedagógica: Marianne Kogut Eliasquevici. p. 1–49, 2010. Disponível em: < https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F208855% 2Fmod_resource%2 Fcontent%2F1%2FMaterial%20base.pdf >. Acesso em: 24 ago. 2022.
BRASIL, LEI Nº 9.503 DE SETEMBRO DE 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm>. Acesso em: 02 de Ago. de 2022.
BRASIL, LEI Nº 11.705 DE 19 DE JUNHO DE 2008. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11705.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.705%2C%20DE%2019%20DE%20JUNHO%20DE%202008.&text=220%20da%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20Federal%2C%20para,Art.>. Acesso em: 15 de Set. de 2022.
BRASIL, LEI Nº 13.614 DE 11 DE JANEIRO DE 2018. Cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13614.htm>. Acesso em: 02 de Ago. de 2022.
BRITO, L. M. D.; ALVES, L. S. Responsabilidade civil da administração pública em acidentes de trânsito. TCC - Direito, v. 0, n. 0, 25 out. 2021. Disponível em: < https://www.repositoriodigital.univag.com.br/index.php/ rep/article/view/1403/133 8>. Acesso em: 25 Ago. 2022.
CIDADE DE SÃO PAULO. Serviços para Cidadão - Estrutura. Disponível em: <https://www.capital.sp.gov.br/cidadao/transportes/transporte-publico/estrutura>. Acesso em: 23 set. 2022.
G1. Cidade de São Paulo respondeu por 10,3% do PIB do país em 2019, diz IBGE. G1. Globo - Economia, 17 dez. 2021. Disponível em: .
IBGE. Produto Interno Bruto - PIB. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2022a.
IBGE. Cidades, São Paulo, Panorama. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama>. Acesso em: 29 ago. 2022b.
IPEA. Mais de 1/3 das mortes no trânsito envolvem motociclistas. Disponível em:<https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38523>. Acesso em: 10 ago. 2022.
LIMA; Tamires Feitosa et al. Análise epidemiológica dos acidentes de trânsito no Brasil. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 5, n. 1, 2018.
MAIS, P. Ações 2021-2024 do Plano de Segurança Viária. Disponível em:<https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/162/topics>. Acesso em: 9 ago. 2022.
METRÓPOLE. Isolamento trazido pela pandemia reduz índices de acidentes no trânsito. Disponível em: <https://www.metropoles.com/dino/isolamento- trazido-pela-pandemia-reduz-indices-de-acidentes-no-transito>. Acesso em: 4 ago. 2022.
PAULO, E. DE S. Relatórios: GPD painel de resultados. Infosiga SP. São Paulo,2022. Disponível em: http://painelderesultados.infosiga.sp.gov.br/dados.web/ViewPage.do? name=obitos_publico&contextId=8a80809939587c0901395881fc2b0004>. Acesso em: 15 jun. 2022.
PRIBERAM DICIONÁRIO. Dicionário Online Priberam de Português. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/público>. Acesso em: 23 set. 2022.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Plano De Mobilidade De São Paulo. jan. 2014. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretarias/upload/chamadas/planmob-texto-base_1424729529.pdf>. Acesso em: 15 Set. 2022.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. PlanMob/SP 2015. Disponível
em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/planmob sp_v072 1455546429.pdf>. Acesso em: 15 set. 2022.
SAÚDE, O. M. DA. Lesões no trânsito. Disponível em:
<https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/road-traffic-injuries>. Acesso em: 29 jul. 2022.
SUMMIT MOBILIDADE. O impacto socioeconômico dos acidentes de trânsito no Brasil. Disponível em: <https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/o-impacto-socioeconomico-dos-acidentes-de-transito-no-brasil/>. Acesso em: 23 set. 2022.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2a Edição ed. Florianópolis: [s.n.]. v. 1.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.