Viabilidade da manutenção do sistema trólebus na cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_05

Palavras-chave:

Trólebus, Ônibus Elétricos, Eletromobilidade, Mobilidade Elétrica

Resumo

Para neutralizar uma parte das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade de São Paulo, tem-se como alternativa eletrificar a frota de um pouco mais de 13.000 ônibus. Em agosto/2023, apenas 220 ônibus eram elétricos, sendo 201 trólebus, um sistema confiável que está em operação há 74 anos, mas recentemente a Prefeitura anunciou sua pretensão de substituí-lo por ônibus elétricos a bateria (BEB). Ambientalmente sustentáveis os BEB ainda não têm uma operação consolidada no Brasil. Dessa forma, procurou-se mensurar, através de uma revisão bibliográfica, a importância do sistema de trólebus para a cidade de São Paulo. Além disso, verificou-se que mais de uma tonelada de CO2 deixaria de ser emitida todos os meses na cidade com a operação dos trólebus, além de uma economia mensal de aproximadamente R$ 3,034 milhões ou 51% do valor obtido com a redução das desutilidades referentes ao impacto negativo nas comunidades.

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Biografia do Autor

Gabriel Santos Rodrigues, Universidade Paulista -UNIP

Doutorando em Engenharia de Produção. RESUP. Universidade Paulista -UNIP.  Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.

João Gilberto Mendes dos Reis, Universidade Paulista – UNIP

Doutor em Engenharia de Produção. RESUP. Universidade Paulista – UNIP.

Sivanilza Teixeira Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Suzano

Doutora em Engenharia de Produção.

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Publicado

27/04/2024

Como Citar

Rodrigues, G. S., Reis, J. G. M. dos, & Machado, S. T. (2024). Viabilidade da manutenção do sistema trólebus na cidade de São Paulo. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(4), 38–50. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_05

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