THE POTENTIAL OF USING COGNITIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN DIGITAL TOOLS FOR AUTISTIC SPECTRUM DISORDER
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n05_02Keywords:
Autism Spectrum Disorder, Application, Accessibility, Intelligent agents.Abstract
This article is to propose the development of an application called AutismCare for individuals with Autism Spectrum Disorder. During childhood, human development is shaped by a variety of factors, including social, historical, and individual influences, which impact cognitive and emotional skills. Based on the bibliographical research conducted, the application offers an interactive environment and highly customizable features, such as augmentative and alternative communication, a calendar that can schedule tasks, educational games, and, notably, an emotional feedback system that can adapt interventions to each user’s particularities. It is important to highlight that the analysis of existing bibliographical research and the application of theoretical concepts in the creation of this app do not involve the direct participation of users and guardians.
Downloads
References
ALMEIDA, F. S.; GIORDANI, J. P.; YATES, D. B.; TRENTINI, C. M. Avaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Aletheia, v. 54, n. 1, p. 85-95, 2021. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-03942021000100010.
ALMEIDA, P.; TORRES, M. Estímulos visuais e auditivos no aprendizado socioemocional. Revista Brasileira de Psicologia Cognitiva, 2023.
BROWN, J.; SMITH, R. Cognitive Artificial Intelligence and Human Interaction. Journal of AI and Cognitive Science, 2022.
FERNANDES, L.; CARVALHO, T. IA Cognitiva e Autonomia em Pessoas com TEA. Revista de Inclusão e Tecnologia Assistiva, 2022.
FERNANDES, M.; NOHAMA, P. Jogos Digitais para Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Uma Revisão Sistemática. Revista Iberoamericana de Tecnología Educativa y Educación Tecnológica, La Plata, n. 26, p. 72-80, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-99592020000200009&lng=es&nrm=iso.
GARCIA, A.; MARTINEZ, D. User Modeling in Adaptive Learning Systems. Journal of Applied Artificial Intelligence, 2022.
GOMES, C. Ética e Privacidade na IA Cognitiva para TEA. Revista de Ética e Inteligência Artificial, 2023.
KIM, H. et al. Adaptive Personalization in Learning Systems for Autism Spectrum Disorders. International Journal of Technology in Education and Learning, 2021.
LEE, J.; JOHNSON, K. AI Technologies in Educational Interventions for TEA. Educational Technology Research Journal, 2023.
MACHADO RASMUSSEN, F. S.; DA COSTA SILVA, R.; NEIX, C. S. V. O ensino e a atividade estruturada para a aprendizagem de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 30, n. 31, p. 101-112, 2021. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v30n31/10.pdf.
NASCIMENTO, F. C.; CHAGAS, G. S.; CHAGAS, F. S. As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Educação Pública, v. 21, n. 16, 4 maio 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/as-tecnologias-assistivas-como-forma-de-comunicacao-alternativa-para-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista.
NEVES, J. E. D. A.; PEDRO, P. S. M.; HERNANDEZ, M. F. G.; FABRI JUNIOR, L. A. Simulation of the Implementation of Domestic Solar Systems Using Multi-agent Systems from Web Scraping. Smart Innovation, Systems and Technologies. Springer International Publishing, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-04435-9_8.
OLIVEIRA, S. M.; LIMA, R. A. Rotina na Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: O que dizem os professores? Universidade Federal de Pernambuco, 2016. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39399/2404730/OLIVEIRA%3B+LIMA+-+2016.1.pdf/c3ede42c-9e93-4246-97c3-c7faef3f9cb4.
PEREIRA, E. T. et al. Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do espectro do autismo: impactos na comunicação. CoDAS, São Paulo, v. 32, n. 6, p. e20190167, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/QxhXpZ3jckz6K3dyCdbVhXq/#ModalTutors.
PIRES, E. F. M.; NEVES, J. E. D. Os Benefícios do ChatGPT: Uma Abordagem para Potencializar Técnicas de Hardening. 13º CONCISTEC - Congresso Científico da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP, 2023. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/e4nk2YzbHtCHaq6/download?path=%2F&files=41_OS%20BENEFICIOS%20DO%20CHAT%20GPT_%20UMA%20ABORDAGEM%20PARA%20POTENCIALIZAR%20T%C3%89CNICAS%20DE%20HARDENING.pdf.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Pearson, 2020.
SANTOS, P. K.; SCHWANKE, C.; WEBER MACHADO, K. G. Tecnologias digitais na educação: possibilidades para o desenvolvimento da educação para a cidadania global. Educação Por Escrito, v. 8, n. 1, p. 129-145, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.27674.
SCOTINI, C. Y.; ORSATI, F. T.; MACEDO, E. C. Levantamento e avaliação da acessibilidade de aplicativos para apoio ao aprendizado de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2021. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpdd/v21n1/v21n1a04.pdf.
SILVA, M.; NASCIMENTO, J. Aplicações Interativas para Desenvolvimento Socioemocional em TEA. Revista de Educação e Tecnologia, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.