A Inteligência Artificial transformando o RH do futuro: um estudo de caso sobre a tecnologia e a diversidade no mercado de trabalho
Resumo
O presente artigo apresenta a Inteligência Artificial (IA) em um processo de contratação às cegas, de modo a possibilitar a abertura de espaço nas organizações no que diz respeito à diversidade e a inclusão. A tecnologia da IA permite que as empresas realizem processos seletivos alheios a padrões e preconceitos, e em contra partida, a companhia recebe excelentes profissionais e inova-se com diferentes ideias e pontos de vista, gerando um grande potencial competitivo. O objetivo é integrar uma melhor gestão do capital humano no desenvolvimento organizacional, por meio de um estudo de caso realizado em uma empresa de tecnologia, no qual o método de recrutamento e seleção às cegas havia sido ministrado pela primeira vez. A pesquisa se consolidou por meio de entrevistas com os organizadores do projeto, de forma que fossem acompanhados os procedimentos aplicados, as expectativas, ganhos e pontos de melhoria.Downloads
Referências
BANOV, M. R. Recrutamento, seleção e competências. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
BEIER, S. CARGIL do BRASIL, 2019, Simone Beier, diretora de recursos humanos da Cargill no Brasil - https://www.cargill.com.br/pt_BR/2018/curriculo-cego. Acesso em: 23 de novembro de 2020.
BITTENCOURT, D. F. Gestão estratégica de pessoas nas organizações públicas. Palhoça: Unisul Virtual, 2008.
BRDULAK, H. Diversity management as a business model. Kobieta i Biznes, v. 1, n. 4, p. 29-35, 2008.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
CORVALÁN, J. G. Administración Pública digital e inteligente: transformaciones en la era de la inteligencia artificial. Rev. Direito Econômico e Socioambiental, v. 8, n. 2, mai-ago, 2017.
DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2005.
DESSLER, G. Human resource management. 7. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
DUTRA, J.S. A função recrutamento e seleção como ângulo privilegiado de análise da gestão de RH. In: ANPAD. São Paulo, 1990.
HANASHIRO, D. M.; PEREIRA, J. B. C. A Gestão da Diversidade: Uma Questão de Valorização ou de Dissolução das Diferenças? XXXI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais...Curitiba: ANPAD, 2007.
HEILMANN, C. Artificial Intelligence And Recruiting: A Candidate's Perspective. Forbes. 22 jun. 2018. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/forbescoachescouncil/2018/06/22/artificial-intelligenceand-recruiting-a-candidates-perspective/#44deaece7a88. Acesso em: 23 de novembro de 2020
KENOBY, S. Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar? 2018. Disponível em: http://www.kenoby.com/blog/inteligencia-artificial-no-recrutamento-e-selecao/. Acesso em: 17 de novembro de 2020.
LOTTI, A. B. P.; ANJOS, F. B. Diferenças entre o processo seletivo e o trabalho real: um estudo de caso. Brasilia: Uniceub, 2018.
LOTZ, E. G.; BURDA, J. A. Recrutamento e seleção de talentos. Curitiba: Intersaberes, 2015.
MACCALI, N. et all. As práticas de recursos humanos para a gestão da diversidade: a inclusão de deficientes intelectuais em uma federação pública do brasil. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 16, n. 2, p.157-187, mar-abr, São Paulo, 2015.
MATEO-SIDRÓN, F. Tecnologia em RH: Necessidade Essencial Para o Século XXI. Rer. Valor Econômico, v. 15, n. 1, maio, 2009.
MELO, F. A. O. et. All. A Influência da Gestão de Pessoas no Desempenho Empresarial através do Perfil do Líder. IX SEGeT, 2012.
MCKINSEY & Company. A diversidade como alavanca de performance. 2018. Disponível em: https://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/delivering/pt-br. Acesso em: 16 de novembro de 2020.
MENDONÇA, A. O. A. et all. Inteligência artificial - Recursos humanos frente as novas tecnologias, posturas e atribuições. Rev. Contribuciones a la economia, out-dez, 2018. Disponível em: https://eumed.net/rev/ce/2018/4/inteligencia-artificial.html. Acesso em 23 de novembro de 2020.
REIS, B. F.; GRAMINHO, V. M. C. A Inteligência Artificial no recrutamento de trabalhadores: O caso Amazon analisado sob a ótica dos direitos fundamentais. XVI Seminário Internacional de trabalhos científicos. 2019.
RICH, E.; Knight, K. Inteligência Artificial. São Paulo: Makron Books, 1994.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson, 2006.
SOVIENSKI, F.; STIGAR, R. Recursos Humanos X Gestão de Pessoas. Rev. científica de Administração, v. 10, n. 10, jan-jun, 2008.
SCHUTZER, D. Artificial intelligence: an applications-oriented approach. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1987.
SWARTZ, T. H. et all. The Science and Value of Diversity: Closing the Gaps in Our Understanding of Inclusion and Diversity. The Journal of Infectious Diseases, v. 220, n. 2, p. 33-41, 2019.
TOLEDO, F. O que são recursos humanos. São Paulo: ed. Brasiliense, 2003.
ULRICH, D. Recursos humanos estratégicos. São Paulo: Editora Futura, p. 53-78, 2000.
VALENTINE, S. Inteligência artificial no recrutamento e seleção: como aplicar? JobConvo, 2020. Disponível em: https://articles.jobconvo.com/como-aplicar-a-inteligencia-artificial-no-recrutamento-e-selecao/. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
VERISSIMO, C. Gestão de Pessoas, 2005. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestaodepessoas/10482/. Acesso em: 12 de novembro de 2020.
VERTOLLI, M. O.; KELLY, M. A.; DAVIES, J. Coherence in the visual imagination. Cognitive Science, 43(3): 885—917, 2018.
YOCHABELL; C. CEO da Jobecam – Plataforma de R&S às Cegas. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.