Elaboração de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências empreendedoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_04

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Jogos de tabuleiro, Competências empreendedoras

Resumo

A educação empreendedora está se tornando um tópico de crescente interesse dentro nas Instituições de Ensino Superior (IES) para transformar e despertar atitudes empreendedoras nos estudantes. Por meio da literatura percebe-se uma relação entre as competências empreendedoras e os processos de aprendizagem, além de levar em consideração o lócus de controle como fator importante para o empreendedorismo. No entanto, há uma deficiência de estudos sobre a aquisição de habilidades e competências empreendedoras que podem ser desenvolvidas por meio da elaboração de jogos de tabuleiro. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a percepção do docente e dos estudantes de um curso superior de gestão de negócios e inovação da Fatec SEBRAE sobre o desenvolvimento de jogos de tabuleiros para a mobilização de competências empreendedoras por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise e sistematização dos dados, utilizou-se o Software IRAMUTEQ. Os resultados obtidos apontam que a metodologia utilizada pelo docente para a criação de jogos foi capaz de desenvolver características empreendedoras, além de habilidades fundamentais para cultivar uma atitude empreendedora, como previsto no escopo da disciplina.

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Biografia do Autor

Luciana Alves de Oliveira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS. Docente do ensino técnico.

Thauara Santos Pinho, Faculdade de tecnologia de Guarulhos

Graduada em Física pelo Instituto Federal de São Paulo. Professora na Fatec Guarulhos.

Alexandre Formigoni, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Professor no Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS.

Caio Flavio Stettiner, Faculdade de Tecnologia Sebrae

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Doutor em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Professor na Fatec Sebrae e Zona Leste.

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Publicado

31/10/2024

Como Citar

Oliveira, luciana A. de, Pinho , T. S., Formigoni, A., & Stettiner, C. F. (2024). Elaboração de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(1), 40–52. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_04

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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