Elaboração de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências empreendedoras
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_04Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Jogos de tabuleiro, Competências empreendedorasResumo
A educação empreendedora está se tornando um tópico de crescente interesse dentro nas Instituições de Ensino Superior (IES) para transformar e despertar atitudes empreendedoras nos estudantes. Por meio da literatura percebe-se uma relação entre as competências empreendedoras e os processos de aprendizagem, além de levar em consideração o lócus de controle como fator importante para o empreendedorismo. No entanto, há uma deficiência de estudos sobre a aquisição de habilidades e competências empreendedoras que podem ser desenvolvidas por meio da elaboração de jogos de tabuleiro. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a percepção do docente e dos estudantes de um curso superior de gestão de negócios e inovação da Fatec SEBRAE sobre o desenvolvimento de jogos de tabuleiros para a mobilização de competências empreendedoras por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. Para a análise e sistematização dos dados, utilizou-se o Software IRAMUTEQ. Os resultados obtidos apontam que a metodologia utilizada pelo docente para a criação de jogos foi capaz de desenvolver características empreendedoras, além de habilidades fundamentais para cultivar uma atitude empreendedora, como previsto no escopo da disciplina.
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