Elaboração de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências empreendedoras
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_04Keywords:
Project-Based Learning; Board games; entrepreneurial skillsAbstract
Entrepreneurial education is becoming a topic of growing interest within Higher Education Institutions (HEIs) to transform and awaken entrepreneurial attitudes in students. Through the literature, a relationship can be seen between entrepreneurial skills and learning processes, in addition to considering the locus of control as an important factor for entrepreneurship. However, there is a lack of studies on the acquisition of entrepreneurial skills and competencies that can be developed through the development of board games. In this context, this study aims to analyze the perception of teachers and students from a higher education business management and innovation course at FATEC-SEBRAE on the development of board games to mobilize entrepreneurial skills through Project-Based Learning (ABP). The methodology used was a qualitative approach using a semi-structured interview guide. For data analysis and systematization, IRAMUTEQ Software was used. The results obtained indicate that the methodology used by the teacher to create games was capable of developing entrepreneurial characteristics, in addition to fundamental skills to cultivate an entrepreneurial attitude, as foreseen in the scope of the discipline.
Downloads
References
ALADAG, S. The Views of Class Teachers on Acquisition of Entrepreneurship Ability. Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 8, p. 51-61, 2017.
ALBUQUERQUE, F. J. B. de et al. Lócus de controle e bem-estar subjetivo em estudantes universitários da Paraíba. Psicologia para América Latina, n. 13, p. 0-0, 2008.
ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, p. 12-33, 2005.
BALUKU, M. M.; BANTU, E.; OTTO, K. Effect of locus of control on entrepreneurial attitudes and self-employment intentions: The moderating role of individualism. Journal of enterprising culture, v. 26, n. 03, p. 251-283, 2018.
MALTA CAMPOS, T.; DE OLIVEIRA LIMA, E. Um estudo sobre os fatores que influenciam no desenvolvimento de competências empreendedoras. Revista Pretexto, v. 201, n. 1, 2019.
COOLEY, L. Entrepreneurship training and the strengthening of entrepreneurial performance. Final Report. Contract No. DAN-5314-C-00-3074-00. Washington: USAID, 1990.
CORRÊA, P. B.; NIVEIROS, S. I.; JÚNIOR, J. B. A. C. Ambientes de aprendizagem: estudo da aplicação de jogos de empresas nas IES dos cursos de ciências contábeis do estado de Mato Grosso. Revista Estudo & Debate, v. 26, n. 2, 2019.
CRUZ, E. et al. Matemática financeira e jogos de tabuleiro: uma experiência de ensino com um baixo custo. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, p. 158-176, 2021.
DIAS, T. R. F. V.; NARDELLI, P. M; VILAS BOAS, A. A. Competências empreendedoras: Um estudo sobre os empreendedores ganhadores do prêmio TOP Empresarial. Encontro de estudos sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, v. 5, 2008.Drucker, P. F. (2016). Inovação e espírito empreendedor: Práticas e princípios. Ed. ver. São Paulo, Cengage Learning, p. 400.
FERREIRA, A. da S. M.; LOIOLA, E.; GONDIM, S. M. G.; PEREIRA, C. R. Effects of entrepreneurial competence and planning guidance on the relation between university students’ attitude and entrepreneurial intention. The Journal of Entrepreneurship, v. 31, n. 1, p. 7-29, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09713557211069261. Acesso em: 30 mai. 2024.
LIÑÁN, F.; FAYOLLE, A. A systematic literature review on entrepreneurial intentions: citation, thematic analyses, and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 11, n. 4, p. 907-933, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11365-015-0356-5. Acesso em: 30 maio 2024.
LOPEZ-GAZPIO, I. Gaining student engagement through project-based learning: a competitive 2D game construction case study. IEEE Access, v. 10, p. 1881-1892, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2021.3139764. Acesso em: 30 maio 2024.
MACIEL, C. D. O.; CAMARGO, C. Lócus de controle, comportamento empreendedor e desempenho de pequenas empresas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 11, p. 168-188, 2010.
MARTINS, A. R.; OLIVEIRA, L. R. Motivação e aprendizagem através da criação de jogos educativos. Indagatio Didactica, v. 10, n. 3, p. 61-80, 2018.
MASSON, T. J.; MIRANDA, L. F. D.; MUNHOZ JR, A.; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 2012, Belém, PA. Anais [...]. Belém: sn, 2012. p. 13.
MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
MORASCO, C. M. N. S.; SOUSA, G. R. de. Criação de jogos empresariais como incentivo ao empreendedorismo. REaD - Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, 2019. Art. 1.
OLIVEIRA, N. A. A. de; NETO, J. A. M. Folhetim Lorenianas: aprendizagem baseada em projetos, pesquisa e inovação responsáveis na educação. Revista e Curriculum, v. 16, n. 2, p. 341-363, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p341-363. Acesso em: 30 mai. 2024.
SAMO, A. H.; MAHAR, A. H. Moderating role of entrepreneurial learning on antecedents of entrepreneurial intentions. International Journal of Advanced Research, v. 5, n. 5, p. 674-681, 2017.
RODDENBERRY, A.; RENK, K. Locus of control and self-efficacy: potential mediators of stress, illness, and utilization of health services in college students. Child Psychiatry & Human Development, v. 41, n. 4, p. 353-370, 2010.
ROTTER, J. B. Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychological Monographs: General and Applied, v. 80, n. 1, 1966.
SILVA, S.; RIBEIRO, E. A. W. O software IRAMUTEQ como ferramenta metodológica para análise qualitativa nas pesquisas em educação o profissional e tecnológica. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 2, p. 275-284, 2021.
SNELL, R.; LAU, A. Exploring local competences salient for expanding small businesses. Journal of Management Development, 1994.
TEIXEIRA, D. M.; SANTOS, J. M.; FORTES, G. P. Por uma sala de aula mais interessante! Senão for isso o que será? A educação empreendedora abrindo portas para o futuro da educação e da economia. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, p. 130-163, 2018.
ZAMPIER, M. A.; TAKAHASHI, A. R. W. Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. spe1, p. 564-585, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600007. Acesso em: 30 maio 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.