Educação profissional e língua inglesa
perfil e formação docente à luz de documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_07Palabras clave:
lengua inglesa; educación profesional; identidad; formación de profesores.Resumen
En un contexto de desarrollo profesional docente, este artículo tiene como objetivo caracterizar el perfil del profesor de lengua inglesa inserto en el ámbito de la formación profesional. Para eso, se recurre al análisis del Plan de Curso y la Convocatoria Pública para la Contratación de Docentes de Habla Inglesa que laboran en la Escuela Técnica Superior en Administración de la ETEC - Centro Paula Souza. El análisis del documento también incluye la Base Común Curricular Nacional - BNCC para analizar cómo se contempla el idioma inglés en paralelo con el Plan de Curso. En el contexto histórico de la enseñanza de lenguas en la formación profesional y en autores que tratan de la formación de la identidad, se buscó apoyo teórico para la realización de este artículo. Los resultados indican que el profesor de lengua inglesa tiene su desarrollo profesional como docente eminentemente ligado a su práctica docente, debiendo revisitar su identidad docente para actuar de acuerdo con los conceptos técnicos de cada curso en el que se desempeña.
Palabras clave: lengua inglesa; educación profesional; identidad; formación de profesores.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018.
CEETEPS. Edital de Contratação de Professor de Ensino Médio e Técnico - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS (PARTE DIVERSIFICADA) (ENSINO MÉDIO - BNC / PD ) – 01/04 – MATUTINO – n. 1106/2018
CEETEPS. Plano de Curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração. n. 605 São Paulo: CEETEPS, 2021
GRADDOL, D. English Next. Reino Unido: British Council, 2006
GARIGLIO, J. A; BURNIER, S. Saberes da docência na educação professional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.28, n.01, p.211-236, 2012.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n. 2, p.15-46, 1997.
IGNÁCIO, F.; DITTA, A. W. C.; RAMIREZ, R. A.; NARITA, A. T. Inglês como língua de instrução na pós-graduação lato sensu: uma possibilidade para o CEETEPS. In: XVI SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA, 2021. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/1108/c6d76968541ec50ac0c57c4f999af465.pdf, acessado em 17 de junho de 2022.
LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D. A. André. 2ª ed – [Reimpr.], Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009
MELO, F. C. F. O ensino de língua inglesa no contexto da educação profissional e tecnológica: uma análise do plano de curso de Inglês Instrumental no curso técnico de administração. In: X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, São Paulo, 6 – 8 de outubro de 2015.
PAIVA, C. M. F. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, 2012.
POLIDÓRIO, V. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10480. Acesso em: 18 jul. 2022
RAJAGOPALAN, K.O ensino de línguas como parte da macro-política linguística. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Orgs). Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013.
RAMIREZ, R. A. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.
RAMOS, K. V.; ALVARENGA, M. S. de. O ensino do inglês na Base Nacional Comum Curricular: Embates entre língua franca e língua de fronteira. In: Revista Humanidades e Inovação v.7, n.3, p. 334-347, 2020.
SANTANA, J. S.; KUPSKE, F. F. De língua estrangeira à Língua Franca e os paradoxos in-between: (tensionando) o ensino de língua inglesa à luz da bncc. In: Revista X, v.15, n.5, p. 146-171, 2020.
SANTOS, E. S. S. O ensino de língua inglesa no Brasil. In: Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras n.01, dezembro de 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.