Educação financeira

Os desafios e a prática docente a jovens aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_06

Palavras-chave:

Educação financeira, Formação do formador, Saberes docentes, Relato de experiência

Resumo

O Relato de Experiência é uma abordagem qualitativa de pesquisa cientifica, cujo objetivo é descrever a experiência do pesquisador, na prática docente do ensino sobre Educação Financeira, para um grupo de jovens entre 17 e 21 anos que fazem parte do programa de Aprendizagem Profissional, em uma instituição de ensino profissional privada do interior do estado de São Paulo. Ao todo foram ministradas quatro aulas sobre a temática Educação Financeira, dentre os principais conceitos abordados estão: o que é o dinheiro, consumo, crédito, spread bancário, juro, empréstimo, financiamento, planejamento financeiro e investimentos. O Relato de Experiência descreve, com detalhes, as práticas docentes utilizadas nas aulas assim como os desafios identificados pelo pesquisador. O estudo ainda conta com a autoavaliação que os alunos fizeram sobre o aprendizado obtido nessas aulas. Pelo relato dos alunos fica evidente que a Educação Financeira é relevante para a conquista de sua autonomia e de seus objetivos pessoais, visto que com o conhecimento adquirido eles entenderam que também precisam agir de forma responsável com os seus recursos financeiros, também fica evidente que a formação continuada do docente em Educação Financeira é essencial para se alcançar bons resultados, sugere-se que a instituição crie uma formação continuada em Educação Financeira de no mínimo 60 horas. O currículo do programa de Aprendizagem Profissional também deve adequar o tempo, para se tratar de um assunto tão importante para a formação cidadã-crítica dos jovens, que estão adentrando ao mercado de trabalho e construindo assim sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Sousa Roberto Junior, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), pós-graduado em Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching pela PUC-RS (2020), Especialista em Gestão Industrial pela FGV (2015) e Bacharel em Administração pela Faculdade Anhanguera.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) . Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS). Professor e pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. Professor de ensino tecnológico superior da Fatec.

Helen Regiane Martinez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos e pós graduada em teoria Psicanalítica na PUC. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Priscila Claudia de Jesus Antunes Baumann, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Pedagoga com 13 anos de experiência docente, sendo 8 anos como Professora e 5 anos como Coordenadora Pedagógica na Prefeitura de São Paulo. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU e Pós Graduação Latu Sensu em Docência no Ensino Superior pela UNIP. Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Paula Souza.

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, edição 245, seção 1, p. 7, 23 dezembro 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em 07 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília. 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 22 jul.2023.

BRASIL. Cidadania Financeira. Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira. Acesso em: 3 ago 2023.

BRASIL. Quem Somos: Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/. Acesso em: 3 ago 2023.

CAMPOS, André B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC's).2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 177. 2013.

CFPB. Financial well-being: The goal of financial education. United States. [S.l.]. 2015.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANEJADORES FINANCEIROS. Planejamento financeiro pessoal. Rio de Janeiro: [S.n.], 2019. 288 p. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro_top_planejamento_financeiro_pessoal.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.

COUTINHO, Laura; PADILHA, Heloísa; KLIMICK, Carlos. Educação financeira: como planejar, consumir, poupar e investir. São Paulo: Senac, 2018. 192 p. ISBN 978-85-396-2305-1.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p. ISBN 978-65-81334-18-5.

DITTA, Aline W. C. Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes.2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. São Pauilo. 2023.

GRAMMS, Lorena C.; LOTZ, Erika G. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: Intersaberes, 2017.284 p. ISBN 978-85-59723-81-6

HARARI, Yuval N. Sapiens, uma breve história da humanidade. Tradução: Janaína Marcoantonio. Porto Alegre. L&PM, 2015. 464 p.

LARROSA, J. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre linguagens da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 73-122.

MIZUKAMI, M. da G. N. (2011). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838

OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e Caribe. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em 31 jul. 2023.

OLIVEIRA, Elton P. D. Qualidade de vida no trabalho: relação com literacia financeira, bem-estar financeiro, e desempenho no trabalho.2019. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Admnistração e Contabilidade de São Paulo. São Paulo. 2019.

RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

RAMIREZ,R.A. Aprendizagem da Docência :A Língua Inglesa no Ensino Superior Tecnológico Experiências, Práticas e Desafios.Tese (Doutorado em Educação), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo,p.215.2017.

SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Maria D. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. ISBN 978-85-65848-28-2.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VIEIRA, Kelmara M. et al. De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e prática em administração, 2016. 136-171.

Downloads

Publicado

25/06/2024

Como Citar

Roberto Junior, F. S., Ramirez, R. A., Martinez, H. R., & Baumann, P. C. de J. A. (2024). Educação financeira: Os desafios e a prática docente a jovens aprendizes. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(5), 1–14. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_06

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)