Educação financeira
Os desafios e a prática docente a jovens aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_06Palavras-chave:
Educação financeira, Formação do formador, Saberes docentes, Relato de experiênciaResumo
O Relato de Experiência é uma abordagem qualitativa de pesquisa cientifica, cujo objetivo é descrever a experiência do pesquisador, na prática docente do ensino sobre Educação Financeira, para um grupo de jovens entre 17 e 21 anos que fazem parte do programa de Aprendizagem Profissional, em uma instituição de ensino profissional privada do interior do estado de São Paulo. Ao todo foram ministradas quatro aulas sobre a temática Educação Financeira, dentre os principais conceitos abordados estão: o que é o dinheiro, consumo, crédito, spread bancário, juro, empréstimo, financiamento, planejamento financeiro e investimentos. O Relato de Experiência descreve, com detalhes, as práticas docentes utilizadas nas aulas assim como os desafios identificados pelo pesquisador. O estudo ainda conta com a autoavaliação que os alunos fizeram sobre o aprendizado obtido nessas aulas. Pelo relato dos alunos fica evidente que a Educação Financeira é relevante para a conquista de sua autonomia e de seus objetivos pessoais, visto que com o conhecimento adquirido eles entenderam que também precisam agir de forma responsável com os seus recursos financeiros, também fica evidente que a formação continuada do docente em Educação Financeira é essencial para se alcançar bons resultados, sugere-se que a instituição crie uma formação continuada em Educação Financeira de no mínimo 60 horas. O currículo do programa de Aprendizagem Profissional também deve adequar o tempo, para se tratar de um assunto tão importante para a formação cidadã-crítica dos jovens, que estão adentrando ao mercado de trabalho e construindo assim sua autonomia.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, edição 245, seção 1, p. 7, 23 dezembro 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em 07 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília. 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 22 jul.2023.
BRASIL. Cidadania Financeira. Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira. Acesso em: 3 ago 2023.
BRASIL. Quem Somos: Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/. Acesso em: 3 ago 2023.
CAMPOS, André B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC's).2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 177. 2013.
CFPB. Financial well-being: The goal of financial education. United States. [S.l.]. 2015.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANEJADORES FINANCEIROS. Planejamento financeiro pessoal. Rio de Janeiro: [S.n.], 2019. 288 p. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro_top_planejamento_financeiro_pessoal.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.
COUTINHO, Laura; PADILHA, Heloísa; KLIMICK, Carlos. Educação financeira: como planejar, consumir, poupar e investir. São Paulo: Senac, 2018. 192 p. ISBN 978-85-396-2305-1.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p. ISBN 978-65-81334-18-5.
DITTA, Aline W. C. Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes.2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. São Pauilo. 2023.
GRAMMS, Lorena C.; LOTZ, Erika G. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: Intersaberes, 2017.284 p. ISBN 978-85-59723-81-6
HARARI, Yuval N. Sapiens, uma breve história da humanidade. Tradução: Janaína Marcoantonio. Porto Alegre. L&PM, 2015. 464 p.
LARROSA, J. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre linguagens da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 73-122.
MIZUKAMI, M. da G. N. (2011). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838
OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e Caribe. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em 31 jul. 2023.
OLIVEIRA, Elton P. D. Qualidade de vida no trabalho: relação com literacia financeira, bem-estar financeiro, e desempenho no trabalho.2019. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Admnistração e Contabilidade de São Paulo. São Paulo. 2019.
RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
RAMIREZ,R.A. Aprendizagem da Docência :A Língua Inglesa no Ensino Superior Tecnológico Experiências, Práticas e Desafios.Tese (Doutorado em Educação), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo,p.215.2017.
SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Maria D. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. ISBN 978-85-65848-28-2.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIEIRA, Kelmara M. et al. De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e prática em administração, 2016. 136-171.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.