Educação financeira
Os desafios e a prática docente a jovens aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_06Keywords:
Financial education, Teacher Education, Teaching knowledge, Experience reportAbstract
The Experience Report is a qualitative approach to scientific research, whose objective is to describe the researcher's experience, in the teaching practice of teaching about Financial Education, to a group of young people between 17 and 21 years old who are part of the Professional Learning program, in a private professional education institution in the interior of the state of São Paulo. In total, four classes were taught on the topic of Financial Education, among the main concepts involved: what is money, consumption, credit, banking spread, interest, loan, financing, financial planning and investments. The Experience Report describes, in detail, the teaching practices used in classes as well as the challenges identified by the researcher. The study also relies on the self-assessment that students made about the learning obtained in these classes. From the students' reports, it is clear that Financial Education is relevant to achieving their autonomy and personal goals, since with the knowledge acquired they understand that they also need to act responsibly with their financial resources, it is also clear that the training continuing training in Financial Education is essential to achieve good results, it is suggested that an institution creates continuing training in Financial Education of at least 60 hours. The curriculum of the Professional Learning program must also adapt to the times, in order to deal with such an important subject for the critical citizenship training of young people, who are entering the job market and thus building their autonomy.
Downloads
References
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, edição 245, seção 1, p. 7, 23 dezembro 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em 07 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília. 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 22 jul.2023.
BRASIL. Cidadania Financeira. Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira. Acesso em: 3 ago 2023.
BRASIL. Quem Somos: Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/. Acesso em: 3 ago 2023.
CAMPOS, André B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC's).2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 177. 2013.
CFPB. Financial well-being: The goal of financial education. United States. [S.l.]. 2015.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANEJADORES FINANCEIROS. Planejamento financeiro pessoal. Rio de Janeiro: [S.n.], 2019. 288 p. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro_top_planejamento_financeiro_pessoal.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.
COUTINHO, Laura; PADILHA, Heloísa; KLIMICK, Carlos. Educação financeira: como planejar, consumir, poupar e investir. São Paulo: Senac, 2018. 192 p. ISBN 978-85-396-2305-1.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p. ISBN 978-65-81334-18-5.
DITTA, Aline W. C. Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes.2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. São Pauilo. 2023.
GRAMMS, Lorena C.; LOTZ, Erika G. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: Intersaberes, 2017.284 p. ISBN 978-85-59723-81-6
HARARI, Yuval N. Sapiens, uma breve história da humanidade. Tradução: Janaína Marcoantonio. Porto Alegre. L&PM, 2015. 464 p.
LARROSA, J. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre linguagens da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 73-122.
MIZUKAMI, M. da G. N. (2011). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838
OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e Caribe. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em 31 jul. 2023.
OLIVEIRA, Elton P. D. Qualidade de vida no trabalho: relação com literacia financeira, bem-estar financeiro, e desempenho no trabalho.2019. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Admnistração e Contabilidade de São Paulo. São Paulo. 2019.
RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
RAMIREZ,R.A. Aprendizagem da Docência :A Língua Inglesa no Ensino Superior Tecnológico Experiências, Práticas e Desafios.Tese (Doutorado em Educação), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo,p.215.2017.
SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Maria D. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. ISBN 978-85-65848-28-2.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIEIRA, Kelmara M. et al. De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e prática em administração, 2016. 136-171.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.