Educação financeira
Os desafios e a prática docente a jovens aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_06Palabras clave:
Educación financiera, Formación de formadores, Conocimientos docentes, Informe de experienciaResumen
El Informe de Experiencia es un enfoque cualitativo de la investigación científica, cuyo objetivo es describir la experiencia del investigador, en la práctica docente de la enseñanza sobre Educación Financiera, a un grupo de jóvenes entre 17 y 21 años que forman parte del programa de Aprendizaje Profesional , en una institución privada de educación profesional en el interior del estado de São Paulo. En total se impartieron cuatro clases sobre el tema de Educación Financiera, entre los principales conceptos involucrados: qué es dinero, consumo, crédito, diferencial bancario, interés, préstamo, financiamiento, planificación financiera e inversiones. El Informe de Experiencia describe, en detalle, las prácticas docentes utilizadas en las clases, así como los desafíos identificados por el investigador. El estudio también se apoya en la autoevaluación que los estudiantes realizaron sobre los aprendizajes obtenidos en estas clases. De los relatos de los estudiantes se desprende que la Educación Financiera es relevante para lograr su autonomía y objetivos personales, ya que con los conocimientos adquiridos entienden que también necesitan actuar responsablemente con sus recursos financieros, también se desprende que la formación continua En Educación Financiera es fundamental para lograr buenos resultados, se sugiere que una institución cree una formación continua en Educación Financiera de al menos 60 horas. El plan de estudios del programa de Aprendizaje Profesional también debe adaptarse a los tiempos, para abordar un tema tan importante para la formación ciudadana crítica de los jóvenes, que ingresan al mercado laboral y construyen así su autonomía.
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, edição 245, seção 1, p. 7, 23 dezembro 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em 07 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília. 2018. disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 22 jul.2023.
BRASIL. Cidadania Financeira. Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira. Acesso em: 3 ago 2023.
BRASIL. Quem Somos: Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/. Acesso em: 3 ago 2023.
CAMPOS, André B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC's).2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 177. 2013.
CFPB. Financial well-being: The goal of financial education. United States. [S.l.]. 2015.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS - CVM; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PLANEJADORES FINANCEIROS. Planejamento financeiro pessoal. Rio de Janeiro: [S.n.], 2019. 288 p. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro_top_planejamento_financeiro_pessoal.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.
COUTINHO, Laura; PADILHA, Heloísa; KLIMICK, Carlos. Educação financeira: como planejar, consumir, poupar e investir. São Paulo: Senac, 2018. 192 p. ISBN 978-85-396-2305-1.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Sandra Maria Mallmann Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p. ISBN 978-65-81334-18-5.
DITTA, Aline W. C. Educação financeira como tema transversal na educação profissional: desafios para a formação de educadores de jovens aprendizes.2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. São Pauilo. 2023.
GRAMMS, Lorena C.; LOTZ, Erika G. Gestão da qualidade de vida no trabalho. Curitiba: Intersaberes, 2017.284 p. ISBN 978-85-59723-81-6
HARARI, Yuval N. Sapiens, uma breve história da humanidade. Tradução: Janaína Marcoantonio. Porto Alegre. L&PM, 2015. 464 p.
LARROSA, J. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre linguagens da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 73-122.
MIZUKAMI, M. da G. N. (2011). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838
OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e Caribe. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em 31 jul. 2023.
OLIVEIRA, Elton P. D. Qualidade de vida no trabalho: relação com literacia financeira, bem-estar financeiro, e desempenho no trabalho.2019. Tese (Doutorado em Administração) Faculdade de Economia, Admnistração e Contabilidade de São Paulo. São Paulo. 2019.
RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
RAMIREZ,R.A. Aprendizagem da Docência :A Língua Inglesa no Ensino Superior Tecnológico Experiências, Práticas e Desafios.Tese (Doutorado em Educação), Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo,p.215.2017.
SAMPIERI, Roberto H.; COLLADO, Carlos F.; LUCIO, Maria D. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. ISBN 978-85-65848-28-2.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIEIRA, Kelmara M. et al. De onde vem o bem-estar financeiro? Análise dos fatores comportamentais, do gerenciamento financeiro e da renda. Teoria e prática em administração, 2016. 136-171.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.