A linha do tempo e a evolução dos meios de produção industrial a visão da empresa ITW sobre o futuro da indústria e a perspectiva da sociedade em relação ao avanço da tecnologia industrial
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n01_02Palavras-chave:
Indústria, DesenvolvimentoResumo
O artigo trata de breve abordagem da linha do tempo e a evolução dos meios de produção no setor industrial. O objetivo é de assimilar a retrospectiva registrada ao longo dos tempos a respeito da evolução da Indústria e como este campo contribui para o desenvolvimento social em distintos aspectos. O artigo aborda conteúdos sobre o futuro do movimento industrial e as perspectivas do mercado e da população derivados da evolução e dependência proporcionadas por este setor em meio ao crescimento da tecnologia. Por meio de metodologias exploratórias, como a realização de respectiva entrevista técnica e aplicação de decorrente pesquisa complementar, sucedeu-se a compreensão a qual revela os benefícios e desafios da empresa ITW segundo a visão em relação ao processo de adaptação diante das inovações promovidas pela inteligência artificial no domínio industrial, além de indicar o comportamento da sociedade mediante às opiniões positivas quanto ao dinamismo comunicativo e a intenção de se preparar para lidar com os elementos tecnológicos progressivamente inseridos no mercado de trabalho.
Downloads
Referências
A INDUSTRIA 4.0 E A REVOLUÇÃO DIGITAL. Entenda o que está por vir e quais serão os impactos para empresas e profissionais, p. 4. 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360000890/ebook-a-industria-4-0-e-a-revolucao-digital-pdf. Acesso em: 01 jun. 2023.
BRITO, Francisco Oliveira; DACOL, Silvana. A manufatura enxuta e a metodologia Seis Sigma em uma indústria de alimentos, p. 5. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STO_069_490_11749.pdf. Acesso em: 03 jun. 2023.
EDUVIRGES, Joelson Ramos; SANTOS, Maria Nery dos. A contextualização da internet na sociedade da informação, p. 5. Cariri, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/download/17450/14233/48590. Acesso em: 16 jun. 2023.
MOUTINHO, Wilson Teixeira. Artesanato, Manufatura e Maquinofatura. 2021. Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/artesanato-manufatura-e-maquinofatura. Acesso em: 04 jun. 2023.
NAKABASHI, Luciano; SCATOLIN, Fábio Dória; CRUZ, Márcio José Vargas da. Impacto da mudança estrutural da economia brasileira sobre o seu crescimento, p. 243-244. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46454060_Impactos_da_MudanAa_Estrutural_da_Economia_Brasileira_sobre_o_seu_Crescimento. Acesso em: 23 jun. 2023.
O FUTURO DA MANUTENÇÃO: Guia prático para a manutenção 5.0. Infraspeak. 2021. Disponível em: https://2767973.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hubfs/2767973/Files%20to%20Download/PT/Manutencao_5_0_Infraspeak.pdf. Acesso em: 07 jun. 2023.
PAULA, Otávio Monsanto de. Lean Seis Sigma: menos falhas, mais lucratividade. 2016. Disponível em: https://excelenciaempauta.com.br/lean-seis-sigma-menos-falhas-mais-lucratividade/. Acesso em: 11 jun. 2023.
PENA, Rodolfo Alves. Industrialização: compreenda como ocorre e qual a sua importância. 2013. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/industrializacao.htm. Acesso em: 14 jun. 2023.
PEREIRA, Cristina Alves dos Santos. Lean Manufacturing: aplicação do conceito a células de trabalho, p. 6. Covilhã – Portugal, 2010. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1921/1/LEAN%20MANUFACTURING.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.
ROCHA, Bruno Augusto Barros; LIMA, Fernando Rister de Sousa; WALDMAN, Ricardo Libel. Mudanças no papel do indivíduo pós-revolução industrial e o mercado de trabalho na sociedade da informação. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.infolivros.org/pdfview/1904-mudancas-no-papel-do-individuo-pos-revulocao-industria-e-o-mercado-de-trabalho-na-sociedade-da-informacao-bruno-augusto-barros-rocha-fernando-rister-de-sousa-lime-e-ricardo-libel-waldman/. Acesso em: 09 jun. 2023.
ROSS, Alec. As Indústrias do Futuro. Lisboa – Portugal, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=spbNDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=futuro+da+industria&ots=TYvS5pfyN9&sig=4-pHOoHiOfdAh4nFl0CAYY-EHRg#v=onepage&q&f=true. Acesso em: 09 jun. 2023.
SALES, Raquel. O que é automação industrial? Qual o seu impacto nas indústrias? 2023. Disponível em: https://blog.acoplastbrasil.com.br/automacao-industrial/. Acesso em: 01 set. 2023.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial, p. 26. São Paulo: Edipro, 2016.
SILVA, Daniel Neves. Revolução Industrial: o que foi, resumo, características. 2019. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm. Acesso em: 05 jun. 2023.
SILVA, Ivis Rocha. Entrevista Técnica. [abr. 2023]. Entrevistadores: David Fehlberg, Gabriel Santana e Gabriel Vidal. São Paulo, 2023. 1 arquivo reunião - Microsoft Teams. (30 min.). Entrevista concedida para a publicação do Artigo sobre A Linha do Tempo e a Evolução dos Meios de Produção Industrial: A Visão da Empresa ITW sobre o Futuro da Indústria e a Perspectiva da Sociedade em Relação ao Avanço da Tecnologia Industrial – Revista Refas FATEC Zona Sul.
TECHNOLOGY HUB. Indústria 4.0. São Paulo, 2019. Disponível em: https://technologyhub.com.br/industria-4-0-tem-potencial-para-movimentar-us-15-trilhoes-em-15-anos/. Acesso em: 11 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.