Educação profissional e língua inglesa

perfil e formação docente à luz de documentos oficiais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_07

Keywords:

English language; professional education; identity; teacher training.

Abstract

In a context of teacher professional development, this article aims to characterize the English language teacher profile inserted in the scope of professional education. For that, it analyzes the Course Plan and the Hiring Edit for English teachers working for the Technical High School in Administration from ETEC - Centro Paula Souza. The document analysis also includes the Brazilian National Curricular Common Base - BNCC in order to analyze how the English language is contemplated in parallel with the Course Plan. For the historical context of language teaching in professional education it was sought authors who deal with identity formation. The results indicate that the English language teacher has his/her teaching professional development eminently linked to his teaching practice, having to revisit his/her teaching identity in order to act in accordance with the technical concepts of each course in which he/she will work.

Keywords: English language; professional education; identity; teacher training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luis Fernando Muller da Silva, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS). Pós-graduado em Língua Inglesa e Tradução (UNIMEP)

Rodrigo Avella Ramirez, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica (CEETEPS). Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. Professor de Ensino Superior da Fatec Zona Sul

Thiago da Silva Vieira, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Graduado em Letras (UNIDERP). Especialista em Metodologias de Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS). Professor de língua inglesa na Fatec de Americana

Helen Regiane Martinez, CEETEPS -Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

sicóloga, Especialista em Psicanálise, Professora de Ensino Profissional no Colégio Santa Cruz e Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018.

CEETEPS. Edital de Contratação de Professor de Ensino Médio e Técnico - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS (PARTE DIVERSIFICADA) (ENSINO MÉDIO - BNC / PD ) – 01/04 – MATUTINO – n. 1106/2018

CEETEPS. Plano de Curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração. n. 605 São Paulo: CEETEPS, 2021

GRADDOL, D. English Next. Reino Unido: British Council, 2006

GARIGLIO, J. A; BURNIER, S. Saberes da docência na educação professional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.28, n.01, p.211-236, 2012.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n. 2, p.15-46, 1997.

IGNÁCIO, F.; DITTA, A. W. C.; RAMIREZ, R. A.; NARITA, A. T. Inglês como língua de instrução na pós-graduação lato sensu: uma possibilidade para o CEETEPS. In: XVI SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL UNIDADE DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA, 2021. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/1108/c6d76968541ec50ac0c57c4f999af465.pdf, acessado em 17 de junho de 2022.

LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D. A. André. 2ª ed – [Reimpr.], Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009

MELO, F. C. F. O ensino de língua inglesa no contexto da educação profissional e tecnológica: uma análise do plano de curso de Inglês Instrumental no curso técnico de administração. In: X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA, São Paulo, 6 – 8 de outubro de 2015.

PAIVA, C. M. F. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, 2012.

POLIDÓRIO, V. O ensino de língua inglesa no Brasil. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10480. Acesso em: 18 jul. 2022

RAJAGOPALAN, K.O ensino de línguas como parte da macro-política linguística. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A.; CARVALHO, A. M. (Orgs). Linguística Aplicada e Ensino: Língua e Literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013.

RAMIREZ, R. A. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.

RAMOS, K. V.; ALVARENGA, M. S. de. O ensino do inglês na Base Nacional Comum Curricular: Embates entre língua franca e língua de fronteira. In: Revista Humanidades e Inovação v.7, n.3, p. 334-347, 2020.

SANTANA, J. S.; KUPSKE, F. F. De língua estrangeira à Língua Franca e os paradoxos in-between: (tensionando) o ensino de língua inglesa à luz da bncc. In: Revista X, v.15, n.5, p. 146-171, 2020.

SANTOS, E. S. S. O ensino de língua inglesa no Brasil. In: Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras n.01, dezembro de 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Published

2023-06-23

How to Cite

Silva, L. F. M. da, Ramirez, R. A., Vieira, T. da S., & Martinez, H. R. (2023). Educação profissional e língua inglesa: perfil e formação docente à luz de documentos oficiais . Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(5), 1–16. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_07

Issue

Section

Temas Relacionados

Metrics