Editorial
Palavras-chave:
Editorial, Edição 49, Volume 11, Número 4, Abril de 2025Resumo
A 49ª edição da Revista Fatec Zona Sul publica os artigos do 10º Congresso de Logística e Operações do Instituto Federal de São Paulo, Campus Suzano, que ocorreu entre 23 e 24 de outubro de 2024. A jornada científica Refas-IFSP iniciou no ano de 2017, quando o evento estava em sua terceira edição. Nesses longos oito anos, a parceria contou com nove edições publicadas, a participação de diversos pesquisadores e estudantes da Rede Nacional de Ensino, divulgando suas pesquisas e descobertas fomentando e enriquecendo a discussão sobre temas relacionados a gestão de produção e serviços, logística, sistemas de transporte e mobilidade urbana.
Esta edição não é diferente! Temos os artigos dos pesquisadores da USP-ESALQ, da Universidade Candido Mendes, do Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista e da Universidade Estadual de Maringá. A publicação dos artigos é o caminho para a disseminação do conhecimento científico e para o compartilhamento das ideias e descobertas entre os pesquisadores e estudantes, que utilizam os artigos publicados para aprofundamento teórico e metodológico, assim como para ampliação da discussão.
Neste contexto, temos a 49ª Edição da Refas iniciando com o artigo “Machine Learning na prevenção de perdas no e-commerce”, abrindo a discussão sobre a aplicação de técnica de machine learning para resolução de problemas práticos e reais, com apresentação de um modelo de regressão logística. Em seguida, abordando o tema logística, o artigo “Gestão de logística internacional: Reduzindo custos de demurrage”, trata do papel estratégico da logística em economia global, com foco na redução de taxas cobradas pelo aluguel de contêiners. O terceiro artigo “Segurança em entregas: análise das dicas e estratégias para o Last Mile” levanta a discussão sobre a logística de última milha, sendo considerado uma fase crucial para a satisfação dos clientes e redução dos custos logísticos, entretanto, eleva a exposição dos motoristas aos riscos e a violência urbana.
Ainda em se tratando do tópico, temos o artigo “Algoritmos genéticos com chaves aleatórias: desempenho de duas variantes na resolução do problema do caixeiro viajante”, que apresenta o problema do caixeiro viajante, clássico da Pesquisa Operacional que visa o alcance da otimização. O quinto artigo “Análise do impacto da implementação do Lean Six Sigma na indústria farmacêutica: um estudo de revisão sistemática”, apresenta uma revisão sistemática de literatura por meio da ferramenta PRISMA, sintetizando evidências do impacto da implementação do Lean Six Sigma (LSS) na indústria farmacêutica.
O sexto artigo “The brazilian bicycle industry supply chains and its competition against the international brands”, relata o panorama sobre a indústria nacional de bicicletas e faz uma comparação entre as principais marcas nacionais e internacionais no mercado brasileiro. O avanço da mobilidade urbana ativa nos últimos anos tem chamado a atenção para meios de transportes sustentáveis, o que permite uma reflexão sobre o modo de vida e de consumo de combustíveis fosseis para a realização dos deslocamentos diários em áreas urbanas. E, por fim, o sétimo artigo “A study of reduction of production stops in a packaging industry in the city of Maringá – PR”, que apresenta a aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), para investigar os problemas das paradas de máquinas de uma empresa de embalagens de papel, com foco na redução de tempo e custos.
Os artigos publicados reúnem uma diversidade de informação e competências que, com certeza, contribuirão com o processo de pesquisa. Portanto, acompanhe sempre as publicações do periódico para permanecer atualizado das pesquisas recentes realizadas pelos diversos pesquisadores.
Desejo a você uma ótima leitura!
Sivanilza Machado.
Profa. Dra. Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa: NAPOLE – IFSP, Suzano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.