Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_06Resumen
Este artigo objetiva investigar como a inserção da Educação Financeira (EF) na educação básica é tratada pela BNCC. Busca-se fundamentação teórica na área de educação e na Legislação Brasileira para que se explorem os conceitos trazidos pela BNCC. A análise da inserção da EF na BNCC mostrase importante e necessária considerando o relevante impacto do conhecimento de Educação Financeira para a formação do jovem, para a construção do seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho de forma consciente, crítica e cidadã. Dessa forma, para alcançar o objetivo proposto, utilizase a análise documental como eixo metodológico. Os resultados indicam que, mesmo a normativa trazendo a Educação Financeira como um tema transversal e de relevância em várias áreas de estudo, ainda não está claro como o assunto pode ser implantado e desenvolvido pelas instituições de ensino.
Descargas
Citas
1 Referências legais
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível
em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jul.2021.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e
Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 13448-
diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 jul. 2021.
BRASIL. Decreto N 5.685 de 25 de janeiro de 2006. Disponível em
<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5685-25-janeiro-2006-540598-
publicacaooriginal-41102-pe.html> Acesso em 27.jul.2021.
BRASIL. Deliberação N° 3 de 31 de maio de 2007. Disponível em
<https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/05-08-2014-COREMECDeliberacao3.pdf> Acesso em 27.jul.2021.
BRASIL. Decreto 7397 de 22/12/20210 que institui a ENEF. Disponível em
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm> Acesso em
jul.2021.
BRASIL. Decreto 10 393 de 9 de junho de 2020, institui a nova ENEF.
Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-
/2020/Decreto/D10393.htm#art10> Acesso em 28.jul.2021.
BRASIL. Lei 12.796 de 4 De Abril De 2013. Disponível em
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm> Acesso em
jul.2021.
BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm >Acesso em:
jul.2021.
2 Referências bibliográficas
BRITTO, Reginaldo R. Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica.
Universidade Federal de Juiz de Fora - Instituto de Ciências Exatas - Pós-graduação em
Educação Matemática - Mestrado profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora-MG,
FORTE, C. (org.). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): em busca de um
Brasil melhor. 1ª ed. São Paulo: Riemma Editora, 2020
LÃœDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D.
A. André. 2ª ed – [Reimpr.], Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.
MACEDO, E. F. Parâmetros curriculares nacionais: a falácia de seus temas transversais.
Artigo disponível no livro: Currículo: Políticas e Práticas/ Antonio Flavio Barbosa Moreira
(org.) – Campinas: Papirus, 1999. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e
Caribe. Recomendações sobre os princípios e as boas práticas de educação e
conscientização financeira. 2005. Disponível em < https://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation/%5bPT%5d%20Recomendação%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educação%20F
inanceira%202005%20.pdf> Acesso em 26.jul.2021.
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos
professores e o desafio da avaliação. Tradução> Claudia Schiliing e Fatima Murad. Porto
Alegre: Artmed Editora, 2002. 176p.
PUCCI, R. H. P., SOUZA, T. A. Formação continuada de professores da educação básica
no contexto de implementação da BNCC - In: BNCC em cenários atuais [livro eletrônico]:
currículo, ensino e a formação docente / organização Micheli Bordoli Amestoy, Ivanio
Folmer, Gabriella Eldereti Machado. 1ed. Santa Maria, RS. Arco Editores: 2021. (p.11-26).
RIFIKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis de empregos e a
redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.
SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania.
Tradução Ernani Rosa. 1ª ed. - Porto Alegre, RJ: Artmed Editora, 2002.
SACRISTAN, J. G. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo 1.ed. Porto Alegre: Penso
544 p.
3 Notícias e textos em veículos de imprensa
BC. BC lança expansão nacional do programa Aprender Valor. Disponível em: <
https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/553/noticia > Acesso em 28.jul.2021.
LEWGOY, J. Educação financeira nas escolas fica para trás em meio àdemocratização
de investimentos. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/educacaofinanceira/noticia/2021/06/22/educacao-financeira-nas-escolas-fica-para-tras-em-meio-ademocratizacao-de-investimentos.ghtml> Acesso em 28/07/21
MEC. Assessoria de comunicação social. Conferências sobre educação financeira
acontecerão em maio. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35987-
educacao-financeira> Acesso em 28.jul.2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.