Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC

Autores/as

  • Thiago Vieira de Matos CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Fabiana Ignacio Centro Paula Souza
  • Aline Wanderley Camisassa Ditta Centro Paula Souza
  • Rodrigo Avella Ramirez Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_06

Resumen

Este artigo objetiva investigar como a inserção da Educação Financeira (EF) na educação básica é tratada pela BNCC. Busca-se fundamentação teórica na área de educação e na Legislação Brasileira para que se explorem os conceitos trazidos pela BNCC. A análise da inserção da EF na BNCC mostrase importante e necessária considerando o relevante impacto do conhecimento de Educação Financeira para a formação do jovem, para a construção do seu projeto de vida e sua inserção no mundo do trabalho de forma consciente, crítica e cidadã. Dessa forma, para alcançar o objetivo proposto, utilizase a análise documental como eixo metodológico. Os resultados indicam que, mesmo a normativa trazendo a Educação Financeira como um tema transversal e de relevância em várias áreas de estudo, ainda não está claro como o assunto pode ser implantado e desenvolvido pelas instituições de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Vieira de Matos, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação pelo Centro Paula Souza - SP (2021 - 2022), graduado em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2016) e especializado em Finanças Corporativas pelo Centro Universitário FECAP(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Gestão Educacional e Docência.

Citas

1 Referências legais

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível

em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 jul.2021.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação

Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e

Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes

Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.

Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 13448-

diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16 jul. 2021.

BRASIL. Decreto N 5.685 de 25 de janeiro de 2006. Disponível em

<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5685-25-janeiro-2006-540598-

publicacaooriginal-41102-pe.html> Acesso em 27.jul.2021.

BRASIL. Deliberação N° 3 de 31 de maio de 2007. Disponível em

<https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/05-08-2014-COREMECDeliberacao3.pdf> Acesso em 27.jul.2021.

BRASIL. Decreto 7397 de 22/12/20210 que institui a ENEF. Disponível em

<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm> Acesso em

jul.2021.

BRASIL. Decreto 10 393 de 9 de junho de 2020, institui a nova ENEF.

Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-

/2020/Decreto/D10393.htm#art10> Acesso em 28.jul.2021.

BRASIL. Lei 12.796 de 4 De Abril De 2013. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm> Acesso em

jul.2021.

BRASIL. Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm >Acesso em:

jul.2021.

2 Referências bibliográficas

BRITTO, Reginaldo R. Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica.

Universidade Federal de Juiz de Fora - Instituto de Ciências Exatas - Pós-graduação em

Educação Matemática - Mestrado profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora-MG,

FORTE, C. (org.). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF): em busca de um

Brasil melhor. 1ª ed. São Paulo: Riemma Editora, 2020

LÃœDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas / Menga Lüdke, Marli E. D.

A. André. 2ª ed – [Reimpr.], Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

MACEDO, E. F. Parâmetros curriculares nacionais: a falácia de seus temas transversais.

Artigo disponível no livro: Currículo: Políticas e Práticas/ Antonio Flavio Barbosa Moreira

(org.) – Campinas: Papirus, 1999. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

OCDE. Centro OCDE/CVM de Educação e alfabetização financeira para América Latina e

Caribe. Recomendações sobre os princípios e as boas práticas de educação e

conscientização financeira. 2005. Disponível em < https://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation/%5bPT%5d%20Recomendação%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educação%20F

inanceira%202005%20.pdf> Acesso em 26.jul.2021.

PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos

professores e o desafio da avaliação. Tradução> Claudia Schiliing e Fatima Murad. Porto

Alegre: Artmed Editora, 2002. 176p.

PUCCI, R. H. P., SOUZA, T. A. Formação continuada de professores da educação básica

no contexto de implementação da BNCC - In: BNCC em cenários atuais [livro eletrônico]:

currículo, ensino e a formação docente / organização Micheli Bordoli Amestoy, Ivanio

Folmer, Gabriella Eldereti Machado. 1ed. Santa Maria, RS. Arco Editores: 2021. (p.11-26).

RIFIKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis de empregos e a

redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.

SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania.

Tradução Ernani Rosa. 1ª ed. - Porto Alegre, RJ: Artmed Editora, 2002.

SACRISTAN, J. G. Saberes e Incertezas Sobre o Currículo 1.ed. Porto Alegre: Penso

544 p.

3 Notícias e textos em veículos de imprensa

BC. BC lança expansão nacional do programa Aprender Valor. Disponível em: <

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/553/noticia > Acesso em 28.jul.2021.

LEWGOY, J. Educação financeira nas escolas fica para trás em meio àdemocratização

de investimentos. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/educacaofinanceira/noticia/2021/06/22/educacao-financeira-nas-escolas-fica-para-tras-em-meio-ademocratizacao-de-investimentos.ghtml> Acesso em 28/07/21

MEC. Assessoria de comunicação social. Conferências sobre educação financeira

acontecerão em maio. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35987-

educacao-financeira> Acesso em 28.jul.2021.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Matos, T. V. de, Ignacio, F., Ditta, A. W. C., & Ramirez, R. A. (2022). Educação financeira como tema transversal na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(3), 1–18. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_06

Número

Sección

Temas Relacionados

Métrica

Artículos más leídos del mismo autor/a