TopPlaces: aplicativo mobile para valorização e avaliação de pontos turísticos da cidade de Indaiatuba, SP
Resumo
Com crescimento considerável das áreas urbanas em todo mundo, deu-se a proliferação de espaços de convívio e lazer coletivos, como parques, memoriais, praças, pontos turísticos que, por fatores diversos, acabam ficando abandonados e depredados. Essa falta de manutenção acaba causando diversos problemas, como a falta de segurança, focos de proliferação de doenças (dengue, leptospirose e zica), acúmulo de lixo etc. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que desenvolveu o TopPlaces, aplicação mobile colaborativa para avaliação e valorização dos pontos turismo e lazer da cidade de Indaiatuba-SP, o intuito foi dar visibilidade, aos órgãos responsáveis, dos pontos em que a manutenção se faz necessária. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental. Os resultados comprovaram a relevância do aplicativo que se mostrou plenamente recomendável, avaliado pelos usuários com nota 8,96.
Downloads
Referências
ALEX, S. Projeto Praça – Convívio e Exclusão no Espaço Público. São Paulo, Senac, 2008. 291 p.
BRILHANTE, M. N. Análise comparativa de guias turísticos em formato de aplicativo: Lonely Planet e mTrip, 2014. Disponível em:<https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/donwload/7956/4522>..Acesso em: 30 set. 2018.
BROHMAN, J. Novos rumos no turismo para o desenvolvimento do terceiro mundo. v. 23, 1996.
BROHMAN, J. New directions in tourism for third world development. Annals of Tourism Research, v. 23, n. 1, 1996, p. 48-70.
CASTELLS, M. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra,1999. 632. p.v.1.
CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995. 95 p.
CUNHA, J.M.A.et al. O aplicativo Clube Zoom e sua contribuição à comunicação: lazer e turismo na cidade de Parnaíba/Piauí, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/16485/10376>.Acesso em: 30 out. 2018.
DUARTE, F. C. RBTour – Sistema de Informação Turística, 2012. Disponível em: < http://rdigital.unicv.edu.cv/handle/123456789/89?mode=full >. Acesso em: 30 mar. 2018.
FARIAS, A. et al. Comunicação Interativa: Aplicativo para Dispositivos Móveis voltados ao turismo em Belém do Pará, 2013. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/norte2013/expocom/EX34-0356-1.pdf> Acesso em: 30 dez. 3018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.
LAGE, B.H.G; MILONE, P.C. Turismo: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000. 376 p.
MACALÃO, P. R. Check in Poa: Um aplicativo android para turistas em Porto Alegre, 2013. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/86434>. Acesso em: 30 mar 2018.
MENDONÇA, Gisely. Reviva Manaus- Aplicativo Mobile do Principais Monumentos Históricos da Cidade de Manaus. 2012. 65f. Monografia (Tecnologia em Design) - Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Manaus.
OLIVEIRA, J. et al. FindTrip: Um Aplicativo Móvel para o Turismo Inteligente na Cidade do Natal, 2014. Disponível em: < http://smartmetropolis.imd.ufrn.br/ workshops/2016/papers/ST1-4.pdf >. Acesso em: 30 fev. 2018.
VINICIUS, M. Aplicativo para celular “Praças WiFi Livre SP†já está disponível para download no site do programa, 2015. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/seCretarias/inovacao/noticias/?p=19936>. Acesso em: 30 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.