CURACIÓN DE CONTENIDOS DIGITALES EN EDUCACIÓN CORPORATIVA A DISTANCIA DE MÚLTIPLES BANCOS
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_01Palabras clave:
Educação a Distância, Metodologias Ativas, Universidade CorporativaResumen
Este artículo analiza cómo la curación de la información influye en la contextualización de los contenidos noticiosos en el entorno digital. El objetivo del trabajo es identificar las aplicaciones de la curación de contenidos digitales en la educación corporativa a distancia en múltiples bancos, impulsando el aprendizaje organizacional. El problema de investigación aborda la relevancia de la curación de contenidos digitales para comprender sus contribuciones al aprendizaje de personas y organizaciones. El método de investigación adoptado fue el análisis documental relacionado con instituciones financieras brasileñas con plataformas educativas en línea abiertas al público. Los resultados indican la existencia de un modelo que ayuda a los gestores en la formación de centros curatoriales en instituciones educativas y orienta a los docentes/curadores en la creación de metodologías activas alineadas con los contenidos y perfil de los estudiantes.
Palabras clave: Educación a Distancia; Metodologías Activas; Universidad Corporativa.
Descargas
Citas
ABBOT, Daisy. What is digital curation? Edimburgo: Digital Curation Centre, 2008. Disponível em: https://era.ed.ac.uk/bitstream/handle/1842/3362/Abbott%20What%20is%20digital%20cration_%20_%20Digital%20Curation%20Centre%234291.html?sequence=1. Acesso em: 16 jun. 2024.
ALEIXO, L. et al. O gestor e curador da informação. Natal: EDUFRN, 2020.
ALPERSTEDT, Cristiane. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição.
Revista de Administração Contemporânea. [S.I.] v. 5, n. 3, p.149-165, 2001. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rac/a/DMtsDSy4gwPXxnV344nJr7L/. Acesso em: 16 jun. 2024.
ALVES, Paulo Roberto. Universidade corporativa em bancos. Augusto Guzzo Revista
Acadêmica. p.109-120, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/ profile/Paulo 17
Alves/publication/279694687_Universidade_corporativa_em_bancos/links/56c75a0108ae5488
f0d2cdc7/Universidade-corporativa-em-bancos.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.
AMARAL, Adriana. Curadoria de informação e conteúdo na web: Uma abordagem cultural.
Separata de: CORREA, Elizabeth Nicolau Saad et al. Curadoria digital e o campo da
comunicação. 1. ed. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo,
ISBN 978-85-7205-097-5. Disponível em: https://www.santoandre.sp.gov.br/
biblioteca/pesquisa/ebooks/343470.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.
AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York. Holt, Rinehart and
Winston, 1968.
AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro:
Interamericana, 1980.
BACICH, L.; MORAN, J. et al. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto
Alegre: Penso, 2018.
BANCO DO BRASIL. 2024. Disponivel em: https://www.bb.com.br/site/sobre-nos/#/. Acesso
em: 25 jun.2024.
BASSANI, Patrícia Scherer; MAGNUS, Emanuele Biolo. Percursos de autoria em/na rede: o
processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de
aprendizagem. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. República Portuguesa,
v. 3, n. 1, 2020. Educação e Cibercultura: metodologias de pesquisa, curadoria e inovação
pedagógica. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21954. Acesso em:
jun. 2024.
BEHAR, Patrícia. Objetos de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.
BHARGAVA, Rohit. Manifesto for the content curator: the next big social media job of the
future? 2009. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2009/09/manifesto-for-the
contentcurator-the-next-big- social-media-job-of-the-future.html. Acesso em: 27 nov. 2021.
BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of content curation. 2011. Disponível em:
http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 27
nov. 2021.
BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. Tradução Érico Assis.
São Paulo: Edições Sesc, 2020.
BISPO, Marcelo de Souza. A aprendizagem organizacional baseada no conceito de prática:
contribuições de Silvia Gherardi. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 6, Edição Especial.
São Paulo, SP, nov/dez, 2013, p. 132–161.
BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956.
BRADESCO.
Sobre
o
Bradesco.
Disponível
em:
https://banco.bradesco/html/classic/sobre/index.shtm. Acesso em: 25 jun.2024.
BRANCO, Alessandra Rosa. O perfil das universidades corporativas no Brasil. RAM –
Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v.7, n.4, p.99-120, 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ram/a/hJqNvxpqgQgwFRPs9LwHDZb/?format=pdf&lang=pt. Acesso
em: 16 jun. 2024.
BRANDÃO, Hugo Pena et al. Estratégias de capacitação adotadas pela UniBB - Universidade
Corporativa Banco do Brasil: práticas inovadoras de educação corporativa. Revista Inclusão
Social, [S. l.], v. 7, n. 1, p.100–115, 2015. Disponível em: https://revista.ibict.br/
inclusao/article/view/1751. Acesso em: 16 jun. 2024.
BRASIL. Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional. Resolução conjunta nº 8, de
de dezembro de 2023. DOU, 21.12.2023. Brasília, DF. Disponível em:
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=453754. Aceso em: 18 jun. 2024.
BRASIL. MEC. Referenciais de qualidade para cursos a distância. 2003. Disponível em:
https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwrFRwtdpnNm0dAACqjz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG
zAzMEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1720064861/RO=10/RU=http%3a%2f%2fport
al.mec.gov.br%2fseed%2farquivos%2fpdf%2fReferenciaisdeEAD.pdf/RK=2/RS=cJiuE
S0LD1rIiNxH3hPAJInbXKM- Acesso em: 18 jun.2024.
CARVALHO, Andréa Vasconcelos. Curadoria de conteúdo: entre os desafios e as perspectivas
da gestão da informação digital. In: CARVALHO, Andréa Vasconcelos; BARBOSA NETO,
Pedro Alves. Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento. Natal:
EDUFRN, 2020.
CORDÃO, F.A. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo:
Editora Senac São Paulo, 2017.
CORREIA, Ana-Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista
Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–32, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.36884.
Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re
CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que
importa! Campinas: Papirus 7 Mares, 2015.
DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting
Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10,
p. 19–24, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044. Acesso em: 10 jun.2024.
DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente,
FELDMAN, Edmund Burke. Becoming Human Through Art: Aesthetic Experience in the
School. New Jersey: Prentice-Hall, 1970.
FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
GARCIA, M. S. S., & CZESZAK, W. Curadoria educacional: Práticas pedagógicas para
tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. São Paulo: Editora Senac, 2019.
GUALLAR, Javier; LEIVA-AGUILERA, J. El content curator: guia básica para el nuevo
profesional de internet. Barcelona: UOC, 2014.
–85,
GÓMEZ, A. B.; BELMONTE, M. L. Pedagogia sistêmica e desenvolvimento pessoal na
educação, questões a serem consideradas. Brazilian Applied Science Review, [S. l.], v. 5, n. 1,
p.
DOI:
34115/basrv5n1-006.
em:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/22647. Acesso em: 17
jun. 2024.
Disponível
GONCALVES, Teresa Cristina Bignardi. Curadoria de conteúdo educacional e suas
contribuições para a educação no INSS. In: Anais do Congresso Internacional de Gestão da
Previdência Social - Congeps. Anais. Brasília (DF) Instituto Serzedelo Côrrea, 2022.
Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congeps2022/573939- CURADORIA-DE
CONTEUDO-EDUCACIONAL-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-A- EDUCACAO-NO
INSS. Acesso em: 07/06/2024.
MACEDO, Roberto. Mais educação financeira. O Estado de São Paulo: Espaço aberto, São
Paulo, ed. n.45005, p. A2, 5 jan. 2017.
BANC CENTRAL DO BRASIL. Diretoria Colegiada. Resolução nº 2.099, de 17 de agosto de
Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 ago. 1994.
Disponível
em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1994/pdf/res_2099_v1_O.pdf.
Acesso em: 18 jun. 2024.
MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e
Ação – Revista do Departamento de Educação / UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul,
vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2017.
NOVAK, Joseph D. Novak. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press,
OLIVEIRA, Rosália Maria Silva. Curadoria de conteúdo como ferramenta de contexto para
a informação digital. São Paulo, 2014.
OECD. Recommendation on Principles and Good Practices For Financial Education and
Awareness. Recommendation of The Council. France, 2005.
OECD. OECD/INFE Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion. France,
OECD. Recommendation of the Council on Good Practices on Financial Education and
Awareness Relating to Credit, OECD/LEGAL/0370. France, 2020.
PERRENOUD, P. Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de
Aprendizagem In: Cadernos de Pesquisa, n° 106, novembro 1999, (traduction en portugais de
Professionnalisation du métier d'enseignant et développement de cycles d'apprentissage, in
Piron, V. et al. (dir.) Profession : instituteur, institutrice, du passé au présent vers un
conditionnel futur, Bruxelles, Communauté française de Belgique, 1997, pp. 103-117).
POLO ITAU SOCIAL. 2024. Disponível em: https://polo.org.br/ Acesso em 3 jun.2024.
REIS, Leide Costa Pereira dos; SILVA, Flaviana dos Santos; PAULA, Marlúbia Corrêa de.
Tendências de pesquisas em educação financeira: uma análise a partir do evento EBRAPEM.
Interação. Curitiba, v.21, n. 2, p.293-308, abr./jun. 2021. Disponível em:
https://scholar.archive.org/work/yjzkniucszgahc4y4hlyxjnaje/access/wayback/https://int
eracao.org/index.php/edicoes/article/download/172/120. Acesso em: 16 jun. 2024.
ROCHA, Diana Garibaldi da Richa; GOUVEIA, Luis Manuel Borges. Curadoria digital de
conteúdo e suas contribuições. Porto Alegre: Universidade Federal do Paraná (UFP), 2020.
ROCHA, Daiana; GOUVEIA, Luís Borges. Curadoria de Conteúdo na EAD: desafios da gestão
educacional no ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância,
[S. l.], v. 22, n. 1, 2024. DOI: 10.17143/rbaad.v22i1.665.
Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665. Acesso em: 3 jun. 2024.
ROSENBAUM, Steven. Curation Nation. New York: McGraw Hill, 2010.
SANTOS, L.R. Educação Financeira na Agenda da Responsabilidade Social Empresarial.
Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema Financeiro, [S. l.], v. 4, n. 39,
Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/boletimrsa/BOLRSA200902.pdf. Acesso
em: 3 jun. 2024.
SANTOS, J. A. A. D.; NASCIMENTO, R. P.; ANDRADE, R. O. B.; SANTOS, V. M. D. O
papel de uma Universidade Corporativa para o desenvolvimento da aprendizagem
organizacional: análise de uma empresa de serviços de saúde. Revista de Ciências da
Administração, v. 14, n. 34, p. 91-102, 2012.
SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar
Baptista. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill- Penso, 2013.
SANTANDER OPEN ACADEMY. 2024. Disponível em: https://www.
santanderopenacademy.com/pt_br/index.html. Acesso em 3 jun.2024.
SAWAIA, Bader Burihan. Transformação social: um objeto pertinente à psicologia social?
Revista Psicologia & Sociedade. [S.I.] v.26, n. spe. 2, p.4-17, 2014.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/Wx4KxGgWWrK57tqYxQS4Zhx/. Acesso em
jun. 2024.
SICREDI. 2024. Disponível em: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/. Acesso em: 25
jun.2024.
SILVA, C. S. G.; HESSEL, A. M. D. G. A docência como curadoria: experiências pedagógicas
no uso de tecnologias educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,
Araraquara, v. 16, n. 1, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13607. Disponível em:
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13607. Acesso em: 3 jun. 2024.
TANUS, Gabrielle Francinne; REIS, Débora Crystina; FERREIRA, Emanuelle Geórgia
Amaral; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. A prática da curadoria de conteúdo em um
projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
REBECIN, São Paulo, v. 9, p. 01-32, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.304.
UNIVERSIDADE
CAIXA PODER PÚBLICO. 2024. Disponível em:
https://universidade.caixa.gov.br/poderpublico/ Acesso em: 3 jun.2024.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA BANCO DO BRASIL. 2024. https://www.unibb.com.br/
home/saiba-mais/sobre-a-universidade/2 Acesso em: 3 jun.2024.
UNIVERSIDADE
todos
CORPORATIVA
BRADESCO.
Disponível
em:
https://www.unibrad.com.br/UniversidadeCorporativa/Unibrad. Acesso em: 3 jun.2024.
UNESCO. Relatório de monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação
para
em 2015; alcançaremos a meta? 2008. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159294. Acesso em: 3 jun.2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.