DIGITAL CONTENT CURATION IN CORPORATE DISTANCE LEARNING OF MULTIPLE BANKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_01

Keywords:

Educação a Distância, Metodologias Ativas, Universidade Corporativa

Abstract

This article discusses how information curation influences the contextualization of news content in the digital environment. The work aims to identify the applications of digital content curation in the distance corporate education of multiple banks, boosting organizational learning. The research problem addresses the relevance of digital content curation to understand its contributions to the learning of individuals and organizations. The research method adopted was the documentary analysis related to Brazilian financial institutions with online educational platforms open to the public. The results indicate the existence of a model that helps managers in the formation of curation centers in educational institutions and guides teachers/curators in the creation of active methodologies aligned with the content and the profile of students.

Keywords: Distance Education; Active Methodologies; Corporate University.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celi Langhi, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Denilson de Sousa Cordeiro, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza.

Thamires Clemente Castanha, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza.

Teresa Cristina Bignardi Gonçalves, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza

References

ABBOT, Daisy. What is digital curation? Edimburgo: Digital Curation Centre, 2008. Disponível em: https://era.ed.ac.uk/bitstream/handle/1842/3362/Abbott%20What%20is%20digital%20cration_%20_%20Digital%20Curation%20Centre%234291.html?sequence=1. Acesso em: 16 jun. 2024.

ALEIXO, L. et al. O gestor e curador da informação. Natal: EDUFRN, 2020.

ALPERSTEDT, Cristiane. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição.

Revista de Administração Contemporânea. [S.I.] v. 5, n. 3, p.149-165, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rac/a/DMtsDSy4gwPXxnV344nJr7L/. Acesso em: 16 jun. 2024.

ALVES, Paulo Roberto. Universidade corporativa em bancos. Augusto Guzzo Revista

Acadêmica. p.109-120, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/ profile/Paulo 17

Alves/publication/279694687_Universidade_corporativa_em_bancos/links/56c75a0108ae5488

f0d2cdc7/Universidade-corporativa-em-bancos.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

AMARAL, Adriana. Curadoria de informação e conteúdo na web: Uma abordagem cultural.

Separata de: CORREA, Elizabeth Nicolau Saad et al. Curadoria digital e o campo da

comunicação. 1. ed. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo,

ISBN 978-85-7205-097-5. Disponível em: https://www.santoandre.sp.gov.br/

biblioteca/pesquisa/ebooks/343470.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York. Holt, Rinehart and

Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro:

Interamericana, 1980.

BACICH, L.; MORAN, J. et al. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto

Alegre: Penso, 2018.

BANCO DO BRASIL. 2024. Disponivel em: https://www.bb.com.br/site/sobre-nos/#/. Acesso

em: 25 jun.2024.

BASSANI, Patrícia Scherer; MAGNUS, Emanuele Biolo. Percursos de autoria em/na rede: o

processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de

aprendizagem. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. República Portuguesa,

v. 3, n. 1, 2020. Educação e Cibercultura: metodologias de pesquisa, curadoria e inovação

pedagógica. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21954. Acesso em:

jun. 2024.

BEHAR, Patrícia. Objetos de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.

BHARGAVA, Rohit. Manifesto for the content curator: the next big social media job of the

future? 2009. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2009/09/manifesto-for-the

contentcurator-the-next-big- social-media-job-of-the-future.html. Acesso em: 27 nov. 2021.

BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of content curation. 2011. Disponível em:

http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 27

nov. 2021.

BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. Tradução Érico Assis.

São Paulo: Edições Sesc, 2020.

BISPO, Marcelo de Souza. A aprendizagem organizacional baseada no conceito de prática:

contribuições de Silvia Gherardi. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 6, Edição Especial.

São Paulo, SP, nov/dez, 2013, p. 132–161.

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956.

BRADESCO.

Sobre

o

Bradesco.

Disponível

em:

https://banco.bradesco/html/classic/sobre/index.shtm. Acesso em: 25 jun.2024.

BRANCO, Alessandra Rosa. O perfil das universidades corporativas no Brasil. RAM –

Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v.7, n.4, p.99-120, 2006. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ram/a/hJqNvxpqgQgwFRPs9LwHDZb/?format=pdf&lang=pt. Acesso

em: 16 jun. 2024.

BRANDÃO, Hugo Pena et al. Estratégias de capacitação adotadas pela UniBB - Universidade

Corporativa Banco do Brasil: práticas inovadoras de educação corporativa. Revista Inclusão

Social, [S. l.], v. 7, n. 1, p.100–115, 2015. Disponível em: https://revista.ibict.br/

inclusao/article/view/1751. Acesso em: 16 jun. 2024.

BRASIL. Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional. Resolução conjunta nº 8, de

de dezembro de 2023. DOU, 21.12.2023. Brasília, DF. Disponível em:

https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=453754. Aceso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. MEC. Referenciais de qualidade para cursos a distância. 2003. Disponível em:

https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwrFRwtdpnNm0dAACqjz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG

zAzMEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1720064861/RO=10/RU=http%3a%2f%2fport

al.mec.gov.br%2fseed%2farquivos%2fpdf%2fReferenciaisdeEAD.pdf/RK=2/RS=cJiuE

S0LD1rIiNxH3hPAJInbXKM- Acesso em: 18 jun.2024.

CARVALHO, Andréa Vasconcelos. Curadoria de conteúdo: entre os desafios e as perspectivas

da gestão da informação digital. In: CARVALHO, Andréa Vasconcelos; BARBOSA NETO,

Pedro Alves. Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento. Natal:

EDUFRN, 2020.

CORDÃO, F.A. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo:

Editora Senac São Paulo, 2017.

CORREIA, Ana-Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista

Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–32, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.36884.

Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re

CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que

importa! Campinas: Papirus 7 Mares, 2015.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting

Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10,

p. 19–24, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044. Acesso em: 10 jun.2024.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente,

FELDMAN, Edmund Burke. Becoming Human Through Art: Aesthetic Experience in the

School. New Jersey: Prentice-Hall, 1970.

FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GARCIA, M. S. S., & CZESZAK, W. Curadoria educacional: Práticas pedagógicas para

tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. São Paulo: Editora Senac, 2019.

GUALLAR, Javier; LEIVA-AGUILERA, J. El content curator: guia básica para el nuevo

profesional de internet. Barcelona: UOC, 2014.

–85,

GÓMEZ, A. B.; BELMONTE, M. L. Pedagogia sistêmica e desenvolvimento pessoal na

educação, questões a serem consideradas. Brazilian Applied Science Review, [S. l.], v. 5, n. 1,

p.

DOI:

34115/basrv5n1-006.

em:

https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/22647. Acesso em: 17

jun. 2024.

Disponível

GONCALVES, Teresa Cristina Bignardi. Curadoria de conteúdo educacional e suas

contribuições para a educação no INSS. In: Anais do Congresso Internacional de Gestão da

Previdência Social - Congeps. Anais. Brasília (DF) Instituto Serzedelo Côrrea, 2022.

Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congeps2022/573939- CURADORIA-DE

CONTEUDO-EDUCACIONAL-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-A- EDUCACAO-NO

INSS. Acesso em: 07/06/2024.

MACEDO, Roberto. Mais educação financeira. O Estado de São Paulo: Espaço aberto, São

Paulo, ed. n.45005, p. A2, 5 jan. 2017.

BANC CENTRAL DO BRASIL. Diretoria Colegiada. Resolução nº 2.099, de 17 de agosto de

Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 ago. 1994.

Disponível

em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1994/pdf/res_2099_v1_O.pdf.

Acesso em: 18 jun. 2024.

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e

Ação – Revista do Departamento de Educação / UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul,

vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas

tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2017.

NOVAK, Joseph D. Novak. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press,

OLIVEIRA, Rosália Maria Silva. Curadoria de conteúdo como ferramenta de contexto para

a informação digital. São Paulo, 2014.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices For Financial Education and

Awareness. Recommendation of The Council. France, 2005.

OECD. OECD/INFE Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion. France,

OECD. Recommendation of the Council on Good Practices on Financial Education and

Awareness Relating to Credit, OECD/LEGAL/0370. France, 2020.

PERRENOUD, P. Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de

Aprendizagem In: Cadernos de Pesquisa, n° 106, novembro 1999, (traduction en portugais de

Professionnalisation du métier d'enseignant et développement de cycles d'apprentissage, in

Piron, V. et al. (dir.) Profession : instituteur, institutrice, du passé au présent vers un

conditionnel futur, Bruxelles, Communauté française de Belgique, 1997, pp. 103-117).

POLO ITAU SOCIAL. 2024. Disponível em: https://polo.org.br/ Acesso em 3 jun.2024.

REIS, Leide Costa Pereira dos; SILVA, Flaviana dos Santos; PAULA, Marlúbia Corrêa de.

Tendências de pesquisas em educação financeira: uma análise a partir do evento EBRAPEM.

Interação. Curitiba, v.21, n. 2, p.293-308, abr./jun. 2021. Disponível em:

https://scholar.archive.org/work/yjzkniucszgahc4y4hlyxjnaje/access/wayback/https://int

eracao.org/index.php/edicoes/article/download/172/120. Acesso em: 16 jun. 2024.

ROCHA, Diana Garibaldi da Richa; GOUVEIA, Luis Manuel Borges. Curadoria digital de

conteúdo e suas contribuições. Porto Alegre: Universidade Federal do Paraná (UFP), 2020.

ROCHA, Daiana; GOUVEIA, Luís Borges. Curadoria de Conteúdo na EAD: desafios da gestão

educacional no ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância,

[S. l.], v. 22, n. 1, 2024. DOI: 10.17143/rbaad.v22i1.665.

Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665. Acesso em: 3 jun. 2024.

ROSENBAUM, Steven. Curation Nation. New York: McGraw Hill, 2010.

SANTOS, L.R. Educação Financeira na Agenda da Responsabilidade Social Empresarial.

Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema Financeiro, [S. l.], v. 4, n. 39,

Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/boletimrsa/BOLRSA200902.pdf. Acesso

em: 3 jun. 2024.

SANTOS, J. A. A. D.; NASCIMENTO, R. P.; ANDRADE, R. O. B.; SANTOS, V. M. D. O

papel de uma Universidade Corporativa para o desenvolvimento da aprendizagem

organizacional: análise de uma empresa de serviços de saúde. Revista de Ciências da

Administração, v. 14, n. 34, p. 91-102, 2012.

SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar

Baptista. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill- Penso, 2013.

SANTANDER OPEN ACADEMY. 2024. Disponível em: https://www.

santanderopenacademy.com/pt_br/index.html. Acesso em 3 jun.2024.

SAWAIA, Bader Burihan. Transformação social: um objeto pertinente à psicologia social?

Revista Psicologia & Sociedade. [S.I.] v.26, n. spe. 2, p.4-17, 2014.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/Wx4KxGgWWrK57tqYxQS4Zhx/. Acesso em

jun. 2024.

SICREDI. 2024. Disponível em: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/. Acesso em: 25

jun.2024.

SILVA, C. S. G.; HESSEL, A. M. D. G. A docência como curadoria: experiências pedagógicas

no uso de tecnologias educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,

Araraquara, v. 16, n. 1, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13607. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13607. Acesso em: 3 jun. 2024.

TANUS, Gabrielle Francinne; REIS, Débora Crystina; FERREIRA, Emanuelle Geórgia

Amaral; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. A prática da curadoria de conteúdo em um

projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

REBECIN, São Paulo, v. 9, p. 01-32, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.304.

UNIVERSIDADE

CAIXA PODER PÚBLICO. 2024. Disponível em:

https://universidade.caixa.gov.br/poderpublico/ Acesso em: 3 jun.2024.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA BANCO DO BRASIL. 2024. https://www.unibb.com.br/

home/saiba-mais/sobre-a-universidade/2 Acesso em: 3 jun.2024.

UNIVERSIDADE

todos

CORPORATIVA

BRADESCO.

Disponível

em:

https://www.unibrad.com.br/UniversidadeCorporativa/Unibrad. Acesso em: 3 jun.2024.

UNESCO. Relatório de monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação

para

em 2015; alcançaremos a meta? 2008. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159294. Acesso em: 3 jun.2024.

Published

2025-02-28

How to Cite

Langhi, C., Cordeiro, D. de S., Castanha, T. C., & Gonçalves, T. C. B. (2025). DIGITAL CONTENT CURATION IN CORPORATE DISTANCE LEARNING OF MULTIPLE BANKS. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(3), 1–20. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_01

Issue

Section

Gestão Empresarial

Metrics

Most read articles by the same author(s)