Técnica, tecnologia e inovação no âmbito da educação corporativa
ressignificação de conceitos
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n01_07Palavras-chave:
Educação Corporativa, Técnica, Tecnologia, InovaçãoResumo
Educação, conhecimento, poder, tecnologia e inovação são conceitos cujos vínculos estão presentes em todas as relações humanas, em todos os momentos históricos e em todos os lugares. Um dos contextos nos quais a conexão entre esses conceitos demonstra grande relevância é o ambiente corporativo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre a possibilidade de ressignificação dos conceitos de técnica, tecnologia e inovação no âmbito da Educação Corporativa. Como método de pesquisa, foi empregada a revisão de literatura. Os resultados da pesquisa demonstram que esses conceitos podem ser empregados na gestão de pessoas e na gestão de conhecimento. Conclui-se que as reflexões a partir dessa temática podem alavancar os resultados das estratégias de ensino e aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de pessoas e de organizações.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017.
CABRAL, J. A.; RANGEL, R. R.; JUNIO, N. P. A. Educação corporativa como geradora de vantagem competitiva para as organizações, em ambiente de rápidas mudanças. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 39303-39316, 2021.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto alegre: Penso, 2018.
CORDEIRO, D. S. Educação corporativa no ambiente militar: práticas no contexto de uma subdivisão da Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) - Programa de Mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
DOS SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de Schumpeter. Caderno de Administração, v. 5, n. 1, 2011.
ECHER, I. C. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001.
FAVA, R. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.
FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016.
FIGUEIREDO, A. D. Inovar em Educação, Educar para a Inovação. In FERNANDES, D. (Org.). Avaliação em Educação: Olhares Sobre uma Prática Social Incontornável. Pinhais, Brasil: Editora Melo, 2011.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papiros, 2015.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MEDEIROS, J. A.; MEDEIROS, L. A. O que é tecnologia. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO (OCED). Departamento Estatístico da Comunidade Europeia; BRASIL. Financiadora de Estudos e Projetos. Manual de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Brasília, 1997. 136 p. Disponível em: www.finep.org.br. Acessado em: 2 jun. 2022.
REIS, G. G.; SILVA, L. M. T.; EBOLI, M. P. A prática reflexiva e suas contribuições para a Educação Corporativa. REGE, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 403-419, out./dez. 2010.
SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
TERRA, J. C. C. (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.