Técnica, tecnologia e inovação no âmbito da educação corporativa

ressignificação de conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n01_07

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Técnica, Tecnologia, Inovação

Resumo

Educação, conhecimento, poder, tecnologia e inovação são conceitos cujos vínculos estão presentes em todas as relações humanas, em todos os momentos históricos e em todos os lugares. Um dos contextos nos quais a conexão entre esses conceitos demonstra grande relevância é o ambiente corporativo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre a possibilidade de ressignificação dos conceitos de técnica, tecnologia e inovação no âmbito da Educação Corporativa. Como método de pesquisa, foi empregada a revisão de literatura. Os resultados da pesquisa demonstram que esses conceitos podem ser empregados na gestão de pessoas e na gestão de conhecimento. Conclui-se que as reflexões a partir dessa temática podem alavancar os resultados das estratégias de ensino e aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de pessoas e de organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pelo IPUSP, Mestre em Comunicação Social pela UMESP, Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza. Professora da Franklin Covey Education, Consultora de Empresas na área de Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa.

Denilson de Sousa Cordeiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (São Paulo-SP). Especializado em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade Paulista. Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista.

Edna Mataruco Duarte, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Ensino de Ciências e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Tecnologias Digitais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-graduação em Tecnologias em Segurança de Sistemas e Ambientes pela FASP. Professora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017.

CABRAL, J. A.; RANGEL, R. R.; JUNIO, N. P. A. Educação corporativa como geradora de vantagem competitiva para as organizações, em ambiente de rápidas mudanças. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 39303-39316, 2021.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto alegre: Penso, 2018.

CORDEIRO, D. S. Educação corporativa no ambiente militar: práticas no contexto de uma subdivisão da Força Aérea Brasileira. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) - Programa de Mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

DOS SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de Schumpeter. Caderno de Administração, v. 5, n. 1, 2011.

ECHER, I. C. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001.

FAVA, R. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016.

FIGUEIREDO, A. D. Inovar em Educação, Educar para a Inovação. In FERNANDES, D. (Org.). Avaliação em Educação: Olhares Sobre uma Prática Social Incontornável. Pinhais, Brasil: Editora Melo, 2011.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papiros, 2015.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MEDEIROS, J. A.; MEDEIROS, L. A. O que é tecnologia. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO (OCED). Departamento Estatístico da Comunidade Europeia; BRASIL. Financiadora de Estudos e Projetos. Manual de Oslo. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Brasília, 1997. 136 p. Disponível em: www.finep.org.br. Acessado em: 2 jun. 2022.

REIS, G. G.; SILVA, L. M. T.; EBOLI, M. P. A prática reflexiva e suas contribuições para a Educação Corporativa. REGE, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 403-419, out./dez. 2010.

SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

TERRA, J. C. C. (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

Downloads

Publicado

30/10/2023

Como Citar

Langhi, C., Cordeiro, D. de S., & Duarte, E. M. (2023). Técnica, tecnologia e inovação no âmbito da educação corporativa: ressignificação de conceitos. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(1), 1–16. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n01_07

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.