Curadoria de conteúdo digital na educação corporativa a distância de bancos múltiplos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_01

Palavras-chave:

Educação a Distância, Metodologias Ativas, Universidade Corporativa

Resumo

O artigo discute como a curadoria de informação influencia a contextualização de conteúdo noticioso no meio digital. O objetivo do trabalho é identificar as aplicações da curadoria de conteúdo digital na educação corporativa a distância de bancos múltiplos, impulsionando a aprendizagem organizacional. O problema de pesquisa aborda a relevância da curadoria de conteúdo digital para compreensão de suas contribuições para a aprendizagem de pessoas e organizações. O método de pesquisa adotado foi a análise documental relacionada a instituições financeiras brasileiras com plataformas educacionais on-line abertas ao público. Os resultados indicam existência de modelo que auxilia gestores na formação de núcleos de curadoria em instituições de ensino e orienta professores/curadores na criação de metodologias ativas alinhadas ao conteúdo e ao perfil dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Langhi, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Denilson de Sousa Cordeiro, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza.

Thamires Clemente Castanha, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza.

Teresa Cristina Bignardi Gonçalves, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza

Referências

ABBOT, Daisy. What is digital curation? Edimburgo: Digital Curation Centre, 2008. Disponível em: https://era.ed.ac.uk/bitstream/handle/1842/3362/Abbott%20What%20is%20digital%20cration_%20_%20Digital%20Curation%20Centre%234291.html?sequence=1. Acesso em: 16 jun. 2024.

ALEIXO, L. et al. O gestor e curador da informação. Natal: EDUFRN, 2020.

ALPERSTEDT, Cristiane. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição.

Revista de Administração Contemporânea. [S.I.] v. 5, n. 3, p.149-165, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rac/a/DMtsDSy4gwPXxnV344nJr7L/. Acesso em: 16 jun. 2024.

ALVES, Paulo Roberto. Universidade corporativa em bancos. Augusto Guzzo Revista

Acadêmica. p.109-120, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/ profile/Paulo 17

Alves/publication/279694687_Universidade_corporativa_em_bancos/links/56c75a0108ae5488

f0d2cdc7/Universidade-corporativa-em-bancos.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

AMARAL, Adriana. Curadoria de informação e conteúdo na web: Uma abordagem cultural.

Separata de: CORREA, Elizabeth Nicolau Saad et al. Curadoria digital e o campo da

comunicação. 1. ed. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo,

ISBN 978-85-7205-097-5. Disponível em: https://www.santoandre.sp.gov.br/

biblioteca/pesquisa/ebooks/343470.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. New York. Holt, Rinehart and

Winston, 1968.

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro:

Interamericana, 1980.

BACICH, L.; MORAN, J. et al. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto

Alegre: Penso, 2018.

BANCO DO BRASIL. 2024. Disponivel em: https://www.bb.com.br/site/sobre-nos/#/. Acesso

em: 25 jun.2024.

BASSANI, Patrícia Scherer; MAGNUS, Emanuele Biolo. Percursos de autoria em/na rede: o

processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de

aprendizagem. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. República Portuguesa,

v. 3, n. 1, 2020. Educação e Cibercultura: metodologias de pesquisa, curadoria e inovação

pedagógica. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/21954. Acesso em:

jun. 2024.

BEHAR, Patrícia. Objetos de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2019.

BHARGAVA, Rohit. Manifesto for the content curator: the next big social media job of the

future? 2009. Disponível em: http://www.rohitbhargava.com/2009/09/manifesto-for-the

contentcurator-the-next-big- social-media-job-of-the-future.html. Acesso em: 27 nov. 2021.

BHARGAVA, Rohit. The 5 Models of content curation. 2011. Disponível em:

http://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 27

nov. 2021.

BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. Tradução Érico Assis.

São Paulo: Edições Sesc, 2020.

BISPO, Marcelo de Souza. A aprendizagem organizacional baseada no conceito de prática:

contribuições de Silvia Gherardi. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 14, n. 6, Edição Especial.

São Paulo, SP, nov/dez, 2013, p. 132–161.

BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956.

BRADESCO.

Sobre

o

Bradesco.

Disponível

em:

https://banco.bradesco/html/classic/sobre/index.shtm. Acesso em: 25 jun.2024.

BRANCO, Alessandra Rosa. O perfil das universidades corporativas no Brasil. RAM –

Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v.7, n.4, p.99-120, 2006. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ram/a/hJqNvxpqgQgwFRPs9LwHDZb/?format=pdf&lang=pt. Acesso

em: 16 jun. 2024.

BRANDÃO, Hugo Pena et al. Estratégias de capacitação adotadas pela UniBB - Universidade

Corporativa Banco do Brasil: práticas inovadoras de educação corporativa. Revista Inclusão

Social, [S. l.], v. 7, n. 1, p.100–115, 2015. Disponível em: https://revista.ibict.br/

inclusao/article/view/1751. Acesso em: 16 jun. 2024.

BRASIL. Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional. Resolução conjunta nº 8, de

de dezembro de 2023. DOU, 21.12.2023. Brasília, DF. Disponível em:

https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=453754. Aceso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. MEC. Referenciais de qualidade para cursos a distância. 2003. Disponível em:

https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwrFRwtdpnNm0dAACqjz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG

zAzMEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1720064861/RO=10/RU=http%3a%2f%2fport

al.mec.gov.br%2fseed%2farquivos%2fpdf%2fReferenciaisdeEAD.pdf/RK=2/RS=cJiuE

S0LD1rIiNxH3hPAJInbXKM- Acesso em: 18 jun.2024.

CARVALHO, Andréa Vasconcelos. Curadoria de conteúdo: entre os desafios e as perspectivas

da gestão da informação digital. In: CARVALHO, Andréa Vasconcelos; BARBOSA NETO,

Pedro Alves. Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento. Natal:

EDUFRN, 2020.

CORDÃO, F.A. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo:

Editora Senac São Paulo, 2017.

CORREIA, Ana-Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista

Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 14–32, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2018.36884.

Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re

CORTELLA, M. S.; DIMENSTEIN, G. A era da curadoria: o que importa é saber o que

importa! Campinas: Papirus 7 Mares, 2015.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. The Five Cs of Digital Curation: Supporting

Twenty-First-Century Teaching and Learning. InSight: A Journal of Scholarly Teaching, v. 10,

p. 19–24, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1074044. Acesso em: 10 jun.2024.

DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente,

FELDMAN, Edmund Burke. Becoming Human Through Art: Aesthetic Experience in the

School. New Jersey: Prentice-Hall, 1970.

FREIRE, Paulo. A educação como prática para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GARCIA, M. S. S., & CZESZAK, W. Curadoria educacional: Práticas pedagógicas para

tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. São Paulo: Editora Senac, 2019.

GUALLAR, Javier; LEIVA-AGUILERA, J. El content curator: guia básica para el nuevo

profesional de internet. Barcelona: UOC, 2014.

–85,

GÓMEZ, A. B.; BELMONTE, M. L. Pedagogia sistêmica e desenvolvimento pessoal na

educação, questões a serem consideradas. Brazilian Applied Science Review, [S. l.], v. 5, n. 1,

p.

DOI:

34115/basrv5n1-006.

em:

https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/22647. Acesso em: 17

jun. 2024.

Disponível

GONCALVES, Teresa Cristina Bignardi. Curadoria de conteúdo educacional e suas

contribuições para a educação no INSS. In: Anais do Congresso Internacional de Gestão da

Previdência Social - Congeps. Anais. Brasília (DF) Instituto Serzedelo Côrrea, 2022.

Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congeps2022/573939- CURADORIA-DE

CONTEUDO-EDUCACIONAL-E-SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-A- EDUCACAO-NO

INSS. Acesso em: 07/06/2024.

MACEDO, Roberto. Mais educação financeira. O Estado de São Paulo: Espaço aberto, São

Paulo, ed. n.45005, p. A2, 5 jan. 2017.

BANC CENTRAL DO BRASIL. Diretoria Colegiada. Resolução nº 2.099, de 17 de agosto de

Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 ago. 1994.

Disponível

em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1994/pdf/res_2099_v1_O.pdf.

Acesso em: 18 jun. 2024.

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e

Ação – Revista do Departamento de Educação / UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul,

vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas

tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Editora Papirus, 2017.

NOVAK, Joseph D. Novak. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press,

OLIVEIRA, Rosália Maria Silva. Curadoria de conteúdo como ferramenta de contexto para

a informação digital. São Paulo, 2014.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices For Financial Education and

Awareness. Recommendation of The Council. France, 2005.

OECD. OECD/INFE Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion. France,

OECD. Recommendation of the Council on Good Practices on Financial Education and

Awareness Relating to Credit, OECD/LEGAL/0370. France, 2020.

PERRENOUD, P. Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de

Aprendizagem In: Cadernos de Pesquisa, n° 106, novembro 1999, (traduction en portugais de

Professionnalisation du métier d'enseignant et développement de cycles d'apprentissage, in

Piron, V. et al. (dir.) Profession : instituteur, institutrice, du passé au présent vers un

conditionnel futur, Bruxelles, Communauté française de Belgique, 1997, pp. 103-117).

POLO ITAU SOCIAL. 2024. Disponível em: https://polo.org.br/ Acesso em 3 jun.2024.

REIS, Leide Costa Pereira dos; SILVA, Flaviana dos Santos; PAULA, Marlúbia Corrêa de.

Tendências de pesquisas em educação financeira: uma análise a partir do evento EBRAPEM.

Interação. Curitiba, v.21, n. 2, p.293-308, abr./jun. 2021. Disponível em:

https://scholar.archive.org/work/yjzkniucszgahc4y4hlyxjnaje/access/wayback/https://int

eracao.org/index.php/edicoes/article/download/172/120. Acesso em: 16 jun. 2024.

ROCHA, Diana Garibaldi da Richa; GOUVEIA, Luis Manuel Borges. Curadoria digital de

conteúdo e suas contribuições. Porto Alegre: Universidade Federal do Paraná (UFP), 2020.

ROCHA, Daiana; GOUVEIA, Luís Borges. Curadoria de Conteúdo na EAD: desafios da gestão

educacional no ensino superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância,

[S. l.], v. 22, n. 1, 2024. DOI: 10.17143/rbaad.v22i1.665.

Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/665. Acesso em: 3 jun. 2024.

ROSENBAUM, Steven. Curation Nation. New York: McGraw Hill, 2010.

SANTOS, L.R. Educação Financeira na Agenda da Responsabilidade Social Empresarial.

Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema Financeiro, [S. l.], v. 4, n. 39,

Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/boletimrsa/BOLRSA200902.pdf. Acesso

em: 3 jun. 2024.

SANTOS, J. A. A. D.; NASCIMENTO, R. P.; ANDRADE, R. O. B.; SANTOS, V. M. D. O

papel de uma Universidade Corporativa para o desenvolvimento da aprendizagem

organizacional: análise de uma empresa de serviços de saúde. Revista de Ciências da

Administração, v. 14, n. 34, p. 91-102, 2012.

SAMPIERI, Roberto Hernández.; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar

Baptista. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill- Penso, 2013.

SANTANDER OPEN ACADEMY. 2024. Disponível em: https://www.

santanderopenacademy.com/pt_br/index.html. Acesso em 3 jun.2024.

SAWAIA, Bader Burihan. Transformação social: um objeto pertinente à psicologia social?

Revista Psicologia & Sociedade. [S.I.] v.26, n. spe. 2, p.4-17, 2014.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/Wx4KxGgWWrK57tqYxQS4Zhx/. Acesso em

jun. 2024.

SICREDI. 2024. Disponível em: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/. Acesso em: 25

jun.2024.

SILVA, C. S. G.; HESSEL, A. M. D. G. A docência como curadoria: experiências pedagógicas

no uso de tecnologias educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,

Araraquara, v. 16, n. 1, p. 107–126, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13607. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13607. Acesso em: 3 jun. 2024.

TANUS, Gabrielle Francinne; REIS, Débora Crystina; FERREIRA, Emanuelle Geórgia

Amaral; SILVA, Ilaydiany Cristina Oliveira da. A prática da curadoria de conteúdo em um

projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

REBECIN, São Paulo, v. 9, p. 01-32, 2022. DOI: 10.24208/rebecin.v9.304.

UNIVERSIDADE

CAIXA PODER PÚBLICO. 2024. Disponível em:

https://universidade.caixa.gov.br/poderpublico/ Acesso em: 3 jun.2024.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA BANCO DO BRASIL. 2024. https://www.unibb.com.br/

home/saiba-mais/sobre-a-universidade/2 Acesso em: 3 jun.2024.

UNIVERSIDADE

todos

CORPORATIVA

BRADESCO.

Disponível

em:

https://www.unibrad.com.br/UniversidadeCorporativa/Unibrad. Acesso em: 3 jun.2024.

UNESCO. Relatório de monitoramento de Educação para Todos Brasil 2008: educação

para

em 2015; alcançaremos a meta? 2008. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000159294. Acesso em: 3 jun.2024.

Downloads

Publicado

28/02/2025

Como Citar

Langhi, C., Cordeiro, D. de S., Castanha, T. C., & Gonçalves, T. C. B. (2025). Curadoria de conteúdo digital na educação corporativa a distância de bancos múltiplos. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(3), 1–20. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_01

Edição

Seção

Gestão Empresarial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)