Provimento da direção escolar nas Etecs do Centro Paula Souza

aproximações sobre a gestão democrática na educação profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_03

Palabras clave:

Direção Escolar, Gestão e Administração Escolar, Educação professional, Políticas públicas

Resumen

Neste artigo introduzimos a temática do provimento da função de direção nas escolas técnicas estaduais [Etecs] do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS ou Centro Paula Souza), refletindo sobre os princípios democráticos da gestão escolar aplicados ao contexto da educação profissional técnica de nível médio. Como parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS, o objetivo fundamental é investigar o processo de qualificação e eleição dos dirigentes das Etecs, discutindo-o à luz dos preceitos da democratização das instituições públicas de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmeire Ferreira Corcelli, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda do Programa da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo/SP, Brasil.

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Paula Souza (CEETEPS)

Professor no programa de mestrado profissional em gestão e desenvolvimento da educação profissional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.

Citas

ALESP. Lei nº16.279, de 08 de julho de 2016. Plano Estadual de Educação de São Paulo e dá outras providências. 08 de julho de 2016. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html. Acesso em: 12 jul. 2021.

ARAÚJO, A.M.; COVELLO, A.A. (Orgs.). Planejamento e gestão da educação profissional. v.1. São Paulo: CEETEPS, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 29 mai. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.

CEETPS. Deliberação CEETPS nº 06, de 17 de dezembro de 1985. Fixa normas para elaboração da lista tríplice para escolha de diretor das Etecs e dá outras providências. São Paulo: CEETPS, 1985.

CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 08, de 25 de abril de 1990. Fixa normas para indicação dos diretores das Etecs do CEETEPS. São Paulo: CEETEPS, 1990.

CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 01, de 11 de janeiro de 2000. Fixa normas complementares ao processo de qualificação e eleição dos diretores das Etecs do CEETEPS. São Paulo: CEETEPS, 2000.

CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 03, de 18 de julho de 2013. Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 28 ago. 2013. 2013. Diário Oficial de São Paulo. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf/. Acesso em: 22 ago. 2021.

CEETEPS. Edital de abertura de inscrições para o processo de qualificação de candidatos à Direção das Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS - Edital nº001/2018; Processo CEETEPS 1001/2018. Diário Oficial de São Paulo. 02 ago. 2018.

CEETEPS. Perfil e histórico do Centro Paula Souza. 2021. Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/. Acesso em: 22 ago. 2021.

CETEC. Banco de dados da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/bdcetec. Acesso em: 07 ago. 2021.

CONSTANTINO, P.R.P; AZEVEDO, M. M.; MENINO, S.E. Orientação educacional nas escolas técnicas estaduais de São Paulo: uma investigação sobre a inserção e atuação profissional. p.01-25, 2021. Revista Humanidades e Inovação. No prelo.

DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MEC. Resolução CNE/CP nº 01/2021, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Accesso em: 12 ago. 2021.

OECD. TALIS 2018 Results (Volume I): teachers and school leaders as lifelong learners, TALIS. Paris: OECD Publishing, 2019.

OLIVEIRA, A. C. P.; CARVALHO, C.P. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online]. 2018, v. 23 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230015. Acesso em: 12 abr. 2021.

OLIVEIRA, A. C. P.; WALDHELM, A.P.S. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2016, v. 24, n. 93. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003. Acesso em: 12 abr. 2021.

PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização. Educação & Sociedade, Minho, n. 73, p. 139-161, dez. 2000.

PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola experimenta a democrática. 1 ed. Campinas: Papirus, 1996.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Formação continuada para novos diretores de escolas técnicas. In: Anais do I SEMTEC. 2014. Disponível em: http://www.simposio.cpscetec.com.br/anais/ISBN_978-85-99697-38-2-2014.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021. p.231-235

SILVA, C.P. Coordenadores de curso no ensino médio e técnico: a formação dos profissionais nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: São Paulo, 2021. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/dissertacoes/file/354/078b99b40ba5467364f12dc2de7c4386.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

SILVA, C.P.; CONSTANTINO, P.R.P. Coordenadores de curso do ensino médio e técnico: apontamentos iniciais sobre a formação e inserção profissional nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p.30227-30242, mar. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/ view/26999. Acesso em: 10 abr. 2021.

SILVA, N.R.G. Formas de investimento do diretor de escola em seu cargo e a gestão democrática. In: ARAÚJO, A.M.; COVELLO, A.A. (Orgs.). Planejamento e gestão da educação profissional. v.3. São Paulo: CEETEPS, 2000. p.37-47.

SILVA, N.R.G. Reeleição: continuidade ou continuismo? (um estudo com base na reeleição dos diretores das Escolas Técnicas do CEETEPS/NRSECampinas). 2002. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.

SILVA, N.R.G. A participação da comunidade escolar como fator de influência na reeleição/não reeleição dos diretores de escola. 214f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2006. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252385/1/Silva_NilsonRobsonGuedes_D.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

SILVA, S.A.C.S.; CONSTANTINO, P.R.P. As atribuições da direção escolar na rede municipal de educação de São Paulo. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo/MG, v.19, n.39, p.97-108, 2020. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/ article/view/2171. Acesso em: 10 ago. 2021.

VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I.P.A. (Coord.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus, 1995. p. 11-36.

Publicado

2023-02-10

Cómo citar

Corcelli, E. F., & Constantino, P. R. P. (2023). Provimento da direção escolar nas Etecs do Centro Paula Souza : aproximações sobre a gestão democrática na educação profissional. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(3), 22–35. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_03

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica

Artículos más leídos del mismo autor/a