Provimento da direção escolar nas Etecs do Centro Paula Souza
aproximações sobre a gestão democrática na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_03Keywords:
Direção Escolar, Gestão e Administração Escolar, Educação professional, Políticas públicasAbstract
Neste artigo introduzimos a temática do provimento da função de direção nas escolas técnicas estaduais [Etecs] do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS ou Centro Paula Souza), refletindo sobre os princípios democráticos da gestão escolar aplicados ao contexto da educação profissional técnica de nível médio. Como parte de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do CEETEPS, o objetivo fundamental é investigar o processo de qualificação e eleição dos dirigentes das Etecs, discutindo-o à luz dos preceitos da democratização das instituições públicas de ensino.
Downloads
References
ALESP. Lei nº16.279, de 08 de julho de 2016. Plano Estadual de Educação de São Paulo e dá outras providências. 08 de julho de 2016. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html. Acesso em: 12 jul. 2021.
ARAÚJO, A.M.; COVELLO, A.A. (Orgs.). Planejamento e gestão da educação profissional. v.1. São Paulo: CEETEPS, 2000.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 29 mai. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília, 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 12 ago. 2021.
CEETPS. Deliberação CEETPS nº 06, de 17 de dezembro de 1985. Fixa normas para elaboração da lista tríplice para escolha de diretor das Etecs e dá outras providências. São Paulo: CEETPS, 1985.
CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 08, de 25 de abril de 1990. Fixa normas para indicação dos diretores das Etecs do CEETEPS. São Paulo: CEETEPS, 1990.
CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 01, de 11 de janeiro de 2000. Fixa normas complementares ao processo de qualificação e eleição dos diretores das Etecs do CEETEPS. São Paulo: CEETEPS, 2000.
CEETEPS. Deliberação CEETEPS nº 03, de 18 de julho de 2013. Aprova o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 28 ago. 2013. 2013. Diário Oficial de São Paulo. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/etec/regimento-comum/regimento-comum-2013.pdf/. Acesso em: 22 ago. 2021.
CEETEPS. Edital de abertura de inscrições para o processo de qualificação de candidatos à Direção das Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS - Edital nº001/2018; Processo CEETEPS 1001/2018. Diário Oficial de São Paulo. 02 ago. 2018.
CEETEPS. Perfil e histórico do Centro Paula Souza. 2021. Disponível em: http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/perfil-historico/. Acesso em: 22 ago. 2021.
CETEC. Banco de dados da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Disponível em: http://www.cpscetec.com.br/bdcetec. Acesso em: 07 ago. 2021.
CONSTANTINO, P.R.P; AZEVEDO, M. M.; MENINO, S.E. Orientação educacional nas escolas técnicas estaduais de São Paulo: uma investigação sobre a inserção e atuação profissional. p.01-25, 2021. Revista Humanidades e Inovação. No prelo.
DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MEC. Resolução CNE/CP nº 01/2021, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Accesso em: 12 ago. 2021.
OECD. TALIS 2018 Results (Volume I): teachers and school leaders as lifelong learners, TALIS. Paris: OECD Publishing, 2019.
OLIVEIRA, A. C. P.; CARVALHO, C.P. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online]. 2018, v. 23 Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230015. Acesso em: 12 abr. 2021.
OLIVEIRA, A. C. P.; WALDHELM, A.P.S. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2016, v. 24, n. 93. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000400003. Acesso em: 12 abr. 2021.
PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização. Educação & Sociedade, Minho, n. 73, p. 139-161, dez. 2000.
PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola experimenta a democrática. 1 ed. Campinas: Papirus, 1996.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
POLETINE, M.R.O; MATSUMOTO, T.Y. Formação continuada para novos diretores de escolas técnicas. In: Anais do I SEMTEC. 2014. Disponível em: http://www.simposio.cpscetec.com.br/anais/ISBN_978-85-99697-38-2-2014.pdf. Acesso em: 22 ago. 2021. p.231-235
SILVA, C.P. Coordenadores de curso no ensino médio e técnico: a formação dos profissionais nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: São Paulo, 2021. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/dissertacoes/file/354/078b99b40ba5467364f12dc2de7c4386.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
SILVA, C.P.; CONSTANTINO, P.R.P. Coordenadores de curso do ensino médio e técnico: apontamentos iniciais sobre a formação e inserção profissional nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p.30227-30242, mar. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/ view/26999. Acesso em: 10 abr. 2021.
SILVA, N.R.G. Formas de investimento do diretor de escola em seu cargo e a gestão democrática. In: ARAÚJO, A.M.; COVELLO, A.A. (Orgs.). Planejamento e gestão da educação profissional. v.3. São Paulo: CEETEPS, 2000. p.37-47.
SILVA, N.R.G. Reeleição: continuidade ou continuismo? (um estudo com base na reeleição dos diretores das Escolas Técnicas do CEETEPS/NRSECampinas). 2002. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.
SILVA, N.R.G. A participação da comunidade escolar como fator de influência na reeleição/não reeleição dos diretores de escola. 214f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2006. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252385/1/Silva_NilsonRobsonGuedes_D.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
SILVA, S.A.C.S.; CONSTANTINO, P.R.P. As atribuições da direção escolar na rede municipal de educação de São Paulo. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo/MG, v.19, n.39, p.97-108, 2020. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/ article/view/2171. Acesso em: 10 ago. 2021.
VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I.P.A. (Coord.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus, 1995. p. 11-36.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.