Uma visão geral da implementação lean na educação
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_04Palavras-chave:
Educação Enxuta, Revisão sistemática, PRISMA, Relatório de Desenvolvimento Humano.Resumo
A Organização das Nações Unidas classifica os países em Very High Human Development (VHHD), High Human Development (HHD), Medium Human Development (MHD) e Low Human Developement (LHD) conforme as dimensões de educação, renda e saúde do Índice de Desenvolvimento Humano (HDI). No caso específico da educação, a medição é realizada por dois índices atrelados à escolaridade de adultos e à expectativa de escolaridade de crianças, reforçando a importância da boa gestão nas escolas e nas instituições de ensino superior para gerar impacto positivo na sociedade. Uma das formas de melhorar os resultados nas organizações é por meio da implementação da gestão lean. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal analisar e comparar a implementação da gestão lean na educação, tomando como base as quatro categorias de desenvolvimento humano, a partir de uma revisão sistemática da literatura no período de 2016 a 2023.
Downloads
Referências
ANTONY, J.; RODGERS, B.; CUDNEY, E. A. Lean Six Sigma in policing services: case examples, lessons learnt and directions for future research. Total Quality Management and Business Excellence, v. 30, n. 5–6, p. 613–625, 2019.
FREITAS, A. L. P.; SANTOS, A. C. S. G. Using a multicriteria approach to identify factors that influence e-tailing service quality. International Journal of Electronic Marketing and Retailing, v. 10, n. 1, p. 1, 2019.
LUKRAFKA, T. O.; SILVA, D. S.; ECHEVESTE, M. A geographic picture of Lean adoption in the public sector: Cases, approaches, and a refreshed agenda. European Management Journal, v. 38, n. 3, p. 506–517, 2020.
MORELL-SANTANDREU, O.; SANTANDREU-MASCARELL, C.; GARCIA-SABATER, J. J. A model for the implementation of lean improvements in healthcare environments as applied in a primary care center. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 6, p. 1–33, 2021.
MOUSAVI ISFAHANI, H.; TOURANI, S.; SEYEDIN, H. Lean management approach in hospitals: a systematic review. International Journal of Lean Six Sigma, v. 10, n. 1, p. 161–188, 2019.
NALLUSAMY, S.; PUNNA RAO, G. V. Enhancement of Pass Percentage through Lean Six Sigma Approach in Degree Level Technical Educational Institutions. In International Journal of Engineering Research in Africa, v. 39, p. 191–201, 2018.
PERSIS, D. J. et al. Improving patient care at a multi-speciality hospital using lean six sigma. Production Planning and Control, 2020.
SANTOS, A. C. S. G. et al. Measuring the current state-of-the-art in lean healthcare literature from the lenses of bibliometric indicators, Benchmarking: An International Journal, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print, 2022.
SILVA, M. E. A. et al. Systematic review of lean thinking in education institutions. Independent Journal of Management & Production, v. 12, n. 9, p. s865–s882, 2021.
SUNDER, V. M. Lean Six Sigma in higher education institutions. International Journal of Quality and Service Sciences, v. 8, n. 2, p. 159–178, 2016.
TANARO, L. F. et al. Lean and metrology: An systematic review and bibliometric analyzes of the scientific literature from the last 20 years. Independent Journal of Management & Production, v. 11, n. 5, p. 1576, 2020.
UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Human development report 2020 : The next frontier : human development and the Anthropocene, 2020.
YALCIN TILFARLIOGLU, F.; KARAGUCUK, V. Implementing innovative lean educational method to enhance english language achievement, Eurasian Journal of Educational Research, v. 2019, n. 83, p. 209–230, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.