Uma visão geral da implementação lean na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_04

Palavras-chave:

Educação Enxuta, Revisão sistemática, PRISMA, Relatório de Desenvolvimento Humano.

Resumo

A Organização das Nações Unidas classifica os países em Very High Human Development (VHHD), High Human Development (HHD), Medium Human Development (MHD) e Low Human Developement (LHD) conforme as dimensões de educação, renda e saúde do Índice de Desenvolvimento Humano (HDI). No caso específico da educação, a medição é realizada por dois índices atrelados à escolaridade de adultos e à expectativa de escolaridade de crianças, reforçando a importância da boa gestão nas escolas e nas instituições de ensino superior para gerar impacto positivo na sociedade. Uma das formas de melhorar os resultados nas organizações é por meio da implementação da gestão lean. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal analisar e comparar a implementação da gestão lean na educação, tomando como base as quatro categorias de desenvolvimento humano, a partir de uma revisão sistemática da literatura no período de 2016 a 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Alves da Silva, CEFET-RJ

Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas, CEFET-RJ.

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos, IRFJ Niterói

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas, IRFJ Niterói.

Ingrid Teixeira do Nascimento, CEFET-RJ

Mestranda em Engenharia de Produção e Sistema, CEFET-RJ.

Pedro Senna, CEFET-RJ/COPPE/UFRJ

Doutor em Engenharia de Produção de Produção e Sistemas, CEFET-RJ/COPPE/UFRJ.

Alberto Eduardo Besser Freitag, UCAM

Doutor em Engenharia Civil, UCAM.

Referências

ANTONY, J.; RODGERS, B.; CUDNEY, E. A. Lean Six Sigma in policing services: case examples, lessons learnt and directions for future research. Total Quality Management and Business Excellence, v. 30, n. 5–6, p. 613–625, 2019.

FREITAS, A. L. P.; SANTOS, A. C. S. G. Using a multicriteria approach to identify factors that influence e-tailing service quality. International Journal of Electronic Marketing and Retailing, v. 10, n. 1, p. 1, 2019.

LUKRAFKA, T. O.; SILVA, D. S.; ECHEVESTE, M. A geographic picture of Lean adoption in the public sector: Cases, approaches, and a refreshed agenda. European Management Journal, v. 38, n. 3, p. 506–517, 2020.

MORELL-SANTANDREU, O.; SANTANDREU-MASCARELL, C.; GARCIA-SABATER, J. J. A model for the implementation of lean improvements in healthcare environments as applied in a primary care center. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 6, p. 1–33, 2021.

MOUSAVI ISFAHANI, H.; TOURANI, S.; SEYEDIN, H. Lean management approach in hospitals: a systematic review. International Journal of Lean Six Sigma, v. 10, n. 1, p. 161–188, 2019.

NALLUSAMY, S.; PUNNA RAO, G. V. Enhancement of Pass Percentage through Lean Six Sigma Approach in Degree Level Technical Educational Institutions. In International Journal of Engineering Research in Africa, v. 39, p. 191–201, 2018.

PERSIS, D. J. et al. Improving patient care at a multi-speciality hospital using lean six sigma. Production Planning and Control, 2020.

SANTOS, A. C. S. G. et al. Measuring the current state-of-the-art in lean healthcare literature from the lenses of bibliometric indicators, Benchmarking: An International Journal, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print, 2022.

SILVA, M. E. A. et al. Systematic review of lean thinking in education institutions. Independent Journal of Management & Production, v. 12, n. 9, p. s865–s882, 2021.

SUNDER, V. M. Lean Six Sigma in higher education institutions. International Journal of Quality and Service Sciences, v. 8, n. 2, p. 159–178, 2016.

TANARO, L. F. et al. Lean and metrology: An systematic review and bibliometric analyzes of the scientific literature from the last 20 years. Independent Journal of Management & Production, v. 11, n. 5, p. 1576, 2020.

UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Human development report 2020 : The next frontier : human development and the Anthropocene, 2020.

YALCIN TILFARLIOGLU, F.; KARAGUCUK, V. Implementing innovative lean educational method to enhance english language achievement, Eurasian Journal of Educational Research, v. 2019, n. 83, p. 209–230, 2019.

Downloads

Publicado

27/04/2024

Como Citar

Silva, M. E. A. da, Santos, A. C. de S. G. dos, Nascimento, I. T. do, Senna, P., & Freitag, A. E. B. (2024). Uma visão geral da implementação lean na educação. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(4), 23–37. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_04

Edição

Seção

Logística

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)