A interação entre instrumentos da gestão de custos intraorganizacional e interorganizacional
estudo de caso múltiplo em rede de supermercados
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_04Palavras-chave:
Gestão Estratégica, Custos Intraorganizacionais e Interorganizacionais, Rede de CooperaçãoResumo
A evolução dos mercados, nos últimos anos, tem impusionado a busca por técnicas de gestão estratégica e gerenciamento entre as organizações. As alianças entre empresas tem sido uma prática, cada vez mais comum, na busca pela criação de vantagem competitiva diante dos concorrentes, em toda cadeia de valor, sob o enfoque intraorganizacional e interorganizacional. O presente estudo teve como objetivo verificar como está sendo praticada a gestão de custos interorganizacionais a partir dos fatores condicionantes e motivacionais na relação de redes de supermercados do RN. Para isso, foi realizado um estudo de caso, múltiplo, com uma abordagem qualitativa com três empresas, localizadas na cidade de Nova Cruz (RN). Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas e tratados com auxílio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os principais motivos que impulsionam o ingresso na rede de cooperação são aquisições em atacado, compras em conjunto, que reduzem os custos junto aos fornecedores, além de padronização de processos intraorganizacionais, que proporcionam eficiência operacional e otimização na utilização de recursos. Nos fatores condicionantes da Gestão de Custos Interorganizacional, verificou-se a relevância das variáveis de relacionamento, sobretudo, na relação comum entre os fornecedores e auxiliar a partir dos pilares da confiança, interdependência, cooperação e benefícios mútuos, necessários para o sucesso da GCI. Ademais, os produtos e seus componentes, tipos de cadeias e mecanismos de governança também afetam o ingresso dos participantes na rede de cooperação. O estudo contribui com a reflexão sobre a relevância da adoção de mecanismos da Gestão Intraorganizacional e Interorganizacional na criação de vantagem competitiva sustentáveis. Sobretudo, no alinhamento de comportamentos, compartilhamento de informações e eficiência na utilização dos recursos intraorganizacional, sendo, essencial para gestão interorganizacional.
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