Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem

Autores/as

  • João Carlos Lima Silva

Resumen

Jovens em idade escolar estão em contato constante com os jogos digitais. Muitos professores têm dificuldade de motivar os seus alunos que muitas vezes preferem jogar a participar das aulas. Uma estratégia para resolver esse problema da motivação é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em ambientes que não são de jogos. Além das vantagens motivacionais, a gamificação apresenta também um grande potencial como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Tradicionalmente os alunos possuem visão negativa da avaliação. O objetivo desse artigo é desenvolver e aplicar uma ferramenta de avaliação com elementos de gamificação para melhorar o desempenho e a participação dos alunos em determinada disciplina.

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Publicado

2015-03-03

Cómo citar

Silva, J. C. L. (2015). Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 1(2), 19–30. Recuperado a partir de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/12

Número

Sección

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Métrica