Qualidade de entrega no comércio eletrônico do mercado livre
estudo na logistica de entrega de uma empresa do setor de autopeças
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_05Keywords:
Delivery logistics, Service quality, E-commerce., Mercado Livre, Auto Parts.Abstract
This academic article addresses the importance of efficiency and accuracy in orders in an auto parts e-commerce context, highlighting the relevance of delivery logistics, service quality and the challenges faced by a specific company. The general objective is to carry out intervention actions in a group of company accounts on the Mercado Livre Marktplace platform in order to improve the quality of auto parts delivery. The methodology of this study combined participatory research, document analysis and application of management tools to identify and resolve the causes of delays and incorrect shipments of parts, aiming to improve operational processes and strengthen the company's position in the market. The problem situation encountered involves the occurrence of delays and errors in shipping parts, impacting the company's operational efficiency. Problem analysis is carried out using tools such as the Ishikawa Diagram and 5W2H, identifying root causes and proposing strategic improvement actions. The intervention proposals aim to optimize processes, reduce delays and errors, and strengthen the company's position in the market, and address issues such as updating ads, advertising strategies and inventory management in e-commerce sales on the Mercado Livre platform. Effectively resolving the challenges faced requires a comprehensive and integrated approach, considering the interconnection of problems and impacts on the company's overall functioning
Downloads
References
ALVES, Carla Santin; et al. A Importância da Logística para o e-Commerce: o exemplo da Amazon.com. 2005. Disponível em: http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/faccamp/TI/ Texto07.pdf . Acesso em: 12/11/2023.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento/ Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 616 p.
BAKOS, B. J. Y. A strategic analysis of electronic marketplaces. MIS Quarterly, Minnesota, p. 295-311, sep. 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/249641. Acesso em: 01/05/2024.
BAKOS, Y. The Emerging role of electronic marketplaces on the internet. Communications of the ACM, [s. l.], v. 41, n. 8, p. 35-42, aug. 1998. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/280324.280330. Acesso em: 01/05/2024.
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva 2005.
BOWERSOX, Donald J; COOPER, M.Bixby; CLOSS, David J. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Artmed, 2006. DRUCKER, P. Além da Revolução da Informação. HSM Management, 2000. Disponível em: http://repositorio.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10030160.pdf. Acesso em: 12/11/2023.
EVANS, Dave. A internet das coisas: como a próxima evolução da internet está mudando tudo. CISCO IBSG, 2011.
GAVA, Marcela. Quick. E-commerce: 95% dos consumidores gostariam de reduzir os prazos de entrega. 2022. Disponível em: https://referenciabibliografica.net/a/pt-br/ref/abnt. Acesso em: 19/11/2023.
SCHMID, D. (Coord.). Gestão da Qualidade: segurança do trabalho e gestão ambiental. 2.ed, alemã. São Paulo: Blucher, 2009.
HOLANDA, Gilmar Guerra; et al. Custos Logísticos do Transporte no Modal Rodoviário: Desafios para a Competitividade das Empresas. Ceará, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2579. Acesso em: 12/11/2023.
LAS CASAS, A. L. Qualidade Total em Serviços: conceitos exercícios casos práticos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAURINDO, F. J. B., SHIMIZU, T., CARVALHO, M. M. D., & RABECHINI Jr, R. (2001). O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Gestão & Produção, 8(2), 160-179.
LEMOS, A. D.; SILVA, L. L. CE. Um estudo de caso da loja virtual BHINFOR. 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/producao-academica/comercio-eletronico-um-estudo-de-caso-da-loja-virtual-bhinfor. Acesso em: 01/05/2024.
MERCADO LIVRE (Brasil). O que é e como funciona a reputação como vendedor. Brasil: Mercado Livre, 2023. Disponível em: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/nova_ reputacao_866. Acesso em: 16/01/2024.
NOHARA, J.J.; ACEVEDO, R. C.; ZILBER, N. S. Os desafios das pequenas e médias empresas em participar do CE: artigos inovação tecnologia e competitividade. Revista de Administração e inovação, São Paulo, v. 5, v. 2, p.132- 149, 2008.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
OLIVEIRA, Bruno. Oque é e-commerce entenda tudo sobre o assunto, 2020. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-ecommerce/. Acesso em: 12/11/2023.
OLIVEIRA, O. J. (Org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. 1. ed. 2004, Reimpressão, 2006. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
PAVLOU, P.A.; DIMOKA, A. The nature and role of feedback text comments in on-line marketplaces: implications for trust building, price premiums, and seller differentiation. Information Systems Research, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 392-414, dez. 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23015813. Acesso em: 01/05/2024.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2.d. São Paulo: Atlas, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Refas - Revista Fatec Zona Sul
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.