Qualidade de entrega no comércio eletrônico do mercado livre

estudo na logística de entrega de uma empresa do setor de autopeças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_05

Palavras-chave:

Logística de Entrega, Qualidade de serviço, Comércio eletrônico, Mercado Livre, Auto Peças

Resumo

Este artigo acadêmico aborda a importância da eficiência e precisão nos pedidos em um contexto de comércio eletrônico de autopeças, destacando a relevância da logística de entrega, qualidade de serviço e os desafios enfrentados por uma empresa específica. O objetivo geral é realizar ações de intervenção em um grupo de contas de uma empresa na plataforma do Marktplace do Mercado Livre visando melhorar a qualidade de entrega de autopeças. A metodologia deste estudo combinou pesquisa participante, análise documental e aplicação de ferramentas de gestão para identificar e solucionar as causas dos atrasos e envios incorretos de peças, visando melhorar os processos operacionais e fortalecer a posição da empresa no mercado. A situação-problema encontrada envolve a ocorrência de atrasos e erros no envio de peças, impactando a eficiência operacional da empresa. A análise do problema é realizada utilizando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa e o 5W2H, identificando causas raízes e propondo ações de melhoria estratégica. As propostas de intervenção visam otimizar processos, reduzir atrasos e erros, e fortalecer a posição da empresa no mercado, e abordar questões como a atualização de anúncios, estratégias de anúncios e gestão de estoque nas vendas pelo comércio eletrônico na plataforma do Mercado Livre. A resolução eficaz dos desafios enfrentados requer uma abordagem abrangente e integrada, considerando a interconexão dos problemas e impactos no funcionamento global da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Paulino Santos de Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Consultor - Sofibor.

Eliacy Cavalcanti Lelis, CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Administradora e Engenheira de Materiais, com especialização em Educação Superior, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Referências

ALVES, Carla Santin; et al. A Importância da Logística para o e-Commerce: o exemplo da Amazon.com. 2005. Disponível em: http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/faccamp/TI/ Texto07.pdf . Acesso em: 12/11/2023.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimento/ Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 616 p.

BAKOS, B. J. Y. A strategic analysis of electronic marketplaces. MIS Quarterly, Minnesota, p. 295-311, sep. 1991. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/249641. Acesso em: 01/05/2024.

BAKOS, Y. The Emerging role of electronic marketplaces on the internet. Communications of the ACM, [s. l.], v. 41, n. 8, p. 35-42, aug. 1998. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/280324.280330. Acesso em: 01/05/2024.

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva 2005.

BOWERSOX, Donald J; COOPER, M.Bixby; CLOSS, David J. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Artmed, 2006. DRUCKER, P. Além da Revolução da Informação. HSM Management, 2000. Disponível em: http://repositorio.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10030160.pdf. Acesso em: 12/11/2023.

EVANS, Dave. A internet das coisas: como a próxima evolução da internet está mudando tudo. CISCO IBSG, 2011.

GAVA, Marcela. Quick. E-commerce: 95% dos consumidores gostariam de reduzir os prazos de entrega. 2022. Disponível em: https://referenciabibliografica.net/a/pt-br/ref/abnt. Acesso em: 19/11/2023.

SCHMID, D. (Coord.). Gestão da Qualidade: segurança do trabalho e gestão ambiental. 2.ed, alemã. São Paulo: Blucher, 2009.

HOLANDA, Gilmar Guerra; et al. Custos Logísticos do Transporte no Modal Rodoviário: Desafios para a Competitividade das Empresas. Ceará, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2579. Acesso em: 12/11/2023.

LAS CASAS, A. L. Qualidade Total em Serviços: conceitos exercícios casos práticos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAURINDO, F. J. B., SHIMIZU, T., CARVALHO, M. M. D., & RABECHINI Jr, R. (2001). O papel da tecnologia da informação (TI) na estratégia das organizações. Gestão & Produção, 8(2), 160-179.

LEMOS, A. D.; SILVA, L. L. CE. Um estudo de caso da loja virtual BHINFOR. 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/producao-academica/comercio-eletronico-um-estudo-de-caso-da-loja-virtual-bhinfor. Acesso em: 01/05/2024.

MERCADO LIVRE (Brasil). O que é e como funciona a reputação como vendedor. Brasil: Mercado Livre, 2023. Disponível em: https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/nova_ reputacao_866. Acesso em: 16/01/2024.

NOHARA, J.J.; ACEVEDO, R. C.; ZILBER, N. S. Os desafios das pequenas e médias empresas em participar do CE: artigos inovação tecnologia e competitividade. Revista de Administração e inovação, São Paulo, v. 5, v. 2, p.132- 149, 2008.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

OLIVEIRA, Bruno. Oque é e-commerce entenda tudo sobre o assunto, 2020. Disponível em: https://ecommercenapratica.com/blog/o-que-e-ecommerce/. Acesso em: 12/11/2023.

OLIVEIRA, O. J. (Org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. 1. ed. 2004, Reimpressão, 2006. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

PAVLOU, P.A.; DIMOKA, A. The nature and role of feedback text comments in on-line marketplaces: implications for trust building, price premiums, and seller differentiation. Information Systems Research, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 392-414, dez. 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23015813. Acesso em: 01/05/2024.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2.d. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

31/10/2024

Como Citar

Andrade, G. P. S. de, & Lelis, E. C. (2024). Qualidade de entrega no comércio eletrônico do mercado livre: estudo na logística de entrega de uma empresa do setor de autopeças. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(1), 1–17. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_05

Edição

Seção

Logística

Métricas