A regulamentação ambiental como vetor indutor de inovações tecnológicas nas micro e pequenas empresas
Resumo
Este artigo se insere no esforço, atualmente em curso, de compreender as forças que regulam a interação entre empresas e meio ambiente, mais especificamente aquelas induzidas pelas regulamentações ambientais. A proposição fundamental do artigo é que a regulamentação ambiental pode tanto evidenciar lacunas nos processos de gestão ambiental, sugerir potenciais melhorias, aumentar a sensibilização para os problemas ambientais, reduzir a incerteza dos investimentos ambientais e criar condições para a inovação, como também, representar mais um custo para as empresas e como tal prejudicar a competitividade ou impor barreiras à inovação através da não utilização de tecnologias limpas no processo produtivo. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório realizado em micro e pequenas empresas. Os resultados obtidos mostram que ainda não podemos afirmar que as regulamentações ambientais são vetores indutores de inovações tecnológicas. Os resultados mostram, também, que as empresas que introduziram inovações devido às regulamentações ambientais tiveram algum tipo de apoio de instituições universitárias ou de pesquisa, como a USP, UNICAMP e o Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo – IPT.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.