Matriz de estratégia e participação do produto como variáveis na formação de preços no segmento varejista: uma análise em empresa supermercadista
Resumo
Os modelos de precificação convencionais, que se baseiam na relação de custos adicionando o índice de margem de lucros esperado, tem se tornado um problema da perda de oportunidade e descompasso com o comportamento do consumidor. Esta pesquisa objetiva apresentar um método desenvolvido por uma empresa supermercadista que identifica duas variáveis, participação e estratégia, que devem ser adicionadas na formação de preço. Para analisar o perfil de compra do consumidor e amparar a discussão sobre o fator preço, foram revisados os estudos de Blackwell, Miniard e Engel (2005), Kotler e Keller (2018) e Merlin (2017). O estudo foi realizado com base na análise da performance de vendas dos produtos agrupados em grupo de similares da gôndola do supermercado, onde, estes dados são agrupados em categorias de quartis e de Pareto, onde passam a ser realizadas combinações das posições e atribuições das variáveis propostas. Após o processamento dos dados, foi apresentada uma matriz que identifica grupos de produtos dentro das variáveis propostas, que ampara a ideia de que há produtos que devem ter modelos de precificação mais específicos pela relevância nos resultados de fluxo de consumidores e retorno financeiro e outros que o padrão simplificado de marup atenderá.
Downloads
Referências
BARROS, Elsimar; BONAFINI, Fernanda. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
BAKER, Michael John. Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor.9 ed. São Paulo: Thomson Learning, 2005.
BONAFINI, Fernanda Cesar. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
BRASIL. DECRETO N° 4.766, DE 26 DE JUNHO DE 2003. Regulamenta a criação, as competências e o funcionamento da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED, Brasília, DF, jun 2003. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2003/decreto-4766-26-junho-2003-497170-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 31 ago. 2019.
CALSAVARA, André Rynaldo. Atacarejo: estratégia planejada ou mera coincidência? Administração de Empresas em Revista, Curitiba, v.8, n. 9, p. 47-64, fev.2009
KOTLER, Pilip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
MARSHALL, Alfred. Princípios de economia: Tratado introdutório. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.
MERLIN, Fátima. Shoppercracia: O Gerenciamento por categoria: do planejamento à execução: O Shopper no cento de todas as decisões. 1 ed. Cotia, Poligrafia Editora, 2017.
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.