Matriz de estratégia e participação do produto como variáveis na formação de preços no segmento varejista: uma análise em empresa supermercadista

Autores

  • Henrique Douglas Barbosa IF Suzano.
  • Adriano Maniçoba da Silva IF Suzano.

Resumo

Os modelos de precificação convencionais, que se baseiam na relação de custos adicionando o índice de margem de lucros esperado, tem se tornado um problema da perda de oportunidade e descompasso com o comportamento do consumidor. Esta pesquisa objetiva apresentar um método desenvolvido por uma empresa supermercadista que identifica duas variáveis, participação e estratégia, que devem ser adicionadas na formação de preço. Para analisar o perfil de compra do consumidor e amparar a discussão sobre o fator preço, foram revisados os estudos de Blackwell, Miniard e Engel (2005), Kotler e Keller (2018) e Merlin (2017). O estudo foi realizado com base na análise da performance de vendas dos produtos agrupados em grupo de similares da gôndola do supermercado, onde, estes dados são agrupados em categorias de quartis e de Pareto, onde passam a ser realizadas combinações das posições e atribuições das variáveis propostas. Após o processamento dos dados, foi apresentada uma matriz que identifica grupos de produtos dentro das variáveis propostas, que ampara a ideia de que há produtos que devem ter modelos de precificação mais específicos pela relevância nos resultados de fluxo de consumidores e retorno financeiro e outros que o padrão simplificado de marup atenderá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Elsimar; BONAFINI, Fernanda. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

BAKER, Michael John. Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor.9 ed. São Paulo: Thomson Learning, 2005.

BONAFINI, Fernanda Cesar. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

BRASIL. DECRETO N° 4.766, DE 26 DE JUNHO DE 2003. Regulamenta a criação, as competências e o funcionamento da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED, Brasília, DF, jun 2003. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2003/decreto-4766-26-junho-2003-497170-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 31 ago. 2019.

CALSAVARA, André Rynaldo. Atacarejo: estratégia planejada ou mera coincidência? Administração de Empresas em Revista, Curitiba, v.8, n. 9, p. 47-64, fev.2009

KOTLER, Pilip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

MARSHALL, Alfred. Princípios de economia: Tratado introdutório. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1996.

MERLIN, Fátima. Shoppercracia: O Gerenciamento por categoria: do planejamento à execução: O Shopper no cento de todas as decisões. 1 ed. Cotia, Poligrafia Editora, 2017.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

30/04/2020

Como Citar

Barbosa, H. D., & Silva, A. M. da. (2020). Matriz de estratégia e participação do produto como variáveis na formação de preços no segmento varejista: uma análise em empresa supermercadista. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(4), 19–31. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/405

Edição

Seção

Gestão Empresarial

Métricas