Liderança feminina em projetos de Engenharia

escolha pelo curso, desafios, impactos e ações pela equidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_01

Palavras-chave:

Mulheres na engenharia, Igualdade de gênero, Representatividade feminina, Mulheres na gestão

Resumo

No cenário atual, a equidade de gênero nas organizações tem sido cada vez mais discutida e traduzida
em ações corporativas. Este trabalho teve como objetivos conhecer e apresentar os desafios da mulher
líder de projetos de Engenharia, captando o seu entendimento sobre os impactos da liderança feminina
na formação de novas líderes, abordar o aspecto da educação e sua relação na escolha pelo curso de
Engenharia e compreender as ações que as empresas devem buscar para assegurar equidade de gênero
e representatividade. Esta pesquisa se iniciou com o levantamento bibliográfico acerca do tema e uma
pesquisa descritiva em formato de entrevistas foi realizada com 11 mulheres que estão ou já estiveram
em posições de liderança de projetos de Engenharia. Os resultados obtidos apontaram que os maiores
desafios das mulheres que alcançaram estes cargos estão fortemente relacionados à questão do
preconceito e dos estereótipos de gênero, fatores esses que também interferem em sua escolha pelo curso
de Engenharia. Isto demostra que ainda existe um longo caminho a ser trilhado para que seja possível
conquistar esta igualdade. Um olhar para o futuro em busca da criação de uma cultura igualitária se faz
necessário e está elencada entre as principais ações descritas pelas entrevistadas. Além disso, o equilíbrio
dos benefícios e das responsabilidades entre homens e mulheres durante a maternidade e,
principalmente, a geração de representatividade poderão assegurar um ambiente mais balanceado e o
surgimento de novas líderes.

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Biografia do Autor

Priscila Gisee Furukawa, Universidade de São Paulo

Graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós graduada em Gestão de Projetos pela USP-ESALQ.

Luana Lopes de Oliveira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorado acadêmico em Administração pela ESPM, mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP, MBA Controladoria e Finanças pela USP e MBA Gestão de Projetos e Processos pela UNESP. Professora em Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios e Mercados e em Gestão e Transformação Digital, na UNIP, Saint Paul, USP/Esalq/Pecege, USP EACH e ECA/USP.

Gisele Gisee Furukawa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Geologia (Mestrado) em andamento, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

31/10/2024

Como Citar

Furukawa, P. G., Oliveira, L. L. de, & Furukawa, G. G. (2024). Liderança feminina em projetos de Engenharia: escolha pelo curso, desafios, impactos e ações pela equidade. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(1), 1–17. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_01

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Seção

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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