Um estudo de caso sobre o uso de gamificação e da realidade virtual na Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v06n05_05Resumo
O artigo visa descrever como a estratégia de gamificação e a tecnologia de realidade virtual (RV) foram utilizadas na produção de jogo destinado a estudantes de cursos Técnico de Saúde e Segurança do Trabalho, bem como os resultados na promoção do engajamento e da conscientização dos estudantes quanto à importância do respeito a regras de segurança e do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva em atividades que oferecem risco à saúde e/ou à vida do trabalhador. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de caso conduzido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), cujo feedback dos estudantes comprovou a eficácia da gamificação e da tecnologia digital na promoção do processo de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Referências
ABIDI, S.; JOSHI, M. The VUCA Company – How the Indian companies have faced Volatility, Uncertainty, Complexity & Ambiguity. Jaico Publishing House, Mumbai, 2015.
BRASIL Ministério do Trabalho e Emprego. NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2006. Disponível em <https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-33.pdf>. Acesso em 25 mar. 2020
CENTRO SENAI DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Game de realidade virtual: Trabalho em Espaço Confinado. Disponível em < https://www.facebook.com/senaisaopaulo/videos/566249840866658/>. Acesso em 25 mar. 2020.
OBSERVATÓRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Promoção do meio ambiente do trabalho guiada por dados. Disponível em < https://smartlabbr.org/sst>. Acesso em 25 mar. 2020.
SENAI. Metodologia SENAI de Educação Profissional. Disponível em < http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-profissional/sobre-educacao-profissional/metodologia/>. Acesso em 30 abr. 2019.
SILVA, R.S. Uso de atividades gamificadas no ensino técnico profissional: uma proposta pedagógica. Dissertação (mestrado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2016.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For the win: how game thinking can revolutionize your business. University of Pennsylvania. Wharton Press, Philadelphia, 2012.
WERBACH, K.; Gamification. Coursera. Disponível em <https://www.coursera.org/learn/gamification>. Acesso em 04 mar. 2020.
WORD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution. Disponível em <http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf>. Acesso em 04 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.