O ensino e aprendizagem da língua inglesa na formação do tecnólogo em gestão empresarial
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n05_04Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado da pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa na formação do tecnólogo em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araras/SP. Foram realizadas pesquisas de campo, revisões bibliográficas e documental a fim de trazer demonstrar a possível lacuna que existe entre o quão importante é aprender inglês e a dedicação dos alunos nos estudos do referido idioma. Os resultados obtidos foram comparados a fim de relacionar as porcentagens referentes às quantidades de alunos que participaram da pesquisa. A exigência de profissionais competentes e com grande capacidade de comunicar-se no ambiente empresarial é amplamente propagada. Para tanto, é necessário que o aluno aproveite os recursos que a faculdade oferece, nesse caso, as aulas, o apoio pedagógico e as monitorias de inglês.
Downloads
Referências
BARTOLETO, Galaor. Entenda o que é língua franca. 02 de janeiro de 2010. Disponível em: <http://www.galaor.com.br/lingua-franca>. Acesso em: 13 mar. 2024.
BERTOLDI, Maristela e PALLÚ, N. M. Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa: a importância dos temas transversais. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_lem_artigo_vera_aparecida_de_souza_polisciuc.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 24 abr. 2024.
CENTRO PAULA SOUZA. Centro Paula Souza. Disponível em: <https://www.cps.sp.gov.br/centro-paula-souza/>. Acesso em: 26 abr. 2024.
CONRAD, A. W., FISHMAN, J. A. English as a world language. Em: FISHMAN, Joshua A., COOPER, Robert L., CONRAD, Andrew W. The spread of English. Rowley Massachusetts: Newbury House, 1977, p. 3-76. Acesso em: 24 abr. 2024.
FATEC, Araras. Projeto Pedagógico de Gestão Empresarial. Disponível em: <https://bkpsitecpsnew.blob.core.windows.net/uploadsitecps/sites/19/2020/12/cursos-projeto_pedagogico_ge.pdf>. Acesso em 19 abr. 2024.
JENKINS, J. The phonology of English as an international language. Oxford: Oxford University Press, 2000.
LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
MACHADO, José Luís de Almeida. É possível aprender inglês na escola regular? Planeta e Educação. Disponível em: <https://acervo.plannetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=3009>. Acesso em: 08 mai. 2024.
PAES, M. B. G.; JORGE, M. L. dos S. Preconceito contra o ensino de língua estrangeira da rede pública. In: LIMA. D. C. de (org.). Ensino Aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo, Parábola Editorial, p. 161-168, 2009.
PAIVA, V. L. M. O. A língua inglesa no Brasil e no mundo. In: Ensino da língua inglesa: reflexões e experiências. 3. ed. Campinas: Pontes, p. 9-29, 2005.
PILATTI, Andriele. SANTOS, M. O domínio da língua inglesa como fator determinante para o sucesso profissional no mundo globalizado. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/ser/article/view/1766. Acesso em: 20 mai. 2024.
REGO, Amanda de F. A. A influência da língua inglesa na formação profissional de secretariado executivo: uma análise com os estudantes da Universidade Federal do Ceará. 2013. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33861>. Acesso em: 10 mai. 2024.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual - São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.