A extração de sal de chumbo por fitorremediação e a aprendizagem significativa na educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_06

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Syngonium podophyllum, Metal pesado, Hiperacumulação

Resumo

Paulo Freire defendia a educação para todos, a partir dos saberes individuais de cada educando, ao compreender que a pesquisa se faz a partir do conhecimento prévio e desse modo buscar novos saberes. Para a área das ciências naturais não é diferente, onde o campo das disciplinas de química está ancorado. O objetivo deste estudo foi praticar conceitos por meio de uma abordagem de aprendizagem significativa, junto aos alunos de um curso técnico, onde conceitos como qualidade do solo, impactos da contaminação antrópica na vegetação e biorremediadores foram abordados a partir de uma simulação, em laboratório, de uma contaminação de solo por chumbo, com a utilização de mudas da espécie Syngonium podophyllum. Ao trabalhar com os estudantes foi possível demonstrar o envolvimento e compreensão dos alunos a cerca destes conceitos propostos, de forma simples e objetiva, pela vivência do estudante com uma situação prática dentro de sua realidade.

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Biografia do Autor

Alana Maria Corá, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Graduanda em Tecnologia de Polímeros pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.

Ana Paula Paglione Aniceto, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Química, professora em curso técnico em química.

Silvia Pierre Irazusta, Unidade de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do CEETEPS

Mestra em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Anatomia Patológica pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Toxinologia pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

31/10/2024

Como Citar

Corá, A. M., Aniceto, A. P. P., & Irazusta, S. P. (2024). A extração de sal de chumbo por fitorremediação e a aprendizagem significativa na educação ambiental. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(1), 1–12. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_06

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