Editorial
Edição 38, v09,n03, fevereiro de 2023
Palavras-chave:
Editorial, Fevereiro 2023, V09, n03Resumo
Caros Leitores,
Refas é a revista da Fatec Zona Sul que publica quadrimestralmente artigos científicos desde sua primeira edição em outubro de 2014. Esta terceira edição de fevereiro 2023, da Refas, contém oito artigos, que versam sobre análise e desenvolvimento de sistemas, gestão empresarial, e demais temas relacionados.
Uma síntese de cada artigo é apresentada a seguir.
O tópico relacionado à análise de desenvolvimento de sistemas, o artigo elaborado por João Carlos Lima, intitulado “Definição de modelos de aprendizado de máquina para predição de evasão de alunos do curso técnico” (pp. 1-12), trata da evasão no contexto escolar, problema que afeta diretamente a qualidade da educação. Em cursos técnicos de nível médio as consequências são ainda mais graves. O uso de aprendizado de máquina permite realizar a previsão de comportamentos baseado em experiências anteriores. Através de dados socioeconômicos de alunos e do desempenho deles no processo seletivo, foi possível predizer com uma acurácia média de 75,1% se um aluno deixaria o curso. Ao ter acesso à essa informação, é possível realizar um trabalho preventivo de acompanhamento desses alunos com a finalidade de evitar que ele se evada do curso.
No tópico relacionado à gestão empresarial, são oferecidos cinco artigos, cujas sínteses são apresentadas a seguir:
- Os autores Natalia Xavier Bueno e Gustavo Rodrigues Cunha, no artigo intitulado “A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social” (pp. 1-21), elaboraram um estudo sobre o câncer de mama (CAM), um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) identificado, na maioria das vezes, em estágio avançado. O objetivo do estudo foi analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama, com base nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária.
- Edmeire Ferreira Corcelli e Paulo Roberto Prado Constantino apresentam um estudo, no artigo intitulado “Provimento da direção escolar nas Etecs do Centro Paula Souza” (pp. 22-35), que introduz a temática do provimento da função de direção nas escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS ou Centro Paula Souza), refletindo sobre os princípios democráticos da gestão escolar aplicados ao contexto da educação profissional técnica de nível médio. O objetivo fundamental foi investigar o processo de qualificação e eleição dos dirigentes das Etecs, discutindo-o à luz dos preceitos da democratização das instituições públicas de ensino.
- Os autores Gilson Rodrigues da Silva, Joseildo da Silva Lima, Luiz Marcelo Martins do Amaral Carneiro e Josicarla Soares Santiago, no artigo “A interação entre instrumentos da gestão de custos intraorganizacional e interorganizacional” (pp. 36-51), estudaram as alianças entre empresas, prática cada vez mais comum, na busca pela criação de vantagem competitiva diante dos concorrentes, em toda cadeia de valor, sob o enfoque intraorganizacional e interorganizacional. O estudo teve como objetivo verificar como está sendo praticada a gestão de custos interorganizacionais a partir dos fatores condicionantes e motivacionais na relação de redes de supermercados do RN. Para isso, foi realizado um estudo de caso, múltiplo, com uma abordagem qualitativa com três empresas, localizadas na cidade de Nova Cruz (RN).
- Amanda Vitória Aguiar, Géison Calyo Varela de Melo, Elis Regina Monte Feitosa e Juliana Carvalho de Sousa, no artigo “Rede de cooperação como diferencial competitivo” (pp. 52-67), abordaram a temática sobre os fatores que influenciam os associados de uma rede de supermercados a participarem de uma cooperação como estratégia competitiva. O estudo foi realizado em uma rede presente no Estado do Rio Grande do Norte, especificamente na região do Alto Oeste.
- As autoras Raíssa Lima de Paiva Artoni, Andeza Cristiane Silva de Lima e Débora Maria da Silva, apresentam, no artigo “Práticas de controle econômico, financeiro e patrimonial” (pp. 68-86), um estudo com o objetivo de identificar as práticas de controle econômico-financeiro e patrimonial executadas pelos Consultores de Moda de uma empresa brasileira do segmento de vestuário. O estudo contribuiu com orientações para revendedores no que tange ao que vendem, compram, recebem e pagam, sendo esse acompanhamento algo que deve ser considerado um exercício importante para que tais consultores consigam identificar se estão obtendo retorno positivo ou não com tal atividade.
No tópico que trata de temas relacionados, são apresentados dois artigos, cujas sínteses são oferecidas a seguir:
- Lia D`Alessandro Pazin e Belmiro do Nascimento João, no artigo “Os desafios da carreira executiva feminina” (pp. 1-16), discutem os obstáculos enfrentados pelas mulheres para alcançarem sucesso em suas carreiras profissionais. Foram observados traços que interferem e/ou auxiliam a carreira executiva feminina. Identificou-se fatores comportamentais vinculadas a diretrizes organizacionais (por exemplo: machismo) e que há ainda um aparente caminho árduo para a mulher alcançar cargos mais altos nas organizações. Outra questão encontrada é a questão da dupla jornada de trabalho.
- Os autores Harrison Bachion Ceribeli, Nataly Ariadne Rodrigues Lana, Gustavo Nunes Maciel e Raoni de Oliveira Inácio apresentam, no artigo “Home office sob a perspectiva dos trabalhadores” (pp. 17-32), sua pesquisa como objetivo de levantar as percepções dos trabalhadores que passaram a realizar suas atividades laborais em home office durante a pandemia do Covid-19, bem como suas expectativas relativas ao período pós-pandêmico. O estudo contribui para a discussão acerca da necessidade de planejar adequadamente a migração do trabalho presencial para o home office ou vice-versa, de modo que esse processo ocorra de maneira harmoniosa e organizada, evitando a insatisfação profissional dos trabalhadores envolvidos e um eventual fracasso da adoção do teletrabalho.
Que esta edição possa proporcionar conhecimento e inspiração aos pesquisados, professores e alunos, de forma geral. Tenham todos uma ótima leitura!
Profª Drª Lilian A. P. Miguel
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.