Inovação na proposta de valor em busca de vantagem competitiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n05_02

Resumen

Com o objetivo de conhecer inovações promovidas em modelos de negócios para diferenciar a proposta de valor em busca de vantagem competitiva, a elaboração deste estudo principiou por uma pesquisa bibliográfica em que se buscou conhecer os principais conceitos e exemplos relativos à inovação para a competitividade, inovação em modelos de negócios e proposta de valor para a vantagem competitiva. Em seguida, procurou-se identificar modelos atuais de negócio que se encaixassem na proposta da pesquisa, ou seja, empresas que oferecem e agregam valor aos seus clientes mediante processos e oferta de soluções que evidenciam práticas inovadoras. Com esse propósito, recorreu-se a entrevistas para conhecer opiniões e percepções de gestores em organizações de variados setores. Os dados obtidos foram interpretados por meio de análise de conteúdo, que originou a identificação de categorias temáticas, possibilitando estruturar os aspectos revelados na visão declarada dos participantes, e seus respectivos impactos nas estratégias de atuação de suas empresas no mercado. Os resultados possibilitaram o alcance do objetivo geral da pesquisa, uma vez que os achados possibilitam agregar conhecimento sobre modelos inovadores de negócio e propostas de valor idealizadas com base na busca pela competitividade, além de conhecer exemplos de inovação na oferta de serviços e produtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Batista Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bacharelando em Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Adílson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. Experiência profissional em gerência e diretoria de empresas nacionais e internacionais e em funções de coordenação em instituições de ensino superior. É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, integrante do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

Citas

AAKER, D. A. Construindo marcas fortes. Rio de Janeiro: Bookman, 2007.

AIRBNB. Site institucional da plataforma. Disponível em: http://www.airbnb.com.br. Acesso em 6 de setembro de 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda., 2007.

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2008.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BEULKE, R.; BERTÓ, D. J. Precificação: sinergia do marketing e das finanças. São Paulo: Saraiva, 2009

BOKSBERGER, P. E.; MELSEN, L. Perceve value: a critical examination of definitions, concepts and measures for the service industry. Journal of services marketing, v. 25, n. 3, p. 229-240, 2011.

BREI, V. A.; ROSSI, C. A. V. Confiança, valor percebido e lealdade em trocas relacionais de serviço: um estudo com usuários de Internet Banking no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 145-168, 2005.

CASADESUSâ€MASANELL, R.; RICART, J. E. Competitiveness: business model reconfiguration for innovation and internationalization. Management Research: Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 2010.

CHESBROUGH, H. Business Model Innovation: Opportunities and Barriers. Long Range Planning, v. 43, n. 2, p. 354-363, 2010.

CHRISTENSEN; C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Inovação na Sala de Aula: Como a Inovação Disruptiva Muda a Forma de Aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DAVILA, T.; EPSTEIN, M. J.; SHELTON, R. D. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007.

DRUCKER, P. F. The discipline of innovation. Harvard Business Review. Boston v. 8, n.8, p.95, ago, 2002.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 2003.

GALBREATH, J. Twenty-first century management rules: the management of relationships as intangible assets. Management Decision, London, v. 40, n. 1-2, p. 116-126, 2002

GOSLING, M.; LAGO, J. Dimensões do valor percebido e a influência no boca-a-boca: reflexões teóricas e proposição de um modelo. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 5, p. 345-368, 2006.

HAYEK, F.A. Competition as a Discovery Procedure. In: New Studies in Philosophy, Politics and Economics, Routledge: London, 1978.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: Competitividade e Globalização. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

IBGE. Pesquisa de Inovação Tecnológica – PINTEC 2011. Rio de Janeiro. 2012. p.43.

LANDAU C.; KARNA, A.; SAILER, M. Business model adaption for emerging markets: a case study of a German automobile manufacturer in India. R&D Management, v. 46, n. 3, p. 480-503, 2016.

LINDGREEN, Adam et al. Value in business and industrial marketing: Past, present, and future. Industrial Marketing Management, v. 41, n. 1, p. 207-214, 2012.

LLEWELLYN, G. Developing a value proposition from your customer’s point of view. Smart Insights, 2018. Disponível em: <https://www.smartinsights.com/digital-marketing-strategy/ developing-a-value-proposition-from-your-customers-point-of-view/?utm_source=zest.is&utm _medium=referral&utm_term=zst.5ba5cc8f1837b>. Acesso em 19 de outubro de 2020.

LOW, J.; KALAFUT, P. C. Vantagem invisível: como os intangíveis conduzem o desempenho da empresa. Porto Alegre: Bookman, 2003.

MAZZON, J. A. Análise do programa de alimentação do trabalhador sob o conceito de marketing social. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

MISES, L.V. Ação Humana: Um Tratado de Economia. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises. Brasil, 2010.

PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S.; SERRA, A. C. A nova era da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

OCDE. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3ª. ed. OECD Publications: Paris 2005 Disponível em: http://www.finep.gov.br/ images/apoio-e-financiamento/ manualoslo.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PORTER, M. Vantagem Competitiva - Criando e Sustentando Um Desempenho Superior, Campus, 1990

RASK, M. Internationalization through business model innovation: in search of relevant design dimensions and elements. Journal of International Entrepreneurship, v. 12, n. 2, p. 146-161, 2014.

SCHARF, E. R.O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness. Revista Economia & Gestão, v. 10, n. 23, p. 80-99, 2010.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; I. NEWMAN, B. Comportamento do cliente: Indo além do Comportamento do Consumidor. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

TEECE, D. J. Business Models, Business Strategy, and Innovation. Long Range Planning, v. 43, n.2-3, p. 172-194, 2010.

SCHUMPETER, J. A. Ensaios: empresários, inovação, ciclos de negócio e evolução do capitalismo. Lisboa: Celta Editora, 1996.

TIDD, J., BESSANT, J., & PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TIGRE, P. B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

UBER. Site institucional da plataforma. Disponível em: http://www.uber.com. Acesso em 31 de agosto de 2021.

WOODRUFF, R. B. Customer value: the next source of competitive advantage. Journal of Academy of Marketing Science, Coral Gables, v. 25, n. 2, spring 1997, p. 142.

ZEITHMAL, V. A. Consumer perception of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, Chicago, v. 52, p. 2-22, July 1988.

ZHANG, Y.; ZHAO, S.; XU, X. Business model innovation: an integrated approach based on elements and functions. Information Technology and Management, v. 17, n. 3, p. 303-310, 2015.

Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Santos, E. B., & Caldeira, A. (2022). Inovação na proposta de valor em busca de vantagem competitiva. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(5), 1–20. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n05_02

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica

Artículos más leídos del mismo autor/a