Editorial
Resumo
Celebrando seu sexto aniversário, a Refas chega à 25ª. edição. Desde o primeiro número, lançado em outubro de 2014, somam-se 2.469 páginas publicadas, com 153 artigos de 282 autores articulistas.
A produção editorial conta com parcerias para edições especiais, com diversas e conceituadas entidades acadêmicas: IF Suzano, UFPB e PUC-SP - Conbcon. No cumprimento do papel de difundir conhecimento em âmbito internacional, a revista conta, atualmente, com 31 cadastros em indexadores e diretórios, aguarda o atendimento de mais nove solicitações de cadastramento em andamento e, a partir da edição 24, promoveu a abertura para submissões em inglês e espanhol.
Mais do que a relevância dos dados quantitativos, as características mencionadas indicam a contribuição do periódico ao estímulo para a difusão de trabalhos científicos com abordagens temáticas relativas à Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Gestão Empresarial e Temas Relacionados. Faz-se evidente o compromisso editorial em favorecer a disseminação de conhecimento aplicado a situações típicas do processo decisório nas organizações, promovendo a aproximação entre teoria e prática e a interação entre a comunidade acadêmica e o ambiente em que se processam as realidades organizacionais, pela lógica da racionalidade científica.
Nesta edição encontram-se variadas perspectivas sobre questões relativas a ações empreendedoras, métodos para gerenciamento de projetos e soluções para a mobilidade urbana.
O artigo “GESTÃO VISUAL DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA JAPONESA DA GRANDE CURITIBA†descreve um projeto de expansão, que, a partir da implantação da gestão visual, evoluiu até a criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), resultando na melhoria na comunicação e agilidade na resolução de problemas.
Em “STARTUP: TENDÊNCIA DE NEGÓCIO NO BRASIL†se encontra um estudo sobre métodos para diagnóstico voltado à redução de incertezas, planejamento e controle para o êxito no desenvolvimento de novos negócios voltados à área tecnológica no mercado financeiro brasileiro.
O texto “MOBILIDADE URBANA APLICADA AO NÍVEL DE CONFORTO NOS VAGÕES DA LINHA CORAL DA CPTM†apresenta e discute o dimensionamento de frota nas operações de trens de uma linha de transporte urbano que opera na região metropolitana de São Paulo (SP) e a qualidade do serviço ofertado a seus usuários, em comparação a padrões de países desenvolvidos.
“O TRANSPORTE FERROVIÁRIO URBANO NA CIDADE DO NATAL E GRANDE NATAL†envolve pesquisa e análise do transporte ferroviário como alternativa para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal (RN), que indica que, apesar de limitações de extensão, capilaridade e possibilidade de integração intermodal, o sistema é a melhor opção aos passageiros na região.
No artigo “OMBUDSMANAGER: UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO E CONTROLE DE OUVIDORIAS†apresenta-se um instrumento de apoio ao gerenciamento das demandas de ouvidoria, como meio para a satisfação dos consumidores, efetivamente testado em um hospital na cidade de Salto (SP), com avaliação satisfatória realizada pelos usuários.
“EXPRESSÕES VERBAIS DE PROBABILIDADE NO CPC 25: A FORMA DE APRESENTAÇÃO E A MELHORIA NA INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES†aborda as contingências pelo aumento da subjetividade na tomada de decisão e do julgamento do profissional contábil em decorrência da adoção das normas internacionais de contabilidade.
2
Por fim, tem-se o estudo de caso sobre o desenvolvimento de sistemas para a
elaboração de petições trabalhistas intitulado “DESIGN THINKING E SCRUM NO
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA GERÊNCIA DE PETIÇÕESâ€, que
descreve a concepção e aplicação dos métodos Design Thinking e Scrum na engenharia e
desenvolvimento de softwares.
Os textos, enfim, apresentam subsídios para a reflexão sobre condições atuais, avanços
potenciais e limitações aplicáveis à gestão sob o prisma da construção do conhecimento
científico.
Boa leitura!
Prof. Dr. Adilson Caldeira
Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.