Editorial
Resumen
Com enorme satisfação apresentamos a edição 31 da revista Refas (Revista Fatec Zona Sul). Com esta edição, totalizamos 193 artigos publicados produzidos por docentes e discentes da Fatec Zona Sul e também de outras instituições, 3.181 páginas publicadas, números significativos que, ao celebrar sete anos de existência, nos remete ao significado deste número que nos impulsiona ao desejo de infinitude e de busca contínua da perfeição, porém cônscios de que o conhecimento científico é sempre um saber inacabado, havendo sempre o que avançar, afinal somos eternos aprendizes.
           Neste ano, neste mês, estamos celebrando sete anos de existência da nossa revista (2014-2021), que representam todo o empenho, dedicação e muito esforço para levar até você o que temos de melhor, nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial e Logística, além de Temas Relacionados.
           Sinto-me honrada em deixar registrado na história da Refas esta celebração, reconhecendo a relevância social e científica das 22 edições quadrimestrais e nove edições em parcerias editoriais com PUC-SP, UFPB e IF Suzano, produzidas sempre com o ensejo de contribuir para a ampliação do conhecimento levando aos nossos leitores pesquisas de conteúdos atuais, que refletem importantes realidades do nosso país, conferindo a vocês a possibilidade de alinhamento com as novas e diferentes abordagens tecnológicas.
           Estamos satisfeitos por termos concluído nosso trabalho, considerando que o ano de 2021, marcado pelos acontecimentos da Covid-19, trouxe momentos de grandes dificuldades e tristezas.Â
           Entre os estudos aqui relatados temos inicialmente AEDESMAP WEB: UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO CONTROLE E PREVENÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI E SUAS ENFERMIDADES. Este estudo propõe a utilização de uma ferramenta para vigilância de enfermidades que permite aos órgãos de saúde armazenar dados de doenças e realizar mapeamentos e análises com o objetivo de definir estratégias eficientes no combate e controle epidemiológico de doenças específicas.
           O segundo artigo a MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM UMA EMPRESA DE SALGADOS VEGANOS: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA SERVQUAL EM PEDIDOS VIA APLICATIVO DE DELIVERY demonstrou a importância do uso de ferramentas de mensuração e o impacto nas decisões estratégicas baseadas em números e fatos vividos no negócio.
           No estudo ESTIGMAS DE EXPRESSÃO DE HOMOSSEXUAIS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO ALTO TIETÊ – SP se relataram as experiências vivenciadas no mercado de trabalho por homossexuais estereotipados, e como estes se deparam com situações de discriminação ou não, a fim de ajudar a compreender essa diversidade dentro do mundo corporativo.
           Ainda com o olhar sobre o ambiente interno das organizações o artigo A COMUNIDADE LGBT+ E A OCUPAÇÃO EM CARGOS DE LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES DA REGIÃO DE ADAMANTINA abordou o tema diversidade LGBT+ no mercado de trabalho que está em voga há anos e que nos faz refletir sobre os desafios e barreiras a serem quebradas nas empresas.
           O artigo ANÁLISE COMPARATIVA DE ALGORITMOS APLICADOS EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS analisou os algoritmos meta-heurísticos com o objetivo de identificar qual algoritmo apresenta a menor raiz do erro quadrático médio comumente utilizado para expressar a acurácia dos resultados numéricos. Artigo de conotação fortemente técnica e importante em função do corrente assunto/tema tratado.
           Com a pandemia da Covid-19, vivida pelo Brasil a partir de março de 2020, a importação de testes rápidos para o diagnóstico da doença mostrou-se fundamental para no auxílio no combate ao vírus. O artigo ANÁLISE DAS DIFICULDADES DA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE AÉREO NA IMPORTAÇÃO DE TESTES PARA O DIAGNÓSTICO DA COVID-19 objetivou constatar se as dificuldades na logística aérea impactaram na importação de testes para o diagnóstico da Covid-19.
           O último artigo ANÁLISE DOS PRINCIPAIS IMPACTOS NA PROVISÃO PARA PERDAS ESTIMADAS COM CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA OCASIONADOS PELA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA IFRS 9 EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS apresentou os principais impactos ocasionados pela implementação das normas internacionais (IFRS) para o cálculo da PECLD – Provisão para Perdas Estimadas com Crédito de Liquidação Duvidosa no percentual de provisão das operações de crédito das instituições financeiras que atuam no Brasil.
           Desejamos que você encontre o conhecimento de que necessita e que tenha uma prazerosa leitura!
Â
Fabiana Serralha Miranda de Pádua.
Diretora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Ipiranga.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.