Gestão Visual no Gerenciamento de Projetos em uma Empresa Japonesa da Grande Curitiba
Resumen
As empresas japonesas que se instalaram no país, sobretudo nas décadas de 1950/1960 trouxeram consigo marcantes características de aplicação de métodos de trabalho e utilização de ferramentas específicas, destacando-se também aspectos culturais (disciplina, postura de negociação, formas de conversão de conhecimento, persistência) que influenciaram positivamente seu crescimento no país. Este artigo aborda o estudo de caso de uma empresa japonesa situada na Grande Curitiba que teve um projeto de expansão de sua unidade fabril, tendo como ponto de partida a implantação da gestão visual, que é marcante na cultura nipônica, que no decorrer do tempo, contou com a criação de um PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos), possibilitando a padronização dos processos de gestão, a melhoria na comunicação e a rápida resolução de problemas, porém, tendo sempre a gestão visual como fator de comunicação e controle de todos os seus projetos.Descargas
Citas
BASSI, Antonio; TAGLIAFICO, Moira. Project Management al lavoro: strumenti e tecniche. Milano: Francoangeli, 2010.
CÂMARA de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil. Disponível em: <http://pt.camaradojapao.org.br/>. Acesso em: 12 jan. 2020.
CANIZARES GIL, Olga; LEANIZ SEMEPRE, Carmen Garcia in: Hazte experto en Inteligencia Emocional. 2. ed. Bilbao, Espanha: Desclée de Brouer, 2015.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
FMI – International Monetary Fund. Disponível em: <https://www.imf.org/en/Countries/JPN>. Acesso em 26 jan. 2020.
MEYER, Enry. Getting to Si, Ja, Oui, Hai, and Da. Harvard Business Review. International Business. Dec, 2015. Disponível em: <https://hbr.org/2015/12/getting-to-si-ja-oui-hai-and-da?utm_campaign=HBR&utm_source=facebook&utm_medium=social>. Acesso em: 14 jan. 2020.
NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design. Porto Alegre: Bookman, 2010.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
NUNES, Paulo Henrique Farias. Geografia (Londrina). As relações Brasil-Japão e seus reflexos no processo de ocupação do território brasileiro. Londrina, v. 17, n. 1, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2618>. Acesso em: 12 jan. 2020.
PMI - Project Management Institute. Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide). 6. ed. Pensilvânia: Project Management Institute, 2017.
PMSURVEY. Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos. 2013 Edition. Disponível em: <http://www.pmsurvey.org>. Acesso em: 30 set. 2014.
TELES, Matheus Gonzaga. Os valores japoneses e sua influência no comportamento cultural corporativo brasileiro. C@LEA – Revista Cadernos de Aulas do LEA, Ilhéus, n. 3, p. 75 – 87, nov. 2014. Disponível em: <http://www.uesc.br/revistas/calea/edicoes/rev3_artigo6.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2020.
TERRIBILI FILHO, Armando. Gerenciamento de Projetos em 7 passos: uma abordagem prática. São Paulo: M. Books, reimpressão 2016.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.