Ansiedade em adolescentes do ensino médio integrado:
análise nos cursos
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_01Resumen
A ansiedade cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência, ela é uma reação natural do ser humano a que todas as pessoas estão expostas. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou levantar os níveis de sintomas ansiosos dos estudantes pelos cursos ofertados na instituição. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Foi utilizado um questionário para o levantamento das características pessoais e de níveis de ansiedade. Os resultados apontaram que o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade entre os alunos, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática.
Descargas
Citas
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução: Maria Inês C. Nascimento. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BORUCHOVITCH, E.; COSTA, E. R. da. O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação de alunos. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 134-147.
BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia: as bases fisiológicas do comportamento. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.
BRESSAN, R. A. et al. Promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (org.). Saúde Mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 37-47.
COLUNGA-RODRÍGUEZ, C.; ÁNGEL-GONZÁLEZ, M.; VÁZQUEZ-COLUNGA. J. C.; VÁZQUEZ-JUÁREZ, C. L.; Colunga-Rodríguez B. A. Relación entre ansiedad y rendimiento académico en alumnado de secundaria. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8457
DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. Tradução: Lenke Peres. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
DAVIS, C. Desenvolvimento cognitivo na adolescência - Período de operações formais. In: RAPPAPORT, C. R.; FIORI, W. R.; DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento: a idade escolar e a adolescência. São Paulo: EPU, 1981-1982, v. 4, p. 69-79.
DUMAS, J. E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ERIKSON, H. E. Identidade juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
FLEITLICH-BILYK, B. et al. Saúde e transtornos mentais. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (org.). Saúde Mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 25-36.
GELDER, M. G.; MAYOU, R.; COWEN, P. Tratado de psiquiatria. Tradução: Fernando D. Mundim, Martha L. Quintella. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
GONZAGA, L. R. V.; ENUMO, S. R. F. Lidando com a ansiedade de provas: avaliação e relações com o desempenho acadêmico. Bol. - Acad. Paul. Psicol., v. 38, n. 95, p. 266-277, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2018000200014&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 ago. 2022.
HERDMAN, T. H. Enfrentamento/tolerância ao estresse. In: HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, S. (org.). Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Tradução: Regina M. Garcez. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 303-347.
HORN, A. M.; SILVA, K. A. da; PATIAS, N. D. Desempenho escolar e sintomas de depressão, ansiedade e estresse em adolescentes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 37, e372021, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e372117
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS). Resolução CONSUP n° 88, de 17 de dezembro de 2015a. Dispõe sobre a aprovação da reformulação e atualização do PPC do Curso Técnico em Informática integrado – Campus Pouso Alegre - IFSULDEMINAS. Pouso Alegre, 2015a. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2015/58-100/resolucao88.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS). Resolução CONSUP n° 89, de 17 de dezembro de 2015b. Dispõe sobre a aprovação da reformulação e atualização do PPC do Curso Técnico em Administração integrado – Campus Pouso Alegre - IFSULDEMINAS. Pouso Alegre, 2015b. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/resolucoes/2015/58-100/resolucao89.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS). Resolução CONSUP n° 63, de 14 de setembro de 2016. Dispõe sobre a Homologação da Resolução “ad referendum†055/2016 que trata da Criação do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio – Campus Pouso Alegre. Pouso Alegre, 2016. Disponível em: https://portal.poa.ifsuldeminas.edu.br/images/2018/Outubro/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o_edifica%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.
JACOWSKI, A. P. et al. Desenvolvimento normal no período escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (org.). Saúde Mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 81-100.
KARINO, C. A.; LAROS, J. A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, v. 19, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004
KRAWCZYK, N. Novos formatos escolares para novas demandas sociais: o Ensino Médio Integrado. Archivos de Ciencias de la Educación, v. 6, n. 6, 2012. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.5928/pr.5928.pdf. Acesso em: 11 ago. 2019.
McCARTHY, C. La ansiedad en los adolescentes va en aumento: ¿qué está pasando?, 2019. American Academy of Pediatrics. Disponível em: https://www.healthychildren.org/Spanish/health-issues/conditions/emotional-problems/Paginas/Anxiety-Disorders.aspx. Acesso em: 11 ago. 2019.
MARTINS, C. M. dos S.; CUNHA, N. B. Ansiedade na adolescência: o ensino médio integrado em foco. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.832
MAY, R. O significado da ansiedade: as causas da integração e desintegração da personalidade. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1980.
MÉNDEZ, F. X.; OLIVARES, J.; BERMEJO, R. M. Características clínicas e tratamento dos medos, fobias e ansiedades específicas. In: CABALLO, V. E., SIMÓN, M. A. (org.). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente – Transtornos Gerais. Tradução: Sandra M. Dolinsky. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2005. p. 59-92.
OLIVEIRA, S. M. da S. S.; JOLY, M. C. R. A.; FERNANDES, D. C. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando Rasch. Educ. Form., v. 1, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1610
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Tradução: Dorgival Caetano. Porto Alegre: Artmed, 1993.
ROCHA, J. B. A.; ARAGÃO, Z. M. X.; MARQUES, A. J. L. DA C.; CARVALHO, S. T. A.; ROCHA, A. S.; CAVALCANTE, A. K. S. Ansiedade em estudantes do ensino médio: uma revisão integrativa da literatura. Id on Line Rev. Psic., v. 16, n. 60, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3418
SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A. Kaplan & Sadock – Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. Tradução: Cláudia Dornelles et al. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SCHMIDT, E.; MONTEIRO, A. B.; GASPARETTO, M. A. Sofrimento mental “neurótico†e atenção primária: transtornos de ansiedade típicos, atípicos e transtornos de personalidade. In: RIBEIRO, M. S. (org.). Ferramentas para descomplicar a Atenção Básica em Saúde Mental. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2007. p. 117-140.
SHAFFER, D. R.; KIPP, K. Psicologia do Desenvolvimento – Infância e adolescência. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SILVA, F. D. Transtornos de ansiedade. In: GUSSO, G.; LOPES, J. M. C. (org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012, v. 2, p. 1916-1923.
SOUZA, C. M; CUNHA, N. B. Desempenho escolar e níveis de ansiedade no Ensino Médio. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 52, p. 308-321, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3575. Acesso: 11 ago. 2022.
VIEIRA, M. A. et al. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (org.). Saúde Mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 13-23.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.