A taxonomia de Bloom nas avaliações de aprendizagem em larga escala
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n01_07Palavras-chave:
Avaliações de aprendizagem, Taxonomia de Bloom, Ensino superior, Engenharia de ProduçãoResumo
Este artigo aborda a aplicação e interpretação da Taxonomia de Bloom nas avaliações de aprendizagem em larga escala, utilizando questões selecionadas do ENADE 2011 - Engenharia VI (Engenharia de Produção). Para tanto, se caracteriza de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Apesar das dificuldades relatadas por autores e professores na elaboração de avaliações alinhadas à Taxonomia de Bloom, a diversidade de questões permitiu a seleção de questões que demonstram seus objetivos. Embora as provas do ENADE não tenham sido elaboradas obrigatoriamente com base nessa taxonomia, o artigo busca evidenciar a aderência das questões do ENADE à proposta de Bloom. Constatou-se que a proposta de Bloom, originária da década de 1950, se mostra eficaz na construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem em larga escala como o ENADE.
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