A percepção de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama sobre as campanhas de marketing social
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_02Palabras clave:
Marketing Social, Câncer de Mama, Campanhas de Prevenção, Mulheres JovensResumen
O câncer de mama (CAM) é um dos principais responsáveis pela morbidade e mortalidade no mundo (WHO, 2014a) por, na maioria das vezes, ser identificado nas mulheres quando já está em estágio avançado. Neste cenário, as campanhas de prevenção podem contribuir para que as mulheres de todas as idades possam prevenir a doença e identificar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Com isso, objetiva-se analisar as percepções das mulheres jovens a respeito das ações de marketing social para a prevenção do câncer de mama. Para isto, baseou-se nas ações de prevenção do CAM sob a perspectiva do marketing social e da prevenção primária e secundária. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove mulheres jovens, com menos de 50 anos, diagnosticadas com CAM. A partir da análise de conteúdo os dados foram categorizados e viu-se uma insatisfação das entrevistadas quanto à clareza de informações sobre a doença; à baixa periodicidade das campanhas de prevenção; à insatisfação com as ações governamentais, bem como à disponibilidade de maquinários para prevenção e tratamento; e às orientações de rastreamento por mamografia apenas para mulheres acima de 50 anos.
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