Rede de cooperação como diferencial competitivo
um estudo em rede de supermercados no alto oeste potiguar
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_05Palabras clave:
Vantagem Competitiva, Redes de Cooperação, Setor SupermercadistaResumen
O objetivo do estudo consiste em analisar os fatores que influenciam os associados de uma rede de supermercados a participarem de uma cooperação como estratégia competitiva. O método utilizado foi um levantamento, de caráter descritivo, quantitativo, e como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de Tálamo (2008) e aplicado a 16 empresários associados, analisados através da estatística descritiva. Assim, os resultados demonstraram que as empresas pertencentes a rede de um modo geral, obtém resultados competitivos em relação as empresas que operam isoladamente no setor. Apesar de alguns obstáculos, os aspectos positivos mantêm a rede presente no estado do Rio Grande do Norte, especificamente na região do Alto Oeste. Portanto, a análise na rede varejista de lojas supermercadistas mostra analogia com relação ao quadro teórico apresentado por Balestrin e Verschoore (2016) em que consta os elementos imprescindíveis para a formação da rede de cooperação garantindo a sua vantagem competitiva, contudo algumas características necessitam ser trabalhadas na rede conforme foi verificado na esfera da confiança entre os membros.
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