Rede de cooperação como diferencial competitivo

um estudo em rede de supermercados no alto oeste potiguar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_05

Palabras clave:

Vantagem Competitiva, Redes de Cooperação, Setor Supermercadista

Resumen

O objetivo do estudo consiste em analisar os fatores que influenciam os associados de uma rede de supermercados a participarem de uma cooperação como estratégia competitiva. O método utilizado foi um levantamento, de caráter descritivo, quantitativo, e como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado de Tálamo (2008) e aplicado a 16 empresários associados, analisados através da estatística descritiva. Assim, os resultados demonstraram que as empresas pertencentes a rede de um modo geral, obtém resultados competitivos em relação as empresas que operam isoladamente no setor. Apesar de alguns obstáculos, os aspectos positivos mantêm a rede presente no estado do Rio Grande do Norte, especificamente na região do Alto Oeste. Portanto, a análise na rede varejista de lojas supermercadistas mostra analogia com relação ao quadro teórico apresentado por Balestrin e Verschoore (2016) em que consta os elementos imprescindíveis para a formação da rede de cooperação garantindo a sua vantagem competitiva, contudo algumas características necessitam ser trabalhadas na rede conforme foi verificado na esfera da confiança entre os membros.

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Biografía del autor/a

Amanda Vitória Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Géison Calyo Varela de Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Elis Regina Monte Feitosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-02-10

Cómo citar

Aguiar, A. V., Melo, G. C. V. de, Feitosa, E. R. M., & Sousa, J. C. de. (2023). Rede de cooperação como diferencial competitivo: um estudo em rede de supermercados no alto oeste potiguar. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(3), 52–67. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n03_05

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica