A irracionalidade do racional

Autores/as

  • Carlos Vital Giordano Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_03

Resumen

Em termos gerais, entende-se que o valor que é desembolsado para a aquisição de qualquer produto ou serviço é baseado nos custos, nos lucros e em outros componentes. E, em que mais? A formação inicial de percepção de valor e do preço efetivamente pago possui relações consideradas estreitas. Muitas delas são examinadas nesse artigo, com ênfase nas decisões irracionais dos consumidores. Dimensões como relatividade, ancoragem, entre outras, e as devidas explorações desses fatores pelas empresas levam a uma espécie de (des)equilíbrio, nem sempre vantajoso para os clientes. Ao final, obtêm-se a confirmação de que irracionalmente o consumo é realizado tendo como pagamento um preço fundamentado no fenômeno em que, ao estimar o valor numérico inicial de alguma coisa, as pessoas inconscientemente são influenciadas por outros valores relacionados. Sendo assim, as escolhas feitas pelos consumidores se moldam pelos preços das opções que se apresentam em cada uma das situações de compra (os custos relativos).

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Biografía del autor/a

Carlos Vital Giordano, Centro Paula Souza

Mestre em administração, doutor em Ciências Sociais e Consultor em Empresas.

Publicado

2014-10-07

Cómo citar

Giordano, C. V. (2014). A irracionalidade do racional. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_03

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica

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