A interface entre marketing e finanças no Brasil: estudo de caso em empresa automotiva
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n03_03Abstract
Este artigo aborda o objetivo primário de uma organização, que, de forma geral, é determinar circunstâncias favoráveis de mercado e usar seus recursos para que o valor seja criado para clientes e acionistas. O marketing pode determinar essas circunstâncias favoráveis, e a gestão financeira pode assegurar um uso efetivo dos recursos organizacionais. Dessa forma, a interface entre as escolhas estratégicas de marketing e a sua influência nas estratégias financeiras justifica o aprofundamento do estudo desta relação. O objetivo geral deste artigo foi identificar os resultados da execução da interface entre as áreas de marketing e finanças em uma empresa da cadeia de suprimentos automotiva no Brasil. O tipo de pesquisa adotada neste estudo foi exploratório e descritivo, e a estratégia de investigação foi o estudo de caso único. Neste sentido, esta pesquisa analisou os principais processos de negócios em que ocorre a interface destas duas áreas, e estabeleceu correlações entre as premissas da interface marketing-finanças apresentadas na literatura acadêmica internacional, com práticas apresentadas no mercado nacional. É possível concluir, portanto, as empresas que possuem uma interface robusta entre marketing e finanças tendem a apresentar melhor performance. O presente estudo contribui no avanço do conhecimento da área, ao suportar o entendimento de como a interface entre marketing e finanças pode impulsionar ou deteriorar a performance financeira das organizações.
Downloads
References
BAGOZZI, Richard P. A Prospectus for Theory Construction in Marketing. Journal of Marketing, v. 48, n. 1, p. 11–29, 1984.
FARIA, Luiz, H. Lima; GIULIANI, Antônio, C.; PIZZINATTO, Nadia, K.; et al. 20 Anos de Publicações sobre Marketing de Relacionamento no Brasil: Uma Análise da Produção Acadêmica de 1992 a 2012. Revista Brasileira de Marketing, vol. 13, no. 01, p. 106–118, 2014.
GAO, Haibing. et al., Should Ad Spending Increase or Decrease Before a Recall Announcement? The Marketing–Finance Interface in Product-Harm Crisis Management. Journal of Marketing, v. 79, n. 5, p. 80–99, 2015.
GRUCA, Thomas. S.; REGO, L. L. Customer Satisfaction, Cash Flow, and Shareholder Value. Journal of Marketing, v. 69, n. 3, p. 1–130, 2005.
HYMAN, Maurice. R. and MATHUR, I. Retrospective and Prospective Views on the Marketing/Finance Interface. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 33, no. 4, p. 390–400, 2005.
KATSIKEAS, Constantine. S. et al., Assessing Performance Outcomes in Marketing. Journal of Marketing, v. 80, n. 2, p. 1–20, 2016.
KUMAR, Vivek. Evolution of Marketing as a Discipline: What Has Happened and What to Look Out For. Journal of Marketing, v. 79, n. 1, p. 1–9, 2015.
LUO, Xueming. When Marketing Strategy First Meets Wall Street: Marketing Spending’s and Firms Initial Public Offerings. Journal of Marketing, vol. 72, no. 5, p. 98–109, 2008.
LUO, Xueming .Product competitiveness and beating analyst earnings target. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 38, no. 3, p. 253–264, 2009.
LUO, Xueming and BHATTACHARYA, Cb. The Debate Over Doing Good: Corporate Social Performance and Firm-Idiosyncratic Risk. Journal of Marketing, v. 73, n. 6, p. 198, 2009.
MINISTÉRIO DA ECONOMIA – Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Setor Automotivo. 2019. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo>. Acesso em: 28 jul. 2019.
MISHRA, Sanjaya.; MODI, S. B. Corporate Social Responsibility and Shareholder Wealth: The Role of Marketing Capability. Journal of Marketing, v. 80, n. 1, p. 26–46, 2016.
MORGAN, Neil N. A. and REGO, Lopo L. Brand Portfolio Strategy and Firm Performance. Journal of Marketing, vol. 73, no. 1, p. 59–74, 2009.
MORGAN, Neil, VORHIS, Douglas,.SLOTEGRAAF, R. J.; VORHIES, D. W. Linking marketing capabilities with profit growth. International Journal of Research in Marketing, v. 26, n. 4, p. 284–293, 2009.
REGO, Lopo. L.; MORGAN, N. A.; Olhá oFORNELL, C. Reexamining the Market Share–Customer Satisfaction Relationship. Journal of Marketing, v. 77, n. 5, p. 1–20, 2013.
RUST, Roland. T. et al., Measuring Marketing Productivity: Current Knowledge and Future Directions. Journal of Marketing, v. 68, n. 4, p. 76–89, 2004.
RYALS, Lynette. Determining the indirect value of a customer. Journal of Marketing Management, v. 24, n. 7-8, p. 847–864, 2008.
SIDHU, Baljit K. and ROBERTS, John H. The marketing accounting interface – lessons and limitations. Journal of Marketing Management, vol. 24, no. 7-8, p. 669–686, 2008.
SMYTH, Hedley.; LECOEUVRE, L. Differences in decision-making criteria towards the return on marketing investment: A project business perspective. International Journal of Project Management, v. 33, n. 1, p. 29–40, 2014.
SRINIVASAN, Suryanarayana. et al., Product Innovations, Advertising, and Stock Returns. Journal of Marketing, v. 73, n. 1, p. 24–43, 2009.
SRINIVASAN, Shuba.; HANSSENS, D. Marketing and Firm Value: Metrics, Methods, Findings, and Future Directions. Journal of Marketing Research, v. 46, n. 3, p. 293-312, 2009.
SRIVASTAVA, Rajiv. K.; SHERVANI, T. A.; FAHEY, L. Market-Based Assets and Shareholder Value: A Framework for Analysis. Journal of Marketing, v. 62, n. 1, p. 2, 1998.
VERHOEF, Peter C. Understanding the Effect of Customer Relationship Management Efforts on Customer Retention and Customer Share Development. Journal of Marketing, vol. 67, no. 4, p. 30–45, 2003.
VERHOEF, Peter.; LEEFLANG, P. S. Understanding the Marketing Departments Influence within the Firm. Journal of Marketing, v. 73, n. 2, p. 14–37, 2009.
WIERSEMA, Fred. The B2B Agenda: The current state of B2B marketing and a look ahead. Industrial Marketing Management, vol. 42, no. 4, p. 470–488, 2013.
WILES, Michael A and DANIELOVA, Anna. The Worth of Product Placement in Successful Films: An Event Study Analysis. Journal of Marketing, vol. 73, no. 4, p. 44–63, 2009.
ZINKHAM, George M. and VERBRUGGE, James A. The Marketing/Finance Interface: Two Divergent and Complimentary Views of the Firm. Journal of Business Research, vol. 50, p. 143-148, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.