A interface entre marketing e finanças no Brasil: estudo de caso em empresa automotiva

Autores/as

  • Adriana Pesce Salles Arcuri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Elisio Carolino Souza Santos Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Francisco Antonio Serralvo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n03_03

Resumen

Este artigo aborda o objetivo primário de uma organização, que, de forma geral, é determinar circunstâncias favoráveis de mercado e usar seus recursos para que o valor seja criado para clientes e acionistas. O marketing pode determinar essas circunstâncias favoráveis, e a gestão financeira pode assegurar um uso efetivo dos recursos organizacionais. Dessa forma, a interface entre as escolhas estratégicas de marketing e a sua influência nas estratégias financeiras justifica o aprofundamento do estudo desta relação. O objetivo geral deste artigo foi identificar os resultados da execução da interface entre as áreas de marketing e finanças em uma empresa da cadeia de suprimentos automotiva no Brasil. O tipo de pesquisa adotada neste estudo foi exploratório e descritivo, e a estratégia de investigação foi o estudo de caso único. Neste sentido, esta pesquisa analisou os principais processos de negócios em que ocorre a interface destas duas áreas, e estabeleceu correlações entre as premissas da interface marketing-finanças apresentadas na literatura acadêmica internacional, com práticas apresentadas no mercado nacional. É possível concluir, portanto, as empresas que possuem uma interface robusta entre marketing e finanças tendem a apresentar melhor performance. O presente estudo contribui no avanço do conhecimento da área, ao suportar o entendimento de como a interface entre marketing e finanças pode impulsionar ou deteriorar a performance financeira das organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAGOZZI, Richard P. A Prospectus for Theory Construction in Marketing. Journal of Marketing, v. 48, n. 1, p. 11–29, 1984.

FARIA, Luiz, H. Lima; GIULIANI, Antônio, C.; PIZZINATTO, Nadia, K.; et al. 20 Anos de Publicações sobre Marketing de Relacionamento no Brasil: Uma Análise da Produção Acadêmica de 1992 a 2012. Revista Brasileira de Marketing, vol. 13, no. 01, p. 106–118, 2014.

GAO, Haibing. et al., Should Ad Spending Increase or Decrease Before a Recall Announcement? The Marketing–Finance Interface in Product-Harm Crisis Management. Journal of Marketing, v. 79, n. 5, p. 80–99, 2015.

GRUCA, Thomas. S.; REGO, L. L. Customer Satisfaction, Cash Flow, and Shareholder Value. Journal of Marketing, v. 69, n. 3, p. 1–130, 2005.

HYMAN, Maurice. R. and MATHUR, I. Retrospective and Prospective Views on the Marketing/Finance Interface. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 33, no. 4, p. 390–400, 2005.

KATSIKEAS, Constantine. S. et al., Assessing Performance Outcomes in Marketing. Journal of Marketing, v. 80, n. 2, p. 1–20, 2016.

KUMAR, Vivek. Evolution of Marketing as a Discipline: What Has Happened and What to Look Out For. Journal of Marketing, v. 79, n. 1, p. 1–9, 2015.

LUO, Xueming. When Marketing Strategy First Meets Wall Street: Marketing Spending’s and Firms Initial Public Offerings. Journal of Marketing, vol. 72, no. 5, p. 98–109, 2008.

LUO, Xueming .Product competitiveness and beating analyst earnings target. Journal of the Academy of Marketing Science, vol. 38, no. 3, p. 253–264, 2009.

LUO, Xueming and BHATTACHARYA, Cb. The Debate Over Doing Good: Corporate Social Performance and Firm-Idiosyncratic Risk. Journal of Marketing, v. 73, n. 6, p. 198, 2009.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA – Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Setor Automotivo. 2019. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/setor-automotivo>. Acesso em: 28 jul. 2019.

MISHRA, Sanjaya.; MODI, S. B. Corporate Social Responsibility and Shareholder Wealth: The Role of Marketing Capability. Journal of Marketing, v. 80, n. 1, p. 26–46, 2016.

MORGAN, Neil N. A. and REGO, Lopo L. Brand Portfolio Strategy and Firm Performance. Journal of Marketing, vol. 73, no. 1, p. 59–74, 2009.

MORGAN, Neil, VORHIS, Douglas,.SLOTEGRAAF, R. J.; VORHIES, D. W. Linking marketing capabilities with profit growth. International Journal of Research in Marketing, v. 26, n. 4, p. 284–293, 2009.

REGO, Lopo. L.; MORGAN, N. A.; Olhá oFORNELL, C. Reexamining the Market Share–Customer Satisfaction Relationship. Journal of Marketing, v. 77, n. 5, p. 1–20, 2013.

RUST, Roland. T. et al., Measuring Marketing Productivity: Current Knowledge and Future Directions. Journal of Marketing, v. 68, n. 4, p. 76–89, 2004.

RYALS, Lynette. Determining the indirect value of a customer. Journal of Marketing Management, v. 24, n. 7-8, p. 847–864, 2008.

SIDHU, Baljit K. and ROBERTS, John H. The marketing accounting interface – lessons and limitations. Journal of Marketing Management, vol. 24, no. 7-8, p. 669–686, 2008.

SMYTH, Hedley.; LECOEUVRE, L. Differences in decision-making criteria towards the return on marketing investment: A project business perspective. International Journal of Project Management, v. 33, n. 1, p. 29–40, 2014.

SRINIVASAN, Suryanarayana. et al., Product Innovations, Advertising, and Stock Returns. Journal of Marketing, v. 73, n. 1, p. 24–43, 2009.

SRINIVASAN, Shuba.; HANSSENS, D. Marketing and Firm Value: Metrics, Methods, Findings, and Future Directions. Journal of Marketing Research, v. 46, n. 3, p. 293-312, 2009.

SRIVASTAVA, Rajiv. K.; SHERVANI, T. A.; FAHEY, L. Market-Based Assets and Shareholder Value: A Framework for Analysis. Journal of Marketing, v. 62, n. 1, p. 2, 1998.

VERHOEF, Peter C. Understanding the Effect of Customer Relationship Management Efforts on Customer Retention and Customer Share Development. Journal of Marketing, vol. 67, no. 4, p. 30–45, 2003.

VERHOEF, Peter.; LEEFLANG, P. S. Understanding the Marketing Departments Influence within the Firm. Journal of Marketing, v. 73, n. 2, p. 14–37, 2009.

WIERSEMA, Fred. The B2B Agenda: The current state of B2B marketing and a look ahead. Industrial Marketing Management, vol. 42, no. 4, p. 470–488, 2013.

WILES, Michael A and DANIELOVA, Anna. The Worth of Product Placement in Successful Films: An Event Study Analysis. Journal of Marketing, vol. 73, no. 4, p. 44–63, 2009.

ZINKHAM, George M. and VERBRUGGE, James A. The Marketing/Finance Interface: Two Divergent and Complimentary Views of the Firm. Journal of Business Research, vol. 50, p. 143-148, 2000.

Archivos adicionales

Publicado

2021-02-28

Cómo citar

Arcuri, A. P. S., Santos Junior, E. C. S., Las Casas, A. L., & Serralvo, F. A. (2021). A interface entre marketing e finanças no Brasil: estudo de caso em empresa automotiva. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(3), 18–33. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n03_03

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica