Editorial
Abstract
O projeto Marias Tecnólogas objetiva estudar e discutir as questões corporativas, educativas e os contextos sociais que norteiam (principalmente) o público feminino do campus Zona Sul, sede das unidades de ensino tecnológico e técnico Fatec e Etec Zona Sul.
Os cursos tecnológicos das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Logística, e técnico de Eletrônica, apresentam histórico de baixo ingresso e egresso de pessoas do gênero feminino. Há relevantes discussões sobre os motivos desse fato, portanto, ações efetivas para mudanças nas estatísticas desta realidade se fazem prioritárias. Mesmo nos cursos técnicos de Administração, Enfermagem e tecnológico em Gestão Empresarial, em que quantitativamente o público feminino supera o masculino, as discussões sobre a mulher no mercado de trabalho e a luta pela equidade de gênero também se configuram essenciais para que as discentes se posicionem. Por fim, os comportamentos da mulher moderna que a faz encarar diariamente os desafios em assumir o posto de protagonista da sua própria história, complementam o estudo e o debate do projeto.
No primeiro semestre de 2019, o projeto Marias Tecnólogas protagonizou o primeiro Encontro Científico, e os resultados do evento apresentamos nesta edição de outubro de 2019, considerada por isso especial, por meio dos artigos (acompanhados e coautorados por docentes) aprovados pelos pareceristas especialistas da revista.
Ao encontro do tema do evento, o artigo “Os desafios enfrentados pelas mulheres no século 21 ao ingressarem no ensino superiorâ€, trata de investigação realizada por discentes do curso de Gestão Empresarial da Fatec Zona Sul.
A preocupação com o desenvolvimento da população idosa provocou as estudantes do curso de ADS a pesquisarem agentes inteligentes na interação com pessoas da terceira idade, enfocando o estímulo da cognição.
Descrever as vantagens e desvantagens da implantação de um sistema ERP, em pequenas e médias empresas foi a pesquisa realizada por discentes da Fatec de Mauá.Â
A demanda do uso da tecnologia, por intermédio das TICs, motivou duas mulheres de áreas e visões distintas, a tecnológica e a pedagógica, a examinar os desafios do uso da tecnologia no ensino fundamental I.
Ligado diretamente à ocupação hoteleira, o artigo escrito por discentes discute a taxa de ocupação e as consequências impactantes para se evitar o fato, extremamente danoso para os negócios.
Para abrilhantar ainda mais a edição, publica-se artigo relevante sobre o programa Bolsa Família e a qualidade na educação, mostrando a associação estatisticamente significativa entre os recursos financeiros da família e o rendimento dos filhos no âmbito escolar.
Ansiamos que a edição incentive mais mulheres a protagonizarem investigações valiosas nas áreas científica e tecnológica.
E, que todos os leitores tenham uma leitura enriquecedora!
Em tempo: neste número a Refas celebra cinco anos de publicações. Parabéns!
 Â
Denise Lemes Fernandes Neves
Docente da Fatec Zona Sul
Idealizadora e mentora do Projeto Marias Tecnólogas
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.