A gourmetização do café e sua contribuição para inserção competitiva das empresas brasileiras em uma cadeia global de valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_03

Palavras-chave:

Café, Gourmetização, Competitividade, Cadeia global de valor

Resumo

O setor cafeeiro brasileiro deu ao país o título de segundo maior consumidor do grão, destacando-se também, no mercado internacional como um dos países que  mais produz e exporta café. A competitividade promovida pela  gourmetização para a qualidade de determinados produtos e o consequente retorno pela oferta diferenciada dos mesmos, desperta  o interesse de agricultores e demais integrantes do setor cafeeiro, na busca por agregar valor ao café brasileiro,  tornando-o mais competitivo em um mercado dominado por grandes empresas internacionais. A pesquisa objetiva em termos gerais constatar se “A gourmetização do café contribui para inserção competitiva das empresas brasileiras nas cadeias globais de valor”. Caracterizar a  gourmetização do café – tipos e tecnologias; e analisar as  vantagens e desvantagens proporcionadas pela gourmetização do café; correspondem aos objetivos específicos definidos. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, a amostra de pesquisa foi definida pelos critérios da tipicidade, a saber: que a empresa tivesse comercializado o café gourmet no mercado internacional, que a empresa fosse localizada  no estado de São Paulo, e que possuísse a certificação da Alta Mogiana Specialty Coffee (AMSC). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas fazendo o uso de um roteiro de entrevistas. A técnica de análise de conteúdo foi a utilizada para análise e resultado dos dados. Como resultado principal tem-se que a gourmetização café contribui para inserção competitiva das empresas brasileiras nas cadeias globais de valor, pela a agregação de valor promovida, sendo necessário um maior investimento na busca por qualidade e excelência – comumente associadas ao processo – gerando, além das perspectivas mercadológicas, um maior retorno sobre o investimento.

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Biografia do Autor

Givan Aparecido Fortuoso da Silva, Universidade Federal do ABC - UFABC e Fatec Barueri

Doutorando em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC . Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Tecnologia de Barueri (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza).

Flávio Santana dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduado em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri.

Vladimir da Silva Junior, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduado em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri.

Willians Pereira da Silva, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduado em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri.

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Publicado

25/06/2024

Como Citar

Fortuoso da Silva, G. A., Santana dos Santos, F., da Silva Junior, V., & Silva, W. P. da. (2024). A gourmetização do café e sua contribuição para inserção competitiva das empresas brasileiras em uma cadeia global de valor. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(5), 17–40. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n05_03

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Gestão Empresarial

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