Estudo do recente desenvolvimento logístico e os efeitos econômicos e sociais na cidade de Ribeirão Pires
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_06Palavras-chave:
Ribeirão Pires, Desenvolvimento, Oportunidades, Economia, SocialResumo
Nos últimos anos tem se notado um considerável desenvolvimento na cidade de Ribeirão Pires, São Paulo, desenvolvimento esse que afetou diversos setores tanto econômicos quanto sociais, e causou grande impacto na qualidade de vida da população da cidade e possibilidade de investimentos empresariais na mesma. É notório que a evolução econômica e social de uma cidade pode gerar ótimas oportunidades de investimento, abertura de negócios, empresas e mudanças de vida. O artigo propôs analisar os agentes causadores do desenvolvimento ocorrido na cidade, assim como seus efeitos positivos e negativos, e criação de oportunidades de investimentos. Para isso, utilizou-se de pesquisas descritivas, técnicas documentais, levantamentos estatísticos e entrevistas com moradores da cidade, para levantar dados sobre a evolução da cidade e seus efeitos. A análise dos agentes desenvolvedores e seus efeitos têm ênfase nos setores econômicos, sociais e de geração de oportunidades de investimentos logísticos na cidade. O artigo buscou encontrar oportunidades de investimento logístico na cidade, baseado nas informações do que já foi desenvolvido na mesma e que pode ser ainda mais explorado.
Downloads
Referências
AMORIM, Fabiana Borelli; STADLER, Adriano. O acesso à informação na gestão pública: dificuldades enfrentadas pelo poder executivo municipal de Londrina/PR. Revista de Gestão e Secretariado, v. 10, n. 2, p. 246-268, 2019.
BARLACH, L. A criatividade humana sob a ótica do empreendedorismo inovador. 2009. 260 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BASSUL, José Roberto. Reforma urbana e Estatuto da Cidade. EURE (Santiago), v. 28, n. 84, p. 133-144, 2002.
BAUMOL, W. Formal entrepreneurship theory in economics: existence and bounds. Journal of Business Venturing, v. 8, p. 197-210, 1993.
BRAGA, R. Plano diretor municipal: três questões para discussão. Caderno de Planejamento do Departamento. UNESP. Presidente Prudente., pp. 15-20, 1995
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 10.257, de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em 16 abr. 2023
CAMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE RIBEIRÃO PIRES. Projeto de Lei nº 0019/2022, de 24 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre diretrizes e instrumentos para o planejamento de ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no âmbito Municipio da Estância de ribeirão Pires e dá outras providências. Ribeirão Pires: Câmara dos Vereadores, 2022. Disponível em: https://www.camararp.sp.gov.br/tramitacoes/1/103221. Acesso em 16 abr. 2023.
COOPER; BOWERSOX; CLOSS. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Campus, 2007.
DOSI, G. et al. Technical change and economic theory. London: Pinter, 1988.
DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor: práticas e princípios. 12. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
FAGERBERG, J. Innovation: a guide to the literature. In: FAGERBERG, I. et al. (eds) The Oxford Handbook of Innovation. New York: Oxford University Press Inc. 2005, p. 1-26.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRÁFIA E ESTATISTICA – IBGE – Panorama. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/ribeirao-pires/panorama. Acesso em: 16 abr. 2023.
IMASTERS. Desenvolvimento tecnológico e socioeconômico do Brasil. Disponível em: https://imasters.com.br/noticia/desenvolvimento-tecnologico-e-socioeconomico-do-brasil. Acesso em: 12 de outubro de 2020.
MORAES, Roselaine Monteiro. O lugar em que eu vivo me proporciona qualidade de vida? Sebrae, 2018. Disponível em: <https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/o-lugar-em-que-eu-vivo-me-proporciona-qualidade-de-vida/. Acesso em: 28 de abril de 2021.
MUKAI, Toshio. O estatuto da cidade. Saraiva Educação SA, 2017.
PIRES, S R I. Gestão da Cadeia de Suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. Atlas, 2009.
PONTES, Ênio. Ciência, Tecnologia e Inovação: investimento no setor é determinante para desenvolvimento socioeconômico. 2019. Disponível em: https://www.proifes.org.br/artigos/ciencia-tecnologia-e-inovacao-investimento-no-setor-e-determinante-para-desenvolvimento-socioeconomico/
RECH, Adir Ubaldo. O princípio da participação popular na elaboração do Plano Diretor. Justiça do Direito v.32, n. 1, p. 153-169, jan/abr.2018.
SANTIN, Janaína Rigo; LEIDENS, Letícia Virgínia. Plano Diretor: instrumento de efetivação da função social da propriedade urbana e participação popular. Revista Brasileira de Direito Municipal–RBDM, p. 25-41, 2006.
SANTOS, Wanderley. História de Ribeirão Pires. São Bernardo do Campo: Editora da Universidade Federal do ABC. 2017. 193 p.
SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar. 1984.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. Chichester: John Wiley e Sons, 1997.
VILLAÇA, Flávio. Dilemas do Plano Diretor. In: CEPAM. O município no século XXI: cenários e perspectivas. São Paulo: Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, 1999. p. 237 – 247.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.