Editorial
Palavras-chave:
Editorial, Novembro 2025, ConcicatResumo
Prezados(as) autores, leitores, editores e toda a comunidade acadêmica,
A Revista Fatec Zona Zul, ou simplesmente Refas, chega à sua 52ª edição em seu volume 12, com 11 anos de divulgação científica e colaboração junto à academia. Dentro deste período de vida da Refas, o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT) tem o prazer de, desde 2018, de ser parceiro deste importante periódico e contar com mais uma edição especial no ano de 2025, somando-se oito anos desde o início deste trabalho conjunto. Nesse sentido, fica o agradecimento aos editores da Refas, Carlos Vital Giordano e Luiz Cláudio Gonçalves, pela oportunidade de continuidade da realização do trabalho de divulgação científica em conjunto, fortalecendo a publicação científica na área das Ciências Contábeis e Atuariais.
O CONCICAT chega à sua 11ª edição, contando com esta grande parceria junto à Refas, que, em sua 52ª edição, nos prestigia com a divulgação de estudos apresentados e discutidos ao longo do Congresso. São resultados como este que fortalecem a história do CONCICAT e impulsiona a equipe organizadora a seguir a jornada do conhecimento científico. Nesta edição especial da Revista Fatec Zona Sul, são apresentadas seis pesquisas científicas, dialogando sobre as temáticas: sistemas de informação e tecnologias; educação financeira; perícia; e cidadania fiscal e controle social.
O primeiro estudo da seção, dos autores Ravel Ribeiro Lopes e Viviane da Costa Freitag, é intitulado “O que há de novo nas medidas de avaliação de sucesso de sistemas de informação?”. A pesquisa apresenta uma análise das novas métricas para avaliação de sucesso de projetos ou sistemas de tecnologia, propondo indicadores que ampliam os critérios tradicionais — incluindo usabilidade, desempenho e satisfação dos usuários — para uma visão mais abrangente do sucesso em ambientes tecnológicos.
Na sequência, os dois estudos seguintes tratam sobre a temática da educação financeira. A proposta de estudo de Cayo C. P. R. Rodrigues, Luiz M. M. do A. Cabral, Luiz G. de S. B. Pessoa, João M. A. Macedo e Vittor C. Dias foi intitulada “Análise do comportamento financeiro das famílias assistidas com o programa Bolsa Família: um estudo sobre os padrões de gastos familiares na cidade de Araçagi-PB” e investiga os padrões de gastos das famílias, relacionando categorias de consumo com variáveis socioeconômicas e destacando como decisões de consumo variam conforme o perfil das famílias, fornecendo subsídios para políticas de educação financeira e planejamento econômico familiar. Já a pesquisa de Débora C. G. de Moura, Ana B. S. Araújo, Anny K. A. de Albuquerque, Antonio M. do Nascimento Neto e Ana L. C. de Lima foi intitulada “Educação financeira no ensino médio público: um diagnóstico sobre as percepções e práticas entre os estudantes de Caicó/RN”. O trabalho discute a importância da educação financeira no currículo do ensino médio público, analisando o impacto dessa formação sobre as decisões econômicas dos estudantes e propondo estratégias pedagógicas para integrar conteúdos financeiros ao cotidiano escolar.
As pesquisas apresentadas na edição especial seguem com a proposta de Ângela Monique Soares Lopes e Marcelo Pinheiro de Lucena, com o título “Proposta de criação do Centro de Inovação e Inteligência Fiscal (CIIF) no âmbito municipal”. Como o título demonstra, o estudo trata de uma proposta para a criação de um Centro de Inovação e Inteligência que articule academia e mercado, fortaleça a pesquisa aplicada e fomente a inovação tecnológica, detalhando objetivos, funções e impactos esperados dessa iniciativa.
Já a produção científica de Eduardo Carlos Pessoa de Amorim e Gabriela Parisi de Amorim, “A perícia contábil em processos administrativos ou judiciais em matéria tributária: uma reflexão sobre o efeito da conclusão no exame pericial”, fez uma análise dos aspectos técnicos e legais da perícia contábil em litígios tributários, abordando sua função no processo administrativo e judicial e como a conclusão pericial influencia decisões e o esclarecimento de controvérsias.
Finalizando a edição, Rayssa Mendes de Souza, Andrielly Christine Silva, Hortêncya Vytórya Alves de Lima, Fernando José Vieira Torres e Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva, com o estudo intitulado “Integridade pública na base: o papel da universidade na construção de uma cidadania fiscal crítica”, analisaram a importância do papel da universidade na promoção da integridade pública e na formação de uma cidadania fiscal crítica, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que incentivem a reflexão sobre transparência, participação social e consciência cidadã no contexto das finanças públicas.
Por fim, destaca-se o trabalho de excelência dos editores Carlos V. Giordano e Luiz C. Gonçalves, responsáveis pelo desenvolvimento e consolidação da Revista Refas. Da mesma forma, ficam registrados os parabéns à Comissão Organizadora do CONCICAT por toda a captação e organização da produção científica discutida ao longo do Congresso, especialmente à Profa. Dra. Vera Lúcia Cruz, por sua dedicação em mais uma edição do CONCICAT, evento que já se consolida na agenda científica dos pesquisadores como um espaço de debate, conhecimento e oportunidades para estudantes de todos os níveis do conhecimento, enriquecendo o desenvolvimento da produção científica nas ciências contábeis e atuariais.
Com base nas pesquisas desta edição especial, desejamos uma ótima leitura e que os leitores possam identificar contribuições teóricas, sociais e gerenciais e que, por meio de novas reflexões, possam dar continuidade à produção do conhecimento científico em suas comunidades.
Prof. Dr. Luiz Antonio Felix Júnior
Coordenador de fast-track do Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT/UFPB)
Professor e pesquisador do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (PPGP/UFPB)
Líder do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Cidades, Transformação Digital e Educação Financeira (CitefLab)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.